O que é vistoria no seguro de carro? E quando pode recusar?

O QUE É VISTORIA PREVIA E QUANDO PODE RECUSARAprenda o que é vistoria no seguro de carro e para que ela serve!

Quando fazemos um seguro de automóvel existem situações nas quais a seguradora pode exigir a realização de uma vistoria prévia. Neste outro post listamos as 05 situações mais comuns nas quais a vistoria prévia é obrigatória. No post de hoje explicaremos o que é esta vistoria e para que ela serve.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D

Aproveite e peça também sua cotação!

Cotação Seguro Carro - 2

O que é vistoria prévia no seguro de carro?

A vistoria prévia é um procedimento de inspeção do veículo, no qual é verificado que:

  • o carro existe e é o mesmo que consta especificado no seguro
  • o carro está em condições de conservação aceitável, ou seja, não possui danos ou avarias

Esses pontos mostram que a vistoria prévia é uma forma de a seguradora evitar fraudes ou a contratação do seguro para veículos já sinistrados.

A partir destas informações a seguradora pode aceitar, recusar ou solicitar correções na proposta do seguro.

Exemplos de recusa de vistoria

Os motivos mais comuns de recusa do seguro na vistoria são:

  • Veículo divergente da proposta: Em algumas situações pode ocorrer de o veículo ter sido enquadrado com modelo incorreto na proposta do seguro. Por exemplo, ao invés de colocar o modelo “C3 Exclusive”, colocar o modelo “C3 GLX”. Se a divergência for muito grande, pode ocorrer recusa por divergência nos dados do veículo. Já se as divergências forem pequenas, a seguradora pode gerar uma pendência na qual os dados do veículo devem ser corrigidos e a diferença de preço inclusa nas parcelas do seguro.
  • Veículo com avarias: Se o veículo segurado possuir muitas avarias, a seguradora pode negar o risco por entender que já ocorreram sinistros antes da contratação do seguro. O intuito do seguro é a proteção contra o risco de eventos como colisão, roubo, etc. Se o sinistro já ocorreu antes da contratação do seguro, não haverá cobertura.
  • Veículo rebaixado ou fora das normas de aceitação: A grande maioria das seguradoras possui regras de enquadramento dos veículos como, por exemplo, exigir que o mesmo não seja rebaixado ou possua equipamentos que modifiquem o veículo, tais quais equipamentos de som diferenciados. Por conta disso, carros com estas características podem ser reprovados na vistoria prévia. Para veículos deste tipo, recomendamos a contratação deste seguro.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *