Assista vídeo sobre as principais dúvidas dos segurados a respeito da cobertura de terceiros no seguro de automóvel!
Esta semana fizemos um novo vídeo a respeito das principais dúvidas dos segurados sobre a cobertura de terceiros no seguro de automóvel. Abaixo você assiste a resposta das perguntas:
- O que a cobertura de terceiros cobre?
- Quando posso usar a cobertura de terceiros?
- Posso usar a cobertura de terceiros para mim mesmo?
- Quais os custos para usar a cobertura de terceiros?
- Posso usar a cobertura de terceiros se for processado pelo terceiro?
Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! :)
Posso utilizar meu carro reserva do meu seguro mesmo o meu carro esteja sendo reparado por terceiros que são os culpados no acidente
Marco, boa tarde!
Recomendamos que contate o corretor de seguros que cuida da sua apólice para que ele verifique para você as regras de utilização do seu carro reserva.
Quando o carro reserva é cobertura contratada, na maioria das seguradoras é possível utiliza-lo mesmo que entre como terceiro em outro seguro, desde que o reparo atinja a franquia do seu próprio seguro. Seu corretor poderá checar se a sua seguradora trabalha com esta regra.
Apoie nosso projeto!
Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg
Atenciosamente,
Como proceder para entrar como terceiro no seguro de outra pessoa que causou dano ao meu veículo, se ela já pediu seguro do seu automóvel.
Quanto tempo pode levar para a resolução do caso?
Marilene, boa tarde1
Respondemos sua primeira pergunta no seu primeiro comentário. Peço a gentileza de dar uma olhada lá ;)
Sobre o tempo que leva para o sinistro de terceiro ser liquidado, depende de vários fatores, como por exemplo, grau de complexidade dos danos ao veículo (se for um dano muito grande ou que afetou parte mecânica/motor, pode demorar para fazer o orçamento e para a seguradora fazer a análise para liberação do conserto), entrega da documentação (de responsabilidade do terceiro/segurado), disponibilidade de peças no mercado (de responsabilidade do fabricante), etc. Por isso o ideal é providenciar toda documentação solicitada pela seguradora o mais rápido possível e depois disso já solicitar uma primeira estimativa de prazo para entrega do veículo à oficina, para poder cobrar a seguradora e oficina ao longo do atendimento.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube com dicas sobre seguros: clique aqui!
Atenciosamente,
Por distração, colidi com um veículo que encontrava-se estacionado na garagem do condomínio onde moro. Acionei meu seguro para consertar o carro do meu vizinho, que fez a vistoria e deixou o carro na oficina para o reparo no parachoque, nada que comprometesse a utilização do mesmo. Ocorre que agora, a mulher dele me mandou uma mensagem informando que a oficina solicitou 12 dias para reparar o carro e que o marido dela necessita do carro para trabalhar. Pediu para que eu verificasse a possibilidade de um carro reserva junto a seguradora. O BB Seguro Auto diz que não oferece carro reserva para terceiros. O carro deles possui seguro, mas eles não querem utilizar o benefício do carro reserva pelo seguro deles (desconheço a seguradora) pois alegam que futuramente caso necessitem não poderão utilizar este recurso novamente e me perguntaram se eu não arcaria com o custo do aluguel pelo período que o carro estiver na oficina. Hora nenhuma eles mencionaram que o carro era instrumento de trabalho, o carro não estava impossibilitado de ser utilizado e eles só entraram em contato comigo após terem deixado o carro na oficina! Estou de boa fé, prestando toda a assistência atraves da seguradora, desde o dia da colisão! É minha obrigação pagar pelo aluguel do carro? Eu posso responsabilizar a seguradora?
Cinthia, boa tarde!
Seu seguro não cobrirá carro reserva para o terceiro, a não ser que tenha contratado cobertura opcional para isso.
Caso você não tenha como indenizar esse carro reserva a ele, ele pode tentar cobrar você através de um processo jurídico, porém terá que comprovar a necessidade de uso desse carro para trabalho e meio de renda. Dependerá da análise do juiz, que se for favorável ao terceiro dirá quanto você deve indenizar ao terceiro. Se por outro lado o juiz considerar a cobrança inadequada, você não terá que indenizá-lo.
Quando for renovar seu seguro, peça uma cotação conosco: clique aqui!
Ficamos a disposição!
Bom dia.
No vídeo postado sobre terceiros tem uma situação parecida com a minha, porém eu não tive culpa, e no vídeo é sobre quem tem culpa.
Aconteceu o seguinte:
Me envolvi em um engavetamento, mas sem culpa. Parei atrás de um carro, e o carro que veio atrás de mim me jogou no carro da frente.
O motorista de trás assumiu a culpa no B.O., mas não assumiu para a associação que assegura o carro dele.
Vendo que não iriam me pagar, acionei a minha seguradora, e eles resolveram o meu problema. Mas o carro da frente não tinha seguro, e como viu que a associação do que me jogou nele também não vai resolver o problema dele, decidiu entrar com uma ação contra mim, para que eu pague, mesmo tendo mandado ele procurar a minha seguradora para consertar o carro dele. A seguradora se negou, dizendo que a culpa não foi minha, então não seria atendido.
Se eu perder o processo e o juiz me obrigar a pagar o conserto dele, a minha seguradora (da qual não sou mais cliente depois do acidente), cobre o que terei de pagar para indenizar o motorista da frente?
Luíza, boa noite!
Neste outro vídeo nós explicamos de quem é a culpa em um engavetamento (assista aqui). Pela sua descrição, entendemos que o culpado pelo engavetamento no seu caso foi o último veículo da fila, que empurrou seu carro contra o da frente. Este último veículo, a nosso ver, é responsável pelo próprio carro dele, pelos danos a seu carro (devendo lhe ressarcir a franquia do seu seguro) e pelo carro a sua frente.
Se a descrição do acidente no Boletim de Ocorrência constar desta forma, sua seguradora realmente continuará negando a indenização do carro a sua frente, pois você não é considerada culpada e, portanto, não tem responsabilidade pelos prejuízos sofridos. Ainda assim, caso esta pessoa venha a processar você para tentar receber na Justiça, você estará amparada: se por ventura vier a perder a causa, poderá usar a cobertura de danos materiais a terceiros do seu seguro (até o limite máximo contratado) para pagar a indenização determinado pelo juiz.
Recomendamos que entre em contato com sua seguradora e solicite os números de protocolos e outros registros onde constem motivos da negativa da indenização ao carro a sua frente. Tudo isso poderá servir de material para num possível processo. Recomendamos também que contate um advogado para maiores esclarecimentos, se necessário.
Ficamos a disposição!