O que é perda parcial no seguro de automóvel?

O que é perda parcial no seguro de automóvelSaiba o que é perda parcial no seguro de automóvel e em que situações isso é importante para você!

Ao contratar o seguro a maioria das pessoas tem como prioridade a proteção contra roubo, furto e colisões que possam danificar e até inutilizar o veículo permanentemente. Nos casos de colisão, pode ocorrer o que o seguro chama de “perda parcial” do veículo. Neste artigo explicaremos o que é perda parcial no seguro de automóvel e o que fazer caso seu veículo sofra perda parcial.

Leia também: “O que é perda total e quando é considerado PT no seguro de automóvel?”

Se você tiver dúvidas, escreva nos comentários ou nos contate! Ficaremos felizes em atendê-lo.

Cotação Seguro Carro - 2

Perda parcial X Perda total

Uma boa maneira para entender o que é perda parcial é comparar a situação de perda parcial com a situação de perda total. Como o próprio nome já diz, a perda parcial é quando o veículo é parcialmente perdido, enquanto que na perda total o veículo é totalmente perdido.

O que termina se o veículo foi parcialmente ou totalmente perdido, é o seguinte critério:

  • Se o custo de reparação do veículo ficar abaixo de 75% do valor do carro na Tabela FIPE, é considerado perda parcial;
  • Se o custo de reparação do veículo ficar acima de 75% do valor do veículo na Tabela FIPE, é considerado perda total.

No vídeo abaixo você confere melhor esses critérios, para entender o que é perda total. Entendendo o que é perda total você entende o que é perda parcial.

Em resumo

Numa linguagem mais leiga perda parcial é sempre que o veículo sofre algum dano e precisa ser consertado, mas não chega a dar perda total.

Como funcionará o seguro nos casos de perda parcial?

Nos casos de perda parcial o cliente pagará a franquia do seguro e a seguradora pagará todo o restante dos custos de reparação do veículo. Abaixo você confere algumas dicas sobre a franquia a ser paga em caso de perda parcial:

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

19 Responses to O que é perda parcial no seguro de automóvel?

  1. Boa tarde tira uma dúvida eu fiz uma reserva de um carro na localiza com seguro parcial se por acaso eu bater esse carro tenho que pagar a franquia

    • Jessica diz:

      Eduardo, Bom dia!

      Recomendamos verificar nas cláusulas contratuais as condições do seguro. É muito provável que haja franquia para os casos de perda parcial (colisão passível de recuperação).

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

  2. Tiago Camargo diz:

    Apenas esfolado tem que pagar alguma coisa tendo seguro em dia?

    • Jessica diz:

      Tiago, bom dia!

      A franquia é obrigatória sempre que o seguro é acionado para fazer reparos no veículo.
      O segurado paga a franquia à oficina e a seguradora cobre a diferença.
      Se o dano for pequeno e não chegar a ultrapassar a franquia, é necessário fazer o reparo particularmente sem o uso do seguro.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

  3. Adriana diz:

    Boa noite eu não tenho seguro e meu carro foi batido eu estava atravessando quando uma perua escolar bateu em mim e o condutor estava destravado quando ele bateu em mim ela acionou o seguro dele e levarão meu carro para um oficina só que chegarão a uma conclusão que a via q ele estava era preferencial para o dono da pirua que ele está certo só que nessa via a faixa amarela não é inteira é se rapada isso quer dizer que eu poderia estar atravessando e fora eu estava no meio de faixa de pedestre, só que a perícia tirou a conclusão que ele estava ser tô mesmo condutor assumindo que estava distraído ele disse que eu não tenho direito, direito do meu carro ser arrumado pelo seguro isso está correto? Me ajuda por favor

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *