Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

CONSULTAR SEGURADORA NA SUSEPAprenda a consultar seguradoras na SUSEP e qual a importância disso para o consumidor e corretor de seguros!

Para quem quer contratar um seguro com garantia regulada por lei, é sempre muito importante consultar a seguradora na SUSEP. Neste post mostraremos onde e como fazer esta consulta, e qual sua importância tanto para o consumidor quanto para o corretor de seguros.

Leia também:
“2 principais diferenças entre cooperativa e seguradora”
“Seguro por cooperativa é igual ao do corretor?”

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

Cotação Seguro Carro – 2

Como consultar seguradora na SUSEP?

Para consultar uma seguradora na SUSEP basta acessar este link (clique para ver) e preencher o nome da entidade. Você também pode filtrar a busca por Estado e por tipo de serviço.

consultar-seguradora-na-susep-passo-a-passo

Importância de consultar seguradoras na SUSEP antes de contratar um seguro

Para os consumidores de seguro

A oferta de seguros, de todos os tipos, atualmente é regulada por lei. A entidade responsável por supervisionar o cumprimento dessas leis, em favor da proteção do consumidor e saúde do mercado segurador, é a SUSEP.

Recentemente tem crescido a oferta de seguros sem regulamentação da SUSEP através de associações e cooperativas, e com isso o consumidor que busca um seguro regulamentado dentro das leis do seguro pode ser ludibriado por empresas que vendem seguro com outros nomes, como por exemplo “proteção veicular”.

Ainda que nós particularmente não recomendemos a contratação de seguros por associação ou cooperativas, uma vez que não seguem as leis e normas do mercado de seguro, nosso ponto aqui não é questionar a legitimidade dessas entidades. Nosso foco está nos consumidores que prezam pela garantia prevista e protegida por lei, desejando contratar o seguro necessariamente com uma entidade regulada e dentro dos conformes da SUSEP.

Para esses consumidores, quando há qualquer dúvida sobre a idoneidade da empresa, o primeiro passo antes de contratar o seguro é fazer essa consulta na SUSEP. Se a empresa em questão não constar como “Entidade Supervisionada” significa que ela está operando sem aval da SUSEP e, portanto, não tem qualquer regulamentação em termos de cláusulas contratuais, fundo de reserva para atender muitos sinistros ao mesmo tempo etc.

Cabe ao consumidor escolher em arriscar ou não a contratação com uma associação ou cooperativa não regulamentada. A nós, corretores de seguros, cabe o papel de conscientização desses riscos, por isso nos colocamos a disposição de quem tiver dúvidas e desejar maiores informações sobre seguros regulares, atentando principalmente para as garantia do consumidor.

Para os corretores de seguro

O papel do corretor de seguros é sempre interceder em favor do segurado (cliente), não apenas cotando o seguro, mas também instruindo, tirando dúvidas, identificando os maiores riscos e necessidades etc. Em resumo, zelar pelo qualidade,transparência e tranquilidade do cliente em tudo que tange sua proteção pessoal e patrimonial.

Por isso essa consulta de seguradoras na SUSEP é fundamental também para os corretores de seguro. Antes de ofertar o seguro de novas seguradoras, é imprescindível checar se a seguradora em questão está devidamente cadastrada na SUSEP. Assim não há qualquer risco de ofertar serviços não regulamentados ao cliente, expondo-o a risco de golpes, fraudes ou contratos mal feitos.

O mesmo vale para a oferta de alguns serviços diferenciados. Corretores que trabalham com a oferta de rastreadores com seguro para roubo devem sempre checar se o seguro embutido no serviço de rastreamento se trata de apólice junto a uma seguradora devidamente regulada, e não de uma “garantia” dada pela própria empresa de rastreamento. Checar esse tipo de informação é uma forma de mostrar respeito e responsabilidade para com seus segurados.

Vídeo com passo a passo!

Preparamos um vídeo com passo a passo de como fazer a consulta de seguradoras e corretoras no site da SUSEP. Assista abaixo!

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

110 respostas para Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

  1. Sandra Mônica da Silva Fialho diz:

    Recebi um telefonema hoje 15-03-2016 me falando que tenho um dinheiro para receber de um seguro que fiz 2009,para eu ligar para esse numero 6140639909 falar com o Dr Helio da Seguradora Susep ele vai me dizer qual banco tenho que ir para resgatar o dinheiro.

    • Jessica diz:

      Sandra, boa tarde!

      A Susep não é uma seguradora e sim uma autarquia que regulamenta o mercado de seguros no Brasil.
      Recomendamos que contate diretamente a Susep nos canais oficiais que você confere neste post ( http://blog.muquiranaseguros.com.br/o-que-e-susep/ ) para se certificar de que as informações passadas pelo telefone são verídicas.

      Não faça nenhum deposito de valor de honorários ou coisas assim sem se certificar de que está correto, pois hoje em dia há muitos golpes deste tipo.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/-RSoGYtJ0As

      Atenciosamente,

  2. KARLA DE PAIVA AMARILHA diz:

    ola, vc poderia me ajudar a encontrar o ranking de seguradoras do ano de 2015, pois estou realizando um trabalho e não consigo encontrar esta informação. Desde já agradeço, Karla!

  3. marcia madeira fernandes diz:

    hoje recebi um email que foi depositado em minha conta uma quantia grande em dinheiro

  4. Laísa da Silva diz:

    Como fazer uma reclamaçao por escrito. De seguro?

    • Jessica diz:

      Laísa, bom dia!

