Saiba se o seguro de automóvel cobre ou não cobre problemas no motor!
Se você mesmo nunca teve um problema com o motor do seu veículo, certamente conhece alguém que já teve. O motor do carro pode apresentar defeitos de fábrica, panes elétricas, falhas mecânicas que nos pegam de surpresa. Uma das perguntas mais frequentes nessas horas é se o seguro de automóvel cobre problemas com o motor.
Neste artigo responderemos essa pergunta. Confira abaixo e aproveite para pedir sua cotação com a gente!
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“Qual o prazo para indenização do seguro de automóvel?”
Motor tem ou não cobertura no seguro de carro?
O seguro de automóvel não cobre problemas no motor do carro, como por exemplo casos de motor fundido, defeitos mecânicos, problemas elétricos etc.
No geral problemas como esses ocorrem por duas possibilidades: 1) Defeito de fábrica ou 2) Falta de manutenção do veículo. Ambas as possibilidades fogem ao escopo das responsabilidades da seguradora: no caso de defeito de fábrica, é responsabilidade do fabricante; no caso de falta de manutenção, é responsabilidade do proprietário do veículo.
As Condições Gerais contém as cláusulas contratuais do seguro. Nelas as seguradoras costumam incluir cláusulas que exclui este tipo de problema, conforme você vê no exemplo abaixo:
“E se num acidente o motor do meu carro for danificado?”
Aí a história é outra! Se o motor do seu carro foi danificado num acidente de trânsito, em uma colisão por exemplo, então haverá cobertura do seguro. Nesse caso, o seguro funcionará normalmente:
- Em caso de perda parcial, você pagará a franquia e o seguro o restante dos custos de reparação do motor e todo o resto que precisar ser consertado. (Para saber mais sobre o que é perda parcial, clique aqui!)
- Em caso de perda total, você não pagará franquia e receberá indenização integral do seguro. (Para saver mais sobre o que é perda total, clique aqui!)
“E se foi defeito de fábrica?”
Como dissemos, não há cobertura do seguro em casos de problemas no motor em decorrência de defeitos de fábrica. Contudo, se é o seu caso o primeiro passo é contatar a concessionária onde comprou o veículo e o fabricante, exigindo reparação do motor e/ou troca nos casos mais graves.
Seguro pode ajudar em caso de pane mecânica ou elétrica
O seguro de automóvel pode ajudar em casos de pane. Apesar de o seguro não cobrir o motor em casos assim, é possível solicitar assistência de guincho para remover o veículo. Apesar de menos comum, algumas seguradoras também oferecem carro reserva por 3 dias para casos de pena mecânica ou elétrica – verifique em sua apólice se existe este benefício.
Minha esposa trafegava em uma av quando se viu cercada de água, o veículo perdeu força e parou no meio da avenida, umas pessoas empurraram o veículo para uma rua lateral, foi chamado um Mecânico e ao rebocar o veículo foi constatado na oficina que havia quebrado o monobloco. Já acionamos à Youse seguros, nesse caso ela terá quê cobrir o sinistro?
Olá Gilailson, tudo bom? :)
Não trabalhamos com a empresa em questão pois infelizmente não aceita corretores de seguros.
Mas nossa recomendação neste caso é primeiramente verificar a modalidade de cobertura contratação. Se trata-se de cobertura compreensiva, em princípio haverá cobertura pois trata-se de dano da natureza coberto na cobertura básica. Para outras modalidades de cobertura é necessário checar as cláusulas contratuais para se certificar de como funcionam.
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Saudações muquiranas!
Meu carro foi sabotado colocaro terra no motor nao sei quem foi descobri pq o carro parou o seguro cobre??
Valeria, boa tarde!
Desculpe a demora em responder, recebemos muitas dúvidas esses dias!
Recomendamos fazer abertura do sinistro para análise da seguradora.
Como é uma situação excepcional, nunca atendemos caso semelhante para poder passar uma referência de como as seguradoras entendem esse tipo de situação. Como uma primeira opinião acredito que não há cobertura por ser considerado vandalismo, que é excluído de cobertura. Mas é importante abrir o sinistro para checar como eles analisarão.
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Atenciosamente,
Olá,
Fiquei sem usar meu carro por 3 dias, logo, que voltei a usar me deparei com vários problemas, principalmente carro engasgando e extremamente fraco, bom, saiu de reboque direto pra oficina. 2 dias depois a surpresa; uma ninhada de ratos no motos, ao qual roeram alguns fios onde fecharam curto e queimou a central e com isso velas e bobinas.
a pergunta, o seguro cobre este tipo de dano?
Alexsandre, boa tarde!
Como nunca tivemos caso semelhante, não sei dizer qual será a análise da seguradora. Será necessário fazer a abertura do sinistro para checar 1) se atinge a franquia e, atingindo a franquia 2) como a seguradora analisará.
Em princípio há cobertura para incêndio, roubo/furto e colisão. Danos da natureza como alagamentos, raios, quedas e árvore também tem cobertura. Mas desconheço cláusula que mencione danos por animais como ratos.
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Atenciosamente,
Estava viajando Por uma rodovia asfaltada e muita chuva,qdo passei numa poça de água comum em rodovias,o motor do carro parou..tentei ligar o motor , porém a bateria descarregou..conseguimos ajudar por terceiro e conseguimos finalizar a viagem..pois anote estávamos não havia sinal de celular…levamos o carro na consecionaria por que o carro estava falhando..trocamos a bateria , pós achávamos que o problema fosse ela..mas continuou o problema…na concessionária nos disseram q era problema no cabeçote.. e que teria q desmontar o motor….nesse caso a seguradora cobre o danos?
George, bom dia!
O seguro cobrirá danos ao motor decorrentes de colisão ou fatores externos como por exemplo batida de uma pedra etc.
Não há cobertura para danos decorrentes de falha mecânica, manutenção, etc. Nesse caso recomendamos verificar se o veículo ainda encontra-se na garantia para recorrer ao fabricante. Do contrário, será necessário fazer os reparos no particular.
Se houver dúvidas sobre a origem dos danos, recomendamos consultar uma oficina mecânica e/ou abrir sinistro para realização de vistoria e realização de laudo do perito.
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Atenciosamente,
Boa noite,
Agora recente no Domingo 21/5/2017, vinha voltando de viagem prox das 9 hrs. da noite. Chegando prox. de minha residência um barulho estranho no Motor e o carro não tinha mais força. Acionei o Seguro mas fui informado que não dariam cobertura pois meu seguro é apenas de Roubo/Furto. O guincho levou o veiculo um Honda Fit ano 2013 com 48 mil km. á um Oficina Mecânica e lá foi constatado que um pedaço da vela de ignição se soltou e invadiu o motor …gerando o estrago. Acontece que recentemente estas peças foram trocadas (velas de ignição) pela Autorizada da Honda /Maramar. no mês de Novembro/2016. A quem devo cobrar este consêrto…que não será pouco.. Obrigado.
Pimentel, boa tarde!
Como atuamos na área técnica de seguros não temos como instruir sobre problemas mecânicos.
omo opinião, entendemos ser recomendável verificar qual o período de garantia da troca feita na autorizada. Se estiver dentro do período de garantia, entendemos que pode-se solicitar à autorizada. Se não estiver na garantia ou se não houver acordo sobre a origem do problema mecânico, é interessante consultar um advogado.
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Atenciosamente,
SE MEU CARRO FOR ROUBADO E DEPOIS ENCONTRADO SEM O MOTOR, O SEGURO COBRE O MOTOR?
José, boa tarde!
Se o carro foi encontrado avariado, valem as mesmas regras de uma eventual colisão: Se os danos ultrapassarem 75%, é considerado perda total com pagamento de indenização integral ao proprietário, sem cobrança de franquia. Se os danos ficam abaixo de 75%, é considerado perda parcial, com reparo do veículo mediante pagamento da franquia obrigatória. Nesse sentido é necessário fazer o orçamento de reposição do motor e reparo de outros danos e checar se atinge ou não esses 75%.
Recomendamos solicitar ajuda do corretor da apólice para dar entrada e acompanhar o sinistro.
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Atenciosamente,
Ao passar em uma rua alagada chovendo torrencialmente não tive muita opção devido ao trânsito expresso na mesma de duas vias. As águas não estavam tão altas….eu não parei na via e nem aumentei velocidade… Após seguir em frente em rua menos alagada carro começou a falhar por algumas vezes. Mais tarde ao ligar o mesmo não funcionou? Se fôr problemas no motor a seguradora cobre este serviço? Me informem por favor! Obrigada!
Maria, bom dia!
Recomendamos solicitar ajuda ao corretor responsável pela apólice para fazer a abertura do sinistro junto a seguradora.
Há cobertura para alagamentos, porém pode ocorrer recusa se for constatado que o motorista segurado agravou o risco ao tentar enfrentar propositalmente a área alagada. Por isso é importante deixar claro que a situação do alagamento foi inevitável e a senhora não tentou “enfrentar” a enchente conforme a senhora nos descreveu acima.
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Atenciosamente,
Bati o carro em uma calçada a princípio não houve danos aparente apenas no para choque o que não impediu o carro de andar,continuei normalmente é depois de uns metros o carro parou de funcionar porém foi descoberto depois que acionei o sinistro que o radiador quebrou e a água tinha vazado e aqeuceu o motor mais não tinha como eu saber pois a temperatura do painel não indica isso… O seguro tem que cobrir o motor??
Ricardo, bom dia!
Recomendamos aguardar a análise da seguradora.
Pode ocorrer negativa da seguradora sob alegação de que houve agravo do risco ao ocorrer a colisão e o motorista continuar circulando com o veículo sob risco de agravar os danos. Por isso é necessário aguardar e ver qual será a análise da seguradora.
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Atenciosamente,
estava na rodovia 120 km/h(limite permitido), a noite, senti uma batida de pedra embaixo do carro, quase de imediato o motor perdeu potencia e abriu fumaça. Puxei para o acostamento. Houve furo no carter e consequentemente quebra no bloco co motor por aquecimento e falta de oleo. O seguro cobrirá o reparo ao motor ?
Adriano, bom dia!
Se o dano ao motor foi ocasionado pelo impacto da pedra e o senhor parou o veículo imediatamente (não agravando os danos) em princípio deverá haver cobertura. Recomendamos solicitar ajuda do corretor de seguros responsável pela apólice para fazer abertura do sinistro, deixando claro a origem do dano para que não seja confundida com falta de manutenção (para qual aí sim não haveria cobertura).
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Atenciosamente,