2 principais diferenças entre cooperativa e seguradora

2 PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE COOPERATIVA DE SEGURO E SEGURADORADescubra as 2 principais diferenças entre cooperativa de seguros e seguradoras!

Nas dúvidas que recebemos de nossos visitantes e clientes é muito recorrente a pergunta de qual a diferença entre cooperativas de seguros e seguradoras. Trata-se de uma pergunta muito importante para você, consumidor (ainda mais os muquiranas, que caçam todas as possibilidades antes de contratar um serviço e gastar seu suado dinheirinho! rs!). Nós da Muquirana Seguros Online trabalhamos somente com seguradoras regulamentadas pela SUSEP, por isso não temos informações sobre como funcionam as coberturas e cláusulas contratuais de uma cooperativa. Contudo podemos passar algumas informações sobre diferenças básicas em termos de lei, garantia e regulamentação entre os dois tipos de empresa.

Leia também:
“Tabela FIPE: O que é, para que serve e como funciona no seguro?”
“Franquia normal ou franquia reduzida: qual a melhor opção?”

“Se airbag abre dá perda total no seguro de automóvel?”

Neste artigo você confere as duas principais diferenças entre cooperativa e seguradora. Escreva suas dúvidas nos comentários!

Cotação Seguro Carro - 2

Diferença nº 1
Seguradoras e corretoras são reguladas e regulamentadas por órgãos nacionais

A diferença nº 1 é que seguradoras e corretores de seguro são regulados pelo Sistema Nacional de Seguros, formado pela CNSP e a SUSEP. As cooperativas não.

O seguro oferecido pelas seguradoras e os corretores de seguro tem normas de funcionamento determinadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Além disso, são regulados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) . Esses dois órgãos estão abaixo somente do Ministério da Fazendo. Por essa razão seguradoras e corretores de seguro tem todo seu funcionamento (vendas, indenização, assistência 24h etc.) altamente regulado.

O funcionamento desses órgãos no Brasil vem de longa data sendo inclusive referência para grandes potências na Europa e até os EUA, onde a desregulamentação do mercado segurador gerou danos irreparáveis com falências e prejuízos altíssimos aos consumidores e diversos momentos da história. No Brasil o CNSP e a SUSEP foram criadas pensando na saúde do mercado de seguros, garantindo maior proteção e garantia aos consumidores de seguros.

No caso das cooperativas, não há essa regulação e regulamentação, ou seja, não há órgãos oficiais que supervisionem seu funcionamento, assim como não há órgãos oficiais que determinem suas normas e regras de funcionamento.

Isso significa que se você tiver problemas ou reclamações no caso de cooperativas, não terá um órgão específico onde reclamar. No caso de seguradoras e corretores de seguro regulares, problemas mais sérios (como fraude, intransigência etc.) podem ser levados a SUSEP, sendo uma maior garantia ao consumidor.

Diferença nº 2
Seguradoras tem gigante fundo de reserva para garantir indenização ao cliente

A diferença nº 2 é que as seguradoras “tradicionais” são obrigadas por lei a ter grande fundo de reserva para garantir indenização ao cliente. Nas cooperativas esse fundo de reserva pode ser limitado diante da demanda.

A SUSEP determina que as seguradoras sejam empresas de capital aberto com grandes fundos de reserva, capazes de garantir a indenização dos seus clientes mesmo quando houver muitos sinistro num mesmo período. Isso quer dizer que as seguradoras são obrigadas a ter uma reserva de dinheiro que garanta que sempre poderão indenizar seu cliente, nunca o destituindo de seu direito.

A falta de regulamentação das cooperativas faz com que não tenha obrigatoriedade de ter um fundo de reserva significativo. Uma cooperativa que não tenha fundos de reserva suficiente poderá não ter recursos para indenizar todos seus clientes se houverem muitos sinistros num mesmo período.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

9 Responses to 2 principais diferenças entre cooperativa e seguradora

  1. Julio Cezar diz:

    E quando a pessoa vai renovar o seguro e recebe valores 100% maiores que a atual apolice? Isso é uma falta de respeito com os clientes e a população em geral. Paguei 3200 nessa apolice agira patra renovar, na melhor das hipoteses pagarei 6500, absurdo.

    • Jessica diz:

      Julio, bom dia!

      Também consideramos absurdo quando ocorre este tipo de situação. De duas, uma: Ou houve erro na precificação do ano anterior; ou houve erro na precificação atual. Não é comum, mas na corretora às vezes pegamos situações assim.

      O ideal é buscar cotações em várias seguradoras, para encontrar uma com precificação mais adequada ao modelo do veículo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Sergio cordeiro de faria diz:

    Quero saber sobre a bem mais seguro se é seguradora ou cooperativa ?OK obrigada e bom dia.

  3. Adriana castro diz:

    Bom dia .saberiam me dizer se em cooperativas existe cobertura total tipo roubo incêndio e colisão ou seja para o bem segurado vidros assistência terceiros guincho etc

  4. BOA NOITE! tenho um processo na justiça em face de execução e o Banco BMG contratou essa corretora ; swiss re corporate solutions BRASIL Seguros s/a CNPJ /MF SOB N° 72145931/0001-48 E REGISTRADA NA SUSEP SOB N 05991. COMO POSSO SABER SE NÃO RESPONDE PROCESSO OU SE E UMA EMPRESA IDONEA

    • Jessica diz:

      Jocelio, bom dia!

      Desculpe, mas não temos como lhe ajudar com essas informações, pois fogem ao escopo de nosso trabalho.
      Trabalhamos com consultoria e vendas de seguro, não atuando na área de assessoria jurídica.
      Recomendamos que consulte um advogado para melhor lhe instruir.

      Ficamos a disposição!

  5. Pingback: O que é SUSEP? | Muquirana Corretora de Seguros

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *