O que é sinistro de pequena, média e grande monta no seguro?

o que é sinistro de pequena, média ou grande monta no seguro de automóvelDescubra o que é sinistro de pequena, média ou grande monta no seguro de automóvel!

Alguns termos técnicos do seguro de automóvel são desconhecidos pelos clientes e acabam fazendo este serviço parecer um bicho de sete cabeças. Mas não precisa ser assim! Com algumas informações breves e objetivas você vai ver que seu seguro de carro não é algo assim tão complicado, principalmente quando você tem um bom corretor de seguros para instruí-lo (aliás, a Muquirana Seguros Online aqui está às ordens!).

Neste artigo trataremos de alguns destes termos técnicos: explicaremos o que é sinistro de pequena, média ou grande monta e qual a relação destas classificações com o seguro auto.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Aproveite e peça sua cotação de seguro conosco!

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Quem diz que o sinistro foi de pequena, média ou grande monta?

O critério de sinistro de pequena, média ou grande monta é utilizado por agentes de trânsito quando vão fazer o Boletim de Ocorrência (“B.O.”) do acidente de trânsito.

Isso significa que estas classificações não são feitas pelas seguradoras, assim como não são usadas para avaliar um sinistro no seguro.

No seguro, os critérios são outros: “perda parcial” ou “perda total”. Para determinar se será perda parcial ou total a seguradora não usará a classificação de pequena/média/grande monta feita pelo agente de trânsito, mas sim o critério que consta no contrato do seguro e nas Circulares SUSEP 256 e 269. Para maiores detalhes sobre este assunto, recomendamos a leitura deste outro post:  “Sinistro de grande monta nem sempre dá perda total”.

Critérios para sinistro de pequena, média e grande monta
segundo da Resolução 297 do CONTRAN

Em 2008 foi lancçada a Resolução 297 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que determina as “regras” ou “critérios” que os agentes de trânsito devem considerar ao fazer essa classificação que deverá constar no B.O. do acidente. Esses critérios tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito, determinando se o veículo poderá: 1) voltar a circular imediatamente; 2) ou voltar a circular somente após uma inspeção; 3) ou não poderá voltar a circular.

Você pode visualizar integralmente e Resolução 297 clicando aqui. Leia o Artigo 2º do documento para checar os critérios de pequena, média e grande monta.

Abaixo listamos esses critérios. Junto a um sistema de pontuação do danos sofridos, o agente poderá definir o grau do sinistro.

Sinistro de pequena monta

exemplo de sinistro de pequena monta

“Danos de pequena monta, quando o veículo sofrer danos que afetem peças externas e/ou peças mecânicas e estruturais, mas que, quando substituídas ou recuperadas, permitem que o veículo volte à circular sem requerimentos adicionais de verificação”. (Resolução 297 do CONTRAN, Art. 2º)

Sinistro de média monta

exemplo de sinistro de média monta“Danos de média monta, quando o veículo sofrer danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais, mas que, quando substituídas ou recuperadas, permitem que o veículo volte à circular após a realização de inspeção de segurança veicular e a obtenção do Certificado de Segurança Veicular – CSV”. (Resolução 297 do CONTRAN, Art. 2º)

Sinistro de grande monta

exemplo de sinistro de grande monta

“Danos de grande monta, quando o veículo sofrer danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais que o classifiquem como veículo irrecuperável”. (Resolução 297 do CONTRAN, Art. 2º)

Como a classificação de sinistro de grande monta
influencia seu seguro de automóvel

Conforme explicamos no início do texto, a seguradora não usa os critérios de pequena/média/grande monta para indenizar sinistros, mas sim o critério de perda parcial/perda total. Porém, apesar de a constatação de “sinistro de grande monta” no B.O. não influenciar diretamente nos pagamentos de indenização em sinistros, ele pode influenciar posteriormente na contratação do seu seguro de automóvel.

Veículos com sinistro de grande monta ficarão com esta informação vinculada ao documento do veículo. Mesmo que ele seja consertado dentro dos padrões de qualidade previsto pelo CONTRAN e voltem a circular normalmente, ele poderá ter as seguintes dificuldades na contratação do seguro:

  • Aceitação: Algumas seguradoras não tem aceitação para veículos sinistrados. Mas não desanime, existem seguradoras com aceitação no seguro total e, especialmente, no seguro auto roubo.
  • Limitação de cobertura: Nas seguradoras com aceitação para carro de sinistro de grande monta, é comum a limitação do percentual de cobertura da Tabela FIPE garantido.

Este último ponto funciona assim:

Em situações normais, quando o carro nunca sofreu batidas grandes e relevantes, o cliente contrata o seguro com referência em 100% da Tabela Fipe. Nesse caso, em caso de perda total ou roubo, ele receberá o valor integral do seu veículo previsto pela Tabela Fipe.

Quando o veículo sofre sinistro de grande monta, a seguradora conseguirá identificar  pelo chassi. As seguradoras com aceitação para este tipo de veiculo costumam aceitar a contratação de no máximo 80% ou 90% da Tabela Fipe, prevendo a desvalorização do carro por conta do sinistro de grande monta. Por conta disso, em um sinistro de perda total ou roubo, o segurado receberá indenização integral limitada a este valor.

Fica a dica:
Antes de comprar carro usado, pesquise a procedência

Para evitar surpresas após a compra de um veículo usado, a recomendação é sempre solicitar a loja uma vistoria de qualidade.

Outra dica, para evitar surpresas no seguro, é: antes de comprar um veículo usado, tenha em mãos o chassi do veículo e peça uma cotação do seguro em seguradoras que fazem a decodificação do chassi. Assim você saberá se a seguradora tem aceitação para aquele carro especificamente e se há alguma restrição quanto ao valor máximo de cobertura permitido.

Pedir para seu corretor de seguros decodificar o chassi antes de comprar o carro usado ajuda a identificar, por exemplo, casos nos quais 1) o carro sofreu sinistro de grande monta, 2) foi adquirido em leilão, 3) era frotista; etc.

Um exemplo real

Na Muquirana Seguros Online certa vez tivemos um exemplo muito interessante de uma situação assim. A cliente tinha um carro em vista e estava bastante atraída pelo preço. Como ela não tinha muita experiência com veículos, observando o veículo não pôde perceber nada de errado, aparentemente. Porém, quando fizemos a decodificação do chassi houve uma depreciação do veículo, só permitindo contratar 80% da Tabela Fipe. Checando, foi possível descobrir que o carro procedia de leilão – havia sofrido um sinistro de grande monta e sido recolado no mercado via leilão.

Não estamos querendo dizer que é ruim adquirir veículos de leilão. Quando a venda é feita com transparência e o consumidor está ciente do que está comprando, não há problemas. O problema é adquiri-los sem saber que é sinistrado e pagar o preço de um carro não sinistrado.

Decodificando o chassi nossa cliente pôde ter uma primeira suspeita e depois verificar esta informação com uma vistoria de qualidade, antes de  escolher entre comprar ou não.

Vale ressaltar que a decodificação do chassi por algumas seguradoras não substitui procedimentos de vistoria de qualidade. Porém, é uma maneira a mais de se respaldar.

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

249 respostas para O que é sinistro de pequena, média e grande monta no seguro?

  1. Ronaldo alcantara diz:

    Boa tarde! Comprei um carro, e na época não constava nada, bateram em mim 3 vezes e todas batidas de estacionamento, somente pintura! Como essas pessoas acionaram seguro para terceiros, agora consta 3 sinistro no meu carro, é uma das seguradoras não quer fazer o seguro por ter execesso de sinistro, e essa mesma que arrumou a terceira batida leve! Isso eh certo? Agora ngm quer comprar o carro por estar com sinistro’!

    • Jessica diz:

      Ronaldo, bom dia!

      De fato algumas seguradoras consideram o histórico de sinistros do veículo ou do segurado dentro da companhia.
      Recomendamos solicitar ajuda ao corretor de seguros que lhe atende para contra-argumentar com a seguradora que em todos os sinistros o senhor entrou como terceiro, portanto não teve culpa pelas colisões e não é responsável pelo agravo do risco. A solicitação continuará sujeita à análise da seguradora.

      Com relação a revenda do veículo, se as colisões foram pequenas não deveria influenciar na documentação. Se há a suspeita de quem houve algum problema nesse sentido, recomendamos consultar um despachante veicular pois poderá lhe instruir.
      Importante reforçar que a seguradora não faz alterações na documentação de veículo em posse do segurado ou terceiros, apenas em históricos internos do veículo dentro da seguradora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Marco Aurelio Martins Souza diz:

    boa tarde, estou querendo adiquirir um veiculo de leilão com pequena monta, e possivel fazer o seguro 100%?

    • Jessica diz:

      Marco, bom dia!

      Geralmente não há restrição para cobertura de veículos com sinistro de pequena monta.
      Contudo, para checarmos se há aceitação de 100% da Tabela FIPE de qualquer veículo (a despeito de ser sinistrado ou não) é necessário realizarmos os cálculos com decodificação de chassi. A aceitação do percentual contratado fica sujeita a análise da seguradora.

      Recomendamos solicitar sua cotação aqui para podermos lhe atender e instruir ;)

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      Atenciosamente,

  3. Rafael Florio diz:

    Bom Dia! gostaria de saber se é possível retirar do documento ou qualquer histórico que o veiculo tem sinistro de pequena monta? estou pretendendo comprar um carro que possuí essas caracteristicas e o vendedor esta me falando que é muito facil tirar do documento. É possivel?

    • Jessica diz:

      Rafael, bom dia!

      Como trabalhamos na área de seguros, não temos informações sobre regularização da documentação de veículos.
      Sobre este assunto recomendamos contatar um despachante veicular, pois ele poderá verificar esta informação e lhe instruir melhor :)

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  4. wellyson diz:

    Boa tarde jessica, caso o vistoriador do seguro dê a perca parcial, gerando duvidas quanto a isso, eu posso solicitar uma segunda vistoria com um outro vistoriador? tipo: uma 2ª opnião?

    • Jessica diz:

      Wellyson, boa noite!

      O senhor poderá contra-argumentar com a seguradora para que envie um 2º vistoriador, porém como ele é prestador da mesma seguradora cremos que dificilmente ele invalidará o parecer inicial do outro colega pois utilizará os mesmos critérios, orçamento etc.
      Por conta disso, recomendamos primeiramente solicitar à oficina o orçamento formal do conserto e analisar se está próximo do critério de 75% para perda total. Caso o orçamento esteja próximo mas não tenha atingido os 75%, recomendamos solicitar opinião de mais uma ou duas oficinas para usar como contra-ponto à análise do vistoriador de que atingiria os 75% e pleitear a PT. Se o orçamento estiver muito distante dos 75% dificilmente é possível reverter a análise como perda parcial, a não ser que o conserto não possa ser feito com garantia de segurança e qualidade em decorrência dos tipos de peças afetadas.

      Recomendamos também solicitar ajuda do corretor de seguros da apólice para dar andamento no sinistro e nessas negociações com a seguradora.

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      Atenciosamente,

  5. fabio diz:

    quero comprar um carro de leilão porem ele consta na descrição pequena monta, queria saber se isso conta no documento e ate que gral consta non documento?

    • Jessica diz:

      Fabio, bom dia!

      Sobre dúvida a respeito de documentação do veículo recomendamos consultar um despachante veicular.
      Peço desculpas por não poder ajudar com maiores informações, mas atuamos somente na área de seguros.

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      Atenciosamente,

  6. Ademir Kronbauer diz:

    Boa tarde, dano de monta nível 3, como fica a questão de financiamento e seguro?

    • Jessica diz:

      Ademir, boa tarde!

      A aceitação e percentual de cobertura garantido dependerá da análise de cada seguradora, por isso o ideal neste caso é fazer algumas cotações.
      Dependendo das normas da seguradora escolhida, poderá ser solicitada vistoria especial. Mas reforçamos que a única forma de saber é realmente fazendo as cotações, com decodificação do chassi e realização de vistoria prévia.

      Com relação ao financiamento, será necessário consultar uma loja ou financeira que atuem na área para que possam lhe instruir melhor.

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      Atenciosamente,

  7. Carlos diz:

    Meu está em grande monta como posso resolver e muito caro

    • Jessica diz:

      Carlos, boa tarde!

      Recomendamos contatar um despachante veicular, pois ele poderá lhe ajudar com a regularização da documentação e passar o custos também.
      Como atuamos apenas na área de seguros, não temos maiores detalhes, desculpe.

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      Atenciosamente,

  8. rodrigo diz:

    Bom dia, estou querendo adiquirir um carro pelo leilao, la tem carro peq-media e sucata.
    O pequena monta nao sai no documento identificando -ok
    media monta e grande monta, sai no documento – ok
    e carros que sao leiloados como BAnco ou financeira, seria melhor comprar estes.
    Obrigado

    • Jessica diz:

      Rodrigo, boa tarde!

      Para efeitos do seguro, desconhecemos haver diferença entre carros de leilão decorrente de sinistro ou de banco/financeira por recuperação de busca e apreensão. Infelizmente essas regras variam muito entre as seguradoras e elas não abrem este nível de detalhamento para nós corretores. Por conta disso, a única forma de sabermos se haverá alguma recusa ou restrição na contratação do seguro, tanto do veículo de leilão de sinistro quanto do veículo de leilão de banco/financeira, será fazendo as cotações e posteriormente a vistoria prévia.

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      Atenciosamente,

  9. José Mauricio Marques Rodrigues diz:

    Meu veículo foi considerado média monta tenho o direito de pedir ressarcimento da seguradora? que fez o conserto de terceiros?

    • Jessica diz:

      José, bom dia!

      O critério para perda total no seguro é diferença dos critérios de grande, média e pequena monta utilizados pelos agentes de trânsito e DETRAN. Maiores detalhes neste post: “Sinistro de grande monta dá perda total no seguro?”
      Se a seguradora está considerando perda parcial, em princípio ela proporá o conserto, cumprindo a função do seguro que é repor o bem (infelizmente não há cobertura para desvalorização do carro devido a sinistros). Se o senhor discorda do procedimento, recomendamos solicitar ajuda do corretor da apólice para negociar com a seguradora a perda total. A solicitação estará sujeita à análise, podendo ser acatada ou recusada.
      Se houver recusa da negociação e o senhor entender que ficará no prejuízo, a recomendação é buscar instrução de um advogado e verificar se é possível tentar algo judicialmente.

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      Atenciosamente,

  10. Roberto diz:

    Mei carro ficou classificado com pequena monta apos acidente. É passivel de financiamento veiculo nesta condição!?

    • Jessica diz:

      Roberto, bom dia!

      Como trabalhamos na área de seguros, não temos este tipo de informação. Peço desculpas por não poder ajudar.
      Recomendamos levar esta questão a uma loja/revenda de sua confiança para que eles verifiquem para você.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

      • Andre diz:

        O carro de pequena monta ou média monta ou grade monta todos financia desde que tá comprando esteja ciente que o veículo tem senistro o financiado tem que fazer um declaração que está siente que o carro tem procedência de senistro

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