Novidade: Seguro auto com deficiência garante 100% FIPE

Veja como funciona nova cobertura que garante indenização de 100% da Tabela FIPE a portadores de deficiência e quita isenção de IPI e ICMS!

A isenção de IPI e ICMS na compra de veículo zero km é um direito garantido a pessoas portadoras de deficiência a cada 03 anos. Esta limitação de tempo para novo requerimento gera um enorme impasse nos casos em que o carro sofre perda total ou é roubado/furtado antes de completar 03 anos: O indivíduo tem direito a 100% da Tabela FIPE da cobertura do seguro, porém, é obrigado a quitar os impostos, de modo que ao final do processo fica com cerca de 75% a 78% da Tabela FIPE em mãos. Sem novo direito à isenção devido ao prazo de 03 anos, fica impossibilitado de adquirir um carro similar ao anterior.

Até poucos dias atrás não havia alternativa para este cenário, de modo que uma pessoa portadora de deficiência que sofresse sinistro de indenização integral antes de seu carro completar 03 anos, acabava precisando pegar um carro inferior ou, para os mais pacientes, levar o caso à Justiça.

Uma novidade lançada pela seguradora Porto Seguro veio para mudar isso, colocando um caminho alternativo que permite ao segurado portador de deficiência receber 100% da Tabela FIPE mesmo após a quitação da isenção do IPI e ICMS junto à Receita Federal e a Secretaria da Fazenda de seu estado.

No vídeo abaixo nós explicamos em linhas gerais como funciona o seguro de carro com isenção de IPI e ICMS. No tópico nº 5 (assista a partir do minuto 07:00) apresentamos esta nova cobertura e como ela funciona.

Resumindo: 

Vamos resumir as informações do vídeo aqui também. Basicamente, funciona assim:

A Porto Seguro criou uma proteção complementar especial para segurados portadores de deficiência, que lhes permite contratar uma cobertura chamada “despesas extraordinárias” para quitar os impostos de IPI e ICMS no caso de indenização integral.

Se o segurado portador de deficiência contratar 100% da Tabela FIPE + proteção complementar de cobertura de despesas extraordinárias, no caso de uma perda total ele receberá 100% da Tabela FIPE, sem deduções de impostos. A cobertura de despesas extraordinárias proverá uma verba extra para quitação do IPI e ICMS junto aos órgãos competentes, sem nenhum ônus ou desconto do segurado.

Isso garantirá que quando ocorrer perda total ou roubo/furto do veículo antes de o mesmo completar 03 anos, mesmo sem ter direito a novo requerimento da isenção, o segurado terá como comprar um carro equivalente ao anterior pois receberá indenização de 100% da Tabela FIPE.

Sem esta cobertura, a seguradora teria que deduzir os impostos de sua indenização e o segurado receberia uma indenização cerca de 20 pontos percentuais menor.

Importante lembrar que esta proteção complementar é uma cobertura opcional oferecida atualmente somente pela Porto Seguro. Portanto, ela não vem automaticamente no seu seguro, sendo necessário pontuar junto a seu corretor que você deseja a cobertura.

Nós da Muquirana Seguros Online trabalhamos com este produto, por isso aproveite e peça sua cotação conosco :)

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *