Saiba onde consta e como funciona a tabela de reajuste de mensalidade em seguros de vida!
É comum recebermos dúvidas de nossos visitantes sobre os reajustes nos prêmios mensais (mensalidade) de seus seguros de vida. São poucos os consumidores-segurados que conhecem as regras contratuais sobre esse ponto, por isso decidimos escrever um post explicando o funcionamento desses reajustes.
Aproveite e faça sua cotação de seguro de vida com nossa equipe!
Se preferir, conheça a modalidade de seguro de vida resgatável. Leia: “Seguro de vida resgatável ou tradicional: 4 diferenças”
Reajustes por faixa etária constam em contrato
Quando o seguro de vida tradicional é contratado pela primeira vez, o consumidor-segurado escolhe capitais segurados para cada cobertura e então passa a pagar o prêmio (preço) mensal.
Conforme o tempo passa, essas coberturas vão sendo atualizada conforme índice previsto em contrato, por exemplo o IPCA. Já o prêmio mensal será ajustado conforme a regra prevista em contrato, que geralmente está atrelada a uma tabela de reajuste por faixa etária.
O segurado vai envelhecendo com o tempo e por isso, para efeitos do seguro, o risco de falecimento vai aumento. Por conta disso, as seguradoras preveem uma tabela de reajuste que considera as mudanças de faixa etária do segurado ao longo do tempo. Na imagem 1 abaixo você confere exemplo desta tabela no produto Vida Individual da seguradora Porto Seguro.
Como olhar a tabela? Nesta Tabela exemplo, o segurado deverá observar a coluna que traz o plano contratado. Por exemplo, se tiver contratado seguro de vida somente para morte natural, observará a segunda coluna. Se tiver contratada coberturas de “morte + morte acidental (MA) + invalidez permanente por acidente (IPA)” deverá olhar a quinta coluna. Posteriormente, deverá olhar sua idade atual na primeira coluna e o respectivo reajuste desta idade para o plano contratado.
Exemplo 1: Segurado tem plano com cobertura para “morte + invalidez permanente por acidente (IPA)”. Deverá olhar a coluna 3. Ele tinha 28 anos e passou a ter 29 anos. O reajuste será de 3,33% adicionais sobre o prêmio pago anteriormente. Se ele pagava 100 reais ao mês, passará a pagar 100 + 3,33% * 100 = 100 + 3,33 = 103,33 reais.
Importante: Vale lembrar que os contratos variam entre seguradoras, assim como são atualizados ao longo do tempo dentro de uma mesma seguradora. Por isso é importante verificar especificamente o contrato vigente em sua seguradora quando sua primeira apólice foi emitida.
É obrigatório constar em contrato!
Vale ressaltar: É obrigatório que as regras ou tabela de reajuste anual ou por faixa etária constem nas cláusulas contratuais do seguro. Trata-se de determinação do órgão que regula o mercado de seguros, a SUSEP, na Circular SUSEP nº 302 de 2005 a respeito das regras básicas dos seguros de pessoas. Detalhes na Imagem 2 abaixo.
Além desta regra da SUSEP, vale lembrar também que o Código de Defesa do Consumidor determina que as informações contratuais de serviços (dentre os quais, o seguro de vida é um serviço financeiro) devem ser claras e transparentes. Informações que constem em propagandas devem passam a valer como garantia, ainda que não constem em contrato. Essas informações constam nos artigos 31 e 32.
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.089/1990
Esperamos que essas informações sejam úteis para vocês, muquiranas! :D