Bônus do seguro: o que é?

Bônus do seguro - o que éDescubra o que é bônus do seguro e aprenda tudo sobre como funciona!

Para quem está contratando o primeiro seguro de carro ou fazendo a primeira renovação depois de uma ano de seguro, começam a surgir algumas dúvidas básicas e muito importantes. Uma das questões mais comuns entre nossos clientes e visitantes nessas horas é: O que é bônus do seguro?

Neste post explicaremos isso e também aproveitaremos a deixa para passar outras dicas sobre o assunto.

O que é bônus no seguro?

Bônus no seguro de carro é um desconto especial concedido a cada renovação do seguro, desde que não tenha ocorrido sinistro durante aquele ano. Isso significa que depois de um ano de seguro, se você não tiver acionado seu seguro para sinistro de perda parcial, perda total, roubo/furto, danos a terceiros, você ganhará esse desconto na renovação.

De maneira mais “popular”, é um incentivo ou um prêmio por você não ter usado o seguro. Há quem chegue no bônus máximo depois de alguns anos e com isso garante preços muito melhores do que quem não tem bônus nenhum.

Apesar de o bônus ser mais utilizado no seguro auto, ele também é concedido em alguns outros tipos de seguro, mas nem todos. Atualmente, algumas seguradoras já trabalham com bônus para seguro residencial e seguro de condomínios. Se estiver interessado em algum desses tipos de seguro, questione se a seguradora trabalha com bônus, pois poderá ajudar na renovação no ano seguinte.

Cotação Seguro Carro - 2

Dicas sobre bônus do seguro

Como você viu acima, bônus é algo muito simples! Mas apesar disso, valem algumas dicas para não perder essa oportunidade por besteira e também para garantir o melhor negócio sempre.

Regras do funcionamento do bônus

É importante conhecer as regras de como funciona o bônus do seguro, pois alguns detalhes fazem a diferença. Por exemplo: se você não renovar seu seguro após um ano, deixando para depois, você poderá ir perdendo seus bônus gradualmente.

Transferência de bônus

Outra informação importante é que o bônus é intransferível. Em alguns casos é possível transferir o bônus, mas as regras variam entre as seguradoras, sendo necessário checar caso a caso. Neste artigo “Posso transferir o bônus do meu seguro de carro?”.

Preço do seguro subiu mesmo com bônus

Muita gente comenta que mesmo com o ganho de bônus, o preço na renovação acabou subindo. Em algumas situações isso realmente pode acontecer, como mostramos neste post “Meu bônus subiu mas o preço do seguro também”. De forma geral, isso pode ocorrer por duas razões: (1) Aumento das coberturas para ter um seguro mais completo tendem a encarecer o seguro mesmo com o bônus e (2) Pode ter ocorrido aumento da sinistralidade do veículo (índice de roubo, número de colisões etc.) e de outras variáveis de precificação do seguro como por exemplo custo de reposição de peças.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

2 respostas para Bônus do seguro: o que é?

  1. Pingback:Preço do seguro pode subir mesmo quando há aumento de bônus | Muquirana Corretora de Seguros

  2. Pingback:Bônus - a voz do muquirana no seguro de automóvel | Muquirana Corretora de Seguros

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *