Sinistro de grande monta sempre dá perda total no seguro?

sinistro de grande monta sempre dá perda total no seguro ou nãoDescubra se o sinistro de grande monta sempre dá perda total no seguro de automóvel!

Quando ocorre um acidente no trânsito, geralmente um agente classifica o sinistro como de pequena, média ou grande monta – que constará no Boletim de Ocorrência. Uma dúvida muito frequente é se o sinistro de grande monta sempre determinará perda total do veículo no seguro de automóvel.

Leia também: “O que é sinistro de pequena, média e grande monta no seguro?”

Neste artigo você descobre a resposta. Leia e escreva suas dúvidas nos cometários!

Sinistro de grande monta não é o mesmo que perda total
São critérios diferentes

Antes de respondermos se sinistro de grande monta dá ou não perda total no seguro de automóvel, é preciso entender que se tratam de conceitos baseados em critérios diferentes. Portanto, nem sempre significam a mesma coisa.

O sinistro de grande monta é uma classificação prevista na Resolução 297 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que define como grande monta “quando o veículo sofrer danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais que o classifiquem como veículo irrecuperável”.

Já o conceito de perda total das seguradoras é determinado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e determina como perda total quando os custos para consertar o veículo ultrapassam 75% do valor do veículo previsto pela Tabela FIPE.

Faça-já-cotação-do-seu-seguro-de-automóvel

Leia também:
“O que é e quando é considerado perda total (PT) no seguro de automóvel?”
“Indenização de perda total de veículo financiado no seguro?”
“Se airbag abre dá perda total no seguro de carro?”

Sinistro de grande monta no B.O.
não é garantia de perda total no seguro

Como você pode ver, os critérios são diferentes. Exatamente por essa razão, constar que houve sinistro de grande monta não é garantia de perda total para o seguro. Para efeitos do seguro, independente da descrição do estado do veículo prevista no Boletim de Ocorrência (B.O.), é necessário levar o carro a uma oficina, onde será feito um orçamento do conserto. Somente a partir desse orçamento, poderá ser determinado se houve ou não perda total dentro do seguro de automóvel.

Leia também:
“Posso escolher entre oficina credenciada e não credenciada no meu seguro?”
“Quais as documentações necessárias em caso de sinistro?”
“Qual o prazo para indenização do seguro de automóvel?”

Ainda assim, se o agente de trânsito classificar como sinistro de grande monta são grandes as chances de ocorrer perda total. Porém, não é garantido, dependendo do orçamento feito em oficina mecânica.

Faça já cotação do seu seguro de automóvel: clique abaixo ou nos contate!

fazer-pedido-de-cotação-de-seguro

atendimento@muquiranaseguros.com.br

(19) 3304 9920

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas pela UNICAMP, é sócia da Muquirana Seguros Online. Trabalha nas áreas de Search Engine Optimization (SEO) e Gestão Empresarial com foco em administração financeira e gerenciamento de processos.
Marcado , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: informe a data do vencimento do seu seguro e nos dê a chance de cotá-lo para você! Todas dúvidas são respondidas.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>