      Para enviar uma reclamação à SUSEP é necessário contatá-los nos canais divulgados no site da SUSEP.
      Neste outro post indicamos os canais de atendimento divulgados por eles: clique aqui para ver.

      Acredito que o contato telefônico seja mais rápido, mas se preferir escrever uma correspondência neste link tem o endereço das diversas unidades da SUSEP.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com dicas sobre seguros: clique aqui!

      Atenciosamente,

  5. Gilda Capistrano diz:

    Boa tarde…apareceu um email vindo de [email protected] dizendo ter um depósito na minha conta… assinado por Rubens Paiva tel. 3941.5574…do que se trata? será golpe ?

    • Jessica diz:

      Gilda, bom dia!

      Recomendamos que contate a SUSEP diretamente para verificarem se o e-mail é verídico.
      Como não temos relação com a SUSEP (somos apenas devidamente cadastrados na mesma) não tenho informações internas deles.
      Porém recomendo que não faça nenhuma transação indicada no e-mail sem antes contatar a SUSEP diretamente por telefone ou e-mail nos contatos indicados no site: http://www.susep.gov.br/
      Não ligue no telefone indicado no e-mail, e sim nos telefones indicados no site oficial da SUSEP.

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube: clique aqui!

      Atenciosamente,

    • Rosangela diz:

      Gilda vc clicou no anexo e no outro link abaixo?

  6. Alesandro Borges dos Reis diz:

    Bom dia,
    Esteve em meu escritório, uma empresa de consultoria em gestão empresarial, tentando me vender um serviço de auxílio funeral para meus funcionários.
    Fiquei em dúvida e “ainda” não contratei, apesar de atraente os valores.
    Gostaria de saber se é legitima a possibilidade de venda deste produto, não sendo a empresa vinculada ou regulada pela susep?

    Aguardo sua resposta.

    Alesandro Borges

    • Jessica diz:

      Alesandro, boa tarde!

      O produto “Assistência funeral” não se trata de um seguro e sim um serviço, uma espécie de “plano”. Por isso pode ser comercializado por empresas sem relação com o mercado securitário.

      Algumas seguradoras, por exemplo a Bradesco, possuem seguros de vida com cobertura de assistência funeral. São produtos com preço bastante atrativo e que ajudam muito no momento do funeral, pois a seguradora provê todo o serviço com bastante qualidade.
      Seguros como esse podem ser desenvolvidos apenas por seguradoras regulamentadas pela SUSEP e comercializados por corretores também habilitados pela SUSEP. Mas são seguros de vida no qual a assistência funeral é uma cobertura adicional.

      Caso tenha interesse peça uma cotação conosco!

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube: clique aqui!

      Atenciosamente,

  7. Marlene Tenório lunas diz:

    Boa tarde assistindo a reportagem ouvi falar q com a Susep tem seguros mais baratos como faço pra obter esse seguro , pois o q pago está muito caro .

    • Jessica diz:

      Marlene, bom dia!

      A SUSEP não comercializa seguros, ela é apenas a entidade que regula o mercado securitário.

      Existem seguradores que tem foco em seguros simplificados, de menor valor, por exemplo o seguro somente para terceiros e o seguro somente para roubo.
      No seguro total também é possível buscar por melhores preços fazendo cotações.

      Nós podemos lhe auxiliar com essas opções, se desejar. Veja qual deseja e faça seu pedido de cotação nos links abaixo:
      Seguro somente de terceiros
      Seguro somente para roubo/furto
      Seguro total

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube: clique aqui!

      Atenciosamente,

  8. LOURIVAL RADAEL JUNIOR diz:

    bom dia
    estou tentando consultar a coretora de seguros [NOME DA CORRETORA] e nao consigo,pois estou cotando seguro com a mesma.
    mas gostaria de saber a procedencia sobre a mesma..
    obrigado

    • Jessica diz:

      Lourival, boa tarde!

      Peço desculpas, mas não temos como ajudar neste caso. De acordo com os Termos de Uso dos Comentários de nosso blog não tratamos de assuntos relacionados a corretoras concorrentes.
      Recomendamos que siga o passo a passo indicado no post ou então solicite a corretora que lhe passe o número da SUSEP dela para que você possa verificar.

      Ficamos à disposição

  9. existe uma associação de seguros aqui, como faço para saber se e seria ou mais um golpe DESSA IMPRESA

  10. Fui procurado por uma seguradora que fica em Brasilia,
    susepe eu acho que é uma corretora de seguros dizendo que eu tinha uma quantia a receber, seguro que eu tinha da capeme quando eu era militar, não tenho mais comprovante da capeme,
    como eu devo saber se isso é verdade ele doutor Helio Fonseca.
    para tirar uma segunda via deste documento queres que eu pague 2% da quantia isso é certo, pelo boleto bancario eu acho que é um calote pagar antes de receber.
    gostaria de saber mas sobre isso aguardo resposta.

    • Jessica diz:

      Valmir, boa noite!

      Recomendamos que não pague absolutamente nada antes de se certificar do que se trata. Infelizmente existem pessoas mal intencionadas que dão golpes através de seguros e outros serviços.

      Recomendamos que primeiramente contate diretamente a Susep e não passe essas informações ao indivíduo que lhe contatou.
      Junto a Susep verifique se as informações que ele está lhe passando são verídicas, enviando à Susep o boleto e email/carta com a qual você foi contatado.

      Em se tratando de um golpe a Susep tomara as medidas cabíveis de punição ao golpista.

      Se não se tratar de golpe, recomendamos que de sequência no processo diretamente com a Susep, evitando intermediários desconhecidos.

      Ficamos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *