Como funciona seguro de carro em caso de engavetamento?

como funciona seguro de automóvel em casos de engavetamentoDescubra como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento!

Os engavetamentos são situações mais comuns do que se imagina, principalmente por conta da correria do dia a dia, que aumenta distrações e imprudências no trânsito. Ao ocorrer um engavetamento é uma grande confusão… Fica no ar quem é responsável pelo quê e, quando as pessoas envolvidas tem seguro, não se sabe o seguro de quem se deve acionar.

Neste artigo explicaremos como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento. Daremos alguns exemplos para você entender melhor, mas caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar seu caso pessoal, escreva nos comentários para que possamos ajudar.

Esbarrão X Empurrão

Os motivos do engavetamento geralmente são de dois tipos: ou alguém freia bruscamente e ocorre um esbarrão atrás do outro; ou alguém que vem atrás da fila dá um empurrão em todo mundo. Veja alguns exemplos para visualizar melhor o que queremos dizer por “esbarrão” e por “empurrão”:

  • Um esbarrão atrás do outro: um animal na pista, um pedestre ou ciclista desavisado, um semáforo por fechar, enfim, uma distração ou susto qualquer que causa uma freada brusca e inesperada, deixando o motorista que vem atrás sem tempo de reagir. Nesses casos o engavetamento começa na ponta da frente da fila de carros.
  • Um empurrão inicial impulsiona todos os demais: O último da fila vem com tudo e, colidindo com o penúltimo da fila, impulsiona todos os demais carros fazendo-os colidir. Pode ser um apressadinho, um distraído, um afobado, um motorista inexperiente, mas no final o que ocorre é um grande empurrão de trás da fila. Nesses casos o engavetamento começa na ponta de trás da fila de carros.

Abaixo você confere como saber quem é o culpado quando o engavetamento é causado por um “esbarrão” e quando o engavetamento é decorrente de um “empurrão”.

“De quem é a culpa?”
“O seguro de quem deve ser acionado?”

Em todas as situações de engavetamento o culpado é sempre que bate atrás. O seguro de automóvel funciona da mesma maneira.

Cotação Seguro Carro - 2

A lei de trânsito determina que os carros circulem dentro de uma distância segura a qual garanta tempo de reação. Quando alguém colide na traseira de outro veículo, aos olhos da lei significa que a pessoa que vinha atrás não mantinha uma distância segura, expondo seu veículo e o da frente ao risco de um acidente. Para o seguro de automóvel, a regra é a mesma.

É realmente uma situação complicada, pois sabemos que em diversos pontos das cidades e estradas é praticamente impossível manter essa distância considerada segura. Mas para efeitos da lei, essa é a regra.

Agora vejamos como essa regra funciona para os casos de “esbarrão” e para os casos de “empurrão”.

Nos casos de esbarrão, geralmente são vários “culpados”
“Ele parou e não deu tempo de frear!”

Os casos de engavetamentos decorrentes de esbarrão são os mais complicados, pois no geral tem vários culpados. Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil.

Suponha que você está dirigindo numa fila de carros e, subitamente, o carro da frente freia. Você bate na traseira dele. Na sequência, o carro que vinha atrás de você bate na sua traseira. De quem é a culpa? O seguro de quem deverá cobrir o quê?

É preciso analisar por partes:

  1. A primeira colisão foi da sua frente com a traseira do primeiro carro. Portanto, você será considerado responsável pela traseira dele e pela frente do seu carro. Nesse caso, você deverá acionar seu seguro para cobrir a frente do seu carro e para o terceiro em quem você colidiu.
  2. A segunda colisão foi do carro atrás de você com seu carro. Ele será considerado responsável pela sua traseira e pela frente do carro dele. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar a sua traseira e a frente do carro dele.

Nos casos de empurrão, geralmente há um único “culpado”
“Um carro bateu no final da fila e empurrou todo mundo!”

No casos de engavetamento decorrente de um empurrão inicial vindo detrás, é mais fácil identificar o culpado, pois geralmente é uma única pessoa.

Suponha que você está numa fila de veículos parados e logo atrás de você está o último da fila. De repente um carro desgovernado vem e bate no último. Esse último não consegue segurar o carro, que bate no seu. Você também não consegue segurar o carro e bate no da frente. De quem é a culpa?

É como se fosse um efeito dominó, em que o carro desgovernado que veio por último empurra todos. Sem o empurrão inicial dele, ninguém haveria colidido. Exatamente por isso ele é considerado culpado por todos os demais carros. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar o carro dele e todos os demais veículos.

Eis a importância da cobertura de terceiros!

É nos casos de engavetamento que as pessoas descobrem a importância de ter uma boa cobertura de danos materiais a terceiros no seguro de automóvel. Particularmente, na Muquirana Seguros Online recomendamos sempre a contratação de no mínimo R$100.000 de danos materiais a terceiros.

Imagine um engavetamento decorrente de empurrão, em que você empurrou acidentalmente todos os demais. Já pensou no conserto de quantos carros você poderá ter de arcar? Os custos podem ser altíssimos e gerar um grande prejuízo para você. Uma cobertura de danos materiais a terceiros bem feita pode ser sua salvação numa situação como essa.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
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284 Responses to Como funciona seguro de carro em caso de engavetamento?

  1. Rafael Martins diz:

    Nayara, boa tarde.

    No meu caso, eu bati primeiramente no carro da frente, uns 5 segundos após, outro carro bateu atrás de mim, só que não tem seguro e não quer arcar com as custas. O meu seguro, para consertar o meu carro, quer cobrar a franquia duas vezes, uma pela minha batida e outra pela batida atrás. Isso está correto?

    • Jessica diz:

      Rafael, boa tarde!

      Se ocorreram duas colisões independentes a seguradora deverá cobrar uma franquia para cada evento de sinistro.
      Como a colisão traseira foi causada pelo motorista detrás, poderá solicitar o ressarcimento desta franquia dele ou que ele acione cobertura de dnaos a terceiros do seguro dele para reparar a traseira do seu veículo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

  2. Alexsandro miranda diz:

    Me envolvi em um acidente onde eu era o V3 que bateu no V2 que bateu no v1 fui acionar meu seguro de terceiros e agora eles só querem paga o meu é a traseira do V2 alegando te se tornado um novo acidente entre a frente do V2 com a traseira do V1 sendo que eu causei tudo o que faço?

    • Jessica diz:

      Alexsandro, boa tarde!

      Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice para checar como consta a descrição do sinistro feita no momento da abertura do processo. Cheque também qual foi a descrição passada pelos motoristas do V2 e V1. Pode ser que haja informações divergentes nos relatos de modo que a seguradora está interpretando que primeiro V2 colidiu com V1 para somente depois V3 colidir com V2.

      Se houver divergência de informações, será necessário corrigir e solicitar nova análise.

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      Atenciosamente,

  3. marcos diz:

    Boa noite

    Estou com um serio problema,
    A situacao e a seguinte.
    Estava parado no sinal derepente sentir um grande impacto no meu carro.
    Esta eu com v1 o v2 atras de mim onde o v3 bateu no v 2 e ele bateu em mim.
    O veiculo 3 nao tem seguro so o veiculo 2. O que bateu em mim mais resumindo o veiculo 2 que tem o seguro me passou que o seguro delw nao iria cobrir o meu carro. E o veiculo 3 sumiu o que devo fazer.
    O seguro do carro 2 o que bateu em mim tem alguma posibilidade dele cobrir meu carro?

    • Jessica diz:

      Marcos, bom dia!

      Se o V2 foi empurrado pelo V3, ele não pode ser responsabilizado pela colisão. Para ele acionar a cobertura de terceiros do seguro dele, seria necessário que assumisse a culpa e, ainda assim, a análise da seguradora também precisaria concluir que o segurado foi responsável.

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      Atenciosamente,

  4. Nayara diz:

    Olá, gostaria de tirá uma dúvida. Meu marido a envolveu em um engavetamento de 5 carros. Sendo ele o 2. O seguro do ultimo no quis assumir todos os carros alegando que o 4 carro tbm não freio. (Realmente pelo estrago feito atrás do carro do meu marido foi o que pareceu, ja que o 3 conssguiu desviar e pegou de raspão. Ou seja com o impacto eles bateram no carro 1, fazendo um pequeno estrago na trazeira. O carro 3 pegou de raspão no 2 e o 4 pegou de raspão do no 3 (que conseguiu dar um desviada) e o 4 pegou em cheio no 2 que foi o que teve mais estrago. Agora quero saber se o 4 tem que assumir todos o resto o a partir de agora cada um assume o da frente?

    • Jessica diz:

      Nayara, boa noite!

      Quando o engavetamento envolver diversos veículos e não existe acordo entre os envolvidos se tratou-se de uma ou várias colisões sucessivas, a recomendação é consultar um advogado.
      O carro 4 poderia ser responsabilizado se houvesse acordo de que o carro 5 empurrou todos à frente. Mas como o carro 5 afirma que o carro 4 havia colidido antes, fica a palavra do 5 contra o 4, sendo necessário buscar um acordo entre eles.

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      Atenciosamente,

  5. trafegando em via publica com velocidade limitada de 60KH, em horario de pico, a via parou o veiculo 1 parou o veiculo 2 tambem parou e o veiculo 3 coledio na trazeira do carro 2 que coledio no carro 1 neste casso quem paga quem.

    • Jessica diz:

      Mario, boa tarde!

      Pela descrição do acidente, entendemos que o veículo 03 empurrou o veículo 02 e este foi impulsionado contra o veículo 01.
      Se ocorreu desta maneira, em princípio trata-se de um único evento de modo que o veículo 03 é responsável por seus próprios danos e os danos ao veículo 01 e 02.
      Se houver dúvidas sobre a responsabilidade nos danos ou não houver acordo entre os envolvidos, é recomendável consultar um advogado.

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      Atenciosamente,

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