Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?

se airbag abre dá perda total no seguro ou nãoDescubra se quando o airbag abre obrigatoriamente dá perda total (PT)!

Uma dúvida muito frequente entre nossos clientes e usuários de nosso blog é se obrigatoriamente dá perda total quando o airbag abre em uma colisão.

Neste artigo responderemos esse questão, focando nos critérios de perda total do seguro de automóvel.

Confira e escreva suas dúvidas e opiniões nos comentários! Aproveite e peça também uma cotação conosco :)

Cotação Seguro Carro - 2

Abrir airbag não dá perda total obrigatoriamente
O critério de perda total é independente do airbag

Existe um boato popular de que quando o airbag abre, obrigatoriamente será considerado perda total do veículo. Mas não é bem assim. Vamos ver por quê.

O critério para ser considerado perda total no seguro de automóvel é que os custos de reparação ultrapassem 75% do valor do veículo previsto pela Tabela Fipe (para maiores detalhes, clique aqui). Isso significa que o critério de perda total independe de o airbag abrir ou não.

Se o airbag abrir e os custos de reparação atingirem 75%, será considerado perda total. Se o airbag abrir e os custos de reparação não atingirem 75%, será considerado perda parcial e não total.

A confusão em torno do uso airbag e da perda total se dá porque na maioria dos casos o custo de reparação do airbag é bem alto. Acidentes que acionam o airbag geralmente são mais brutos, e geram outros danos ao veículo que, se somados à reparação do airbag, acabam atingindo os 75% estipulados como perda total. Porém, nos casos em que o airbag abre e, mesmo assim não atinge o 75% do valor do veículo, então não será perda total.

O mesmo vale para danos na longarina ou eixo do veículo

A mesma coisa vale também para danos na longarina ou eixo do veículo.

Da mesma forma que o airbag, muitas pessoas acreditam que uma vez danificado o eixo do veículo obrigatoriamente ocorrerá perda total no seguro de carro. Assim como no caso do airbag, o critério de perda total independe das partes afetadas, como longarina ou eixo.

O critério de perda total em todos os casos é que os custos do conserto atinjam 75% do valor do veículo. Se o airbag, longarina ou eixo forem afetados, mas o custo de reparação não atingir os 75%, então não será perda total.

É seu direito receber o carro consertado em perfeito estado

Geralmente quem tem o airbag, longarina ou eixo do carro afetados é porque sofreram alguma colisão mais forte, a qual deforma bastante o veículo. A maior preocupação das pessoas nessas horas é que, quando não dá perda total, o carro fique ruim e não volte a ser como antes.

É uma preocupação muito importante! A seguradora é obrigada por lei a repor ao segurado o bem danificado em perfeito estado, sem nenhuma avaria ou defeito e com garantia de segurança e qualidade. Em casos de danos na longarina ou outras partes estruturais do veículo, dependendo do tamanho do dano, é possível consertar e deixar em perfeito estado.  Porém, se não for possível fazer estes reparos com garantia de segurança, pode haver perda total sem atingir os 75%.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

136 Responses to Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?

  1. rodrigo diz:

    Tive uma colisao frontal com meu cobalt 014 e o airbag nao acionou como prodeder ?

    • Jessica diz:

      Rodrigo, boa tarde!

      Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice para fazer abertura do sinistro. Será necessário levar o veículo à uma oficina para fazer orçamento e perícia. Os demais procedimentos serão indicados pela seguradora e corretor após realização desses primeiros passos.

      Quanto ao airbag, recomendamos contatar o fabricante já que o mesmo deveria ter aberto. Se não conseguir retorno dos mesmos, recomendamos consultar com oficina ou vistoria de qualidade se nas condições da colisão o mesmo deveria ter aberto e, se possível, fazer um laudo que ateste essa informação. Com esse laudo é recomendável buscar os órgãos de defesa do consumidor e/ou instrução jurídica de um advogado para eventual ação judicial.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  2. Leonardo diz:

    Bom dia,

    O airbag do meu carro acionou depois que passei no quebra-mola desprevenido, gostaria de saber se a seguradora paga esse prejuizo, não aconteceu nada com o carro só acionou os airbags.

  3. José Ramos diz:

    Boa noite quero arrematar um carro batido no leilão.. pois o airbag foi acionado se caso eu retirar o Aruba e opinar usar sem airbag o carro funciona?

    • Jessica diz:

      José, boa tarde!

      Pedimos desculpas, mas como atuamos na área técnica de seguros não podemos orientar sobre esse tipo de questão.
      Recomendamos consultar uma oficina mecânica pois poderão lhe explicar se existe algum comprometimento do funcionamento do veículo pela falta do aibbag. Recomendável consultar também se não existe restrição do DETRAN de o veículo voltar a circular sem airbag.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  4. camila diz:

    Boa tarde,
    bati meu carro e os airbgs abriram. Agora quero fazer um seguro, só consigo se tiver trocado por novos airbags?

    • Jessica diz:

      Camila, boa tarde!

      A informação que temos é de que não é viável reaproveitar o airbag após seu acionamento.

      A aceitação do seguro estará sujeita a análise do veículo no momento do cálculo e transmissão da proposta e, posteriormente, realização da vistoria prévia. Se o modelo vem com airbag de fábrica a seguradora deverá ser notificada sobre alterações neste item, assim como em outros itens originais de fábrica e relacionados a segurança, sob pena de ocorrer recusa de indenização em eventuais sinistros.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4

      Atenciosamente,

  5. Ivanir Fontana diz:

    Bati o carro um Onix 2017ele acionou os dois erbeg sendo que só eu estava no carro e me quemou a roupa e quebrou o parabrisas é normal

  6. alisson diz:

    caso air bag acionado, pode-se remontar o painel sem o mesmo?

    • Jessica diz:

      Alisson, boa tarde!

      Recomendamos contatar uma oficina, pois poderão lhe instruir sobre o reparo do veículo.
      É necessário checar se o DETRAN não proibido o conserto sem recolocar os airbags, por serem itens de segurança originais do veículo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  7. EDMAR SOARES DA SILVA diz:

    Boa noite! Adquiri um Sentra S 2016/17 e este colidiu contra outro veículo e o airbag acionou.
    Terei que trocar o painel inteiro do veículo?

  8. Texano diz:

    Só lembrando que Air bag não aciona só por ter batido e sim por desaceleração brusca do veiculo. comprei um Honda com air bag aberto e sem nenhum arranhão no carro, caso em que o motorista freou bruscamente para não bater em um cachorro que entrou na frente do carro.

  9. Elias Martins Avelar e Silva diz:

    Comprei um Grand Siena usado e descobri que ele teve passagem por leilão…nao foi Pt nem sinistro. Parece que foi batido.
    Mas como ter certeza se o air bag está lá?
    Se foi accionado ou recolocado?

  10. Priscila diz:

    Bom dia,
    Estou com uma firma de instalação de rastreador, caso o tecnico instale e por um erro (pois estamos sujeitos) o airbag do carro do cliente é acionada, tem algum tipo de seguro para a empresa para isso?

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *