Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

CONSULTAR SEGURADORA NA SUSEPAprenda a consultar seguradoras na SUSEP e qual a importância disso para o consumidor e corretor de seguros!

Para quem quer contratar um seguro com garantia regulada por lei, é sempre muito importante consultar a seguradora na SUSEP. Neste post mostraremos onde e como fazer esta consulta, e qual sua importância tanto para o consumidor quanto para o corretor de seguros.

Leia também:
“2 principais diferenças entre cooperativa e seguradora”
“Seguro por cooperativa é igual ao do corretor?”

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

Cotação Seguro Carro - 2

Como consultar seguradora na SUSEP?

Para consultar uma seguradora na SUSEP basta acessar este link (clique para ver) e preencher o nome da entidade. Você também pode filtrar a busca por Estado e por tipo de serviço.

consultar-seguradora-na-susep-passo-a-passo

Importância de consultar seguradoras na SUSEP antes de contratar um seguro

Para os consumidores de seguro

A oferta de seguros, de todos os tipos, atualmente é regulada por lei. A entidade responsável por supervisionar o cumprimento dessas leis, em favor da proteção do consumidor e saúde do mercado segurador, é a SUSEP.

Recentemente tem crescido a oferta de seguros sem regulamentação da SUSEP através de associações e cooperativas, e com isso o consumidor que busca um seguro regulamentado dentro das leis do seguro pode ser ludibriado por empresas que vendem seguro com outros nomes, como por exemplo “proteção veicular”.

Ainda que nós particularmente não recomendemos a contratação de seguros por associação ou cooperativas, uma vez que não seguem as leis e normas do mercado de seguro, nosso ponto aqui não é questionar a legitimidade dessas entidades. Nosso foco está nos consumidores que prezam pela garantia prevista e protegida por lei, desejando contratar o seguro necessariamente com uma entidade regulada e dentro dos conformes da SUSEP.

Para esses consumidores, quando há qualquer dúvida sobre a idoneidade da empresa, o primeiro passo antes de contratar o seguro é fazer essa consulta na SUSEP. Se a empresa em questão não constar como “Entidade Supervisionada” significa que ela está operando sem aval da SUSEP e, portanto, não tem qualquer regulamentação em termos de cláusulas contratuais, fundo de reserva para atender muitos sinistros ao mesmo tempo etc.

Cabe ao consumidor escolher em arriscar ou não a contratação com uma associação ou cooperativa não regulamentada. A nós, corretores de seguros, cabe o papel de conscientização desses riscos, por isso nos colocamos a disposição de quem tiver dúvidas e desejar maiores informações sobre seguros regulares, atentando principalmente para as garantia do consumidor.

Para os corretores de seguro

O papel do corretor de seguros é sempre interceder em favor do segurado (cliente), não apenas cotando o seguro, mas também instruindo, tirando dúvidas, identificando os maiores riscos e necessidades etc. Em resumo, zelar pelo qualidade,transparência e tranquilidade do cliente em tudo que tange sua proteção pessoal e patrimonial.

Por isso essa consulta de seguradoras na SUSEP é fundamental também para os corretores de seguro. Antes de ofertar o seguro de novas seguradoras, é imprescindível checar se a seguradora em questão está devidamente cadastrada na SUSEP. Assim não há qualquer risco de ofertar serviços não regulamentados ao cliente, expondo-o a risco de golpes, fraudes ou contratos mal feitos.

O mesmo vale para a oferta de alguns serviços diferenciados. Corretores que trabalham com a oferta de rastreadores com seguro para roubo devem sempre checar se o seguro embutido no serviço de rastreamento se trata de apólice junto a uma seguradora devidamente regulada, e não de uma “garantia” dada pela própria empresa de rastreamento. Checar esse tipo de informação é uma forma de mostrar respeito e responsabilidade para com seus segurados.

Vídeo com passo a passo!

Preparamos um vídeo com passo a passo de como fazer a consulta de seguradoras e corretoras no site da SUSEP. Assista abaixo!

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

106 Responses to Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

  1. luciana souza diz:

    boa tarde preciso consultar essa seguradora se ela e boa mesma APVS Brasil

  2. Celso arruda porto diz:

    Boa tarde fiz um segura de meu carro e gostaria de saber se realmente eu estou a segurado .fiat way 1.0 2011

    • Jessica diz:

      Celso, boa tarde!

      Recomendamos contatar o corretor com o qual fez o seguro para lhe confirmar a informação.
      Como o senhor não é nosso segurado não temos como lhe garantir sobre contratos feitos com outras empresas.
      Se quiser cotar com a gente, podemos lhe atender e ajudar a encontrar ótimas opções ;)

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  3. rogerio cheme almeida diz:

    Seguradora quer dar perda total no meu veiculo, só pq desejo conserto feito pela autorizada ???? Deixei claro que desejo o conserto !!!!

    • Jessica diz:

      Rogério, boa tarde!

      Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice para verificar o motivo da seguradora em constatar perda total. Se o orçamento atingir 75% do valor do carro, é considerado PT. Se é considerado PT sem atingir esse percentual, a seguradora tem que justificar – é o que ocorre em casos de modelos sem peças novas e originais.

      Se não houver justificativa plausível, o corretor deverá lhe ajudar a buscar acordo pelo conserto e não perda total, baseando-se no contrato.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *