Saiba por que o seguro de táxi é mais caro que o seguro de carro convencional e quais as diferenças.
Se você é taxista certamente já se perguntou por que o seguro de táxi é mais caro que o seguro de carro normal. Quais fatores determinam esse acréscimo no preço? Há como minimizar esses custos?
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Neste texto explicaremos os principais fatores que determinam o maior preço do seguro de táxi em relação ao seguro de carro convencional. Se você tiver dúvidas, escreva nos comentários ou contate-nos para que possamos ajudá-lo!
Seguro de táxi VS Seguro de carro normal
Riscos diferentes = preços diferentes
O principal motivo que torna o seguro de táxi mais caro do que o seguro de carro “normal” é que o risco do táxi é maior, devido a natureza de seu uso. De maneira geral a ideia é que, comparado ao carro convencional, o táxi circula por muitos mais bairros, leva muito mais gente, tem quilometragem bem mais alta, enfim, está muito mais exposto ao risco.
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O preço do seguro é calculado a partir do risco a que o veículo está sujeito. Quanto maior o risco, maior será o preço. Como o táxi tem maior risco em diversos aspectos, o seu preço acaba sendo relativamente maior. Vejamos alguns exemplos:
Táxi tem maior risco de roubo
Cada vez mais vemos notícias nos jornal sobre taxistas que são assaltados durante o exercício de sua profissão. É uma realidade muito triste, que muitas vezes até coloca a vida desses profissionais em risco… Em alguns desses assaltos, o carro é levado, com destino principalmente aos desmanches ilegais.
Esse quadro negativo influencia no preço do seguro de táxi, que acaba agravando o risco de roubo e embutindo isso no preço.
Táxi leva diversos passageiros desconhecidos
Esse ponto está relacionado ao que dissemos acima. Como o taxista leva muitos passageiros desconhecidos, está muito mais exposto a situações de risco.
Táxi circula muito mais diariamente
A atividade do taxista exige necessariamente que ele circule muito mais pela cidade do que um motorista convencional. Pessoas comuns dirigem, geralmente, de casa até o trabalho ou faculdade e voltam. No máximo vão até uma área de lazer, como shoppings, parques etc. Já o taxista circula muito mais: num mesmo dia, pode ter que levar um passageiro do centro da cidade até o aeroporto, de um bairro de uma extremidade à outra da cidade, e assim por diante.
Isso faz com que o táxi fique muito mais tempo circulando no trânsito e, consequentemente, esteja mais tempo exposto a riscos de colisão, por exemplo. Não que o taxista vá bater o carro… O taxista é, em geral, ótimo motorista. Mas os outros motoristas (nem sempre tão bons assim) fogem do seu controle, e isso também influencia no seguro de táxi.
Posso enquadrar meu táxi como carro normal para diminuir custos?
Pode haver quem pense que pode sair dessa situação pela tangente, enquadrando o veículo como carro convencional ao invés de táxi, para economizar com o seguro. Mas não é tão simples assim…
No documento do veículo consta a natureza de sua atividade: veículo de passeio, táxi etc.. Num caso de sinistro (colisão, roubo, etc.) em que o segurado recorra a indenização da seguradora, será exigida a apresentação do documento do veículo e outros documentos. Uma vez constatado que o veículo é, na verdade, um táxi, a seguradora negará o pagamento da indenização.
Não só isso, como ainda poderá processar o indivíduo por ter agido de má fé.
Por isso é muito importante que, ao contratar seu seguro de táxi, você procure instrução de um corretor de seguros especializado, para garantir seus direitos sem dores de cabeça. A Muquirana Seguros tem experiência neste mercado, então não deixe de nos contatar caso precise fazer o seguro de seu táxi.