Saiba como funciona o seguro para moto adquirida com isenção de IPI!
Alguns visitantes nos procuram para saber como funciona o seguro de motos adquiridas com isenção de IPI. Como é feito o enquadramento? É possível contratar cobertura especial para quitação dos impostos? Existe aceitação nas seguradoras? No post de hoje responderemos essas questões.
Aproveite e peça sua cotação de seguro de moto ou carro com a gente!
Seguradoras com aceitação para moto
Nem todas seguradoras trabalham com seguro de moto, por isso o primeiro passo é identificar quais são as seguradoras com aceitação para motos. Alguns exemplos são Porto Seguro, Sul América e Mapfre.
Enquadramento da moto
Nas seguradoras com aceitação, é importante verificar o enquadramento correto da moto. Se a seguradora questionar se o veículo foi adquirido com isenção fiscal, é obrigatório passar esta informação correta, do contrário poderá gerar pendências num eventual sinistro de indenização integral.
Se a seguradora não questionar, é importante solicitar ao corretor ara verificar no manual de operação se há alguma restrição de aceitação para motos com isenção. No geral, não há restrição, mas é sempre importante checar.
Indenização integral de moto com isenção
Todas as coberturas do seguro de moto com isenção fiscal funcionam exatamente igual ao de motos adquiridas sem isenção. A única mudança está na indenização integral.
No caso de indenização integral, é necessário quitar os impostos para que a indenização integral seja liberada. O proprietário segurado é responsável por gerar as guias e quitá-las. Após apresentar o comprovante de quitação à seguradora, a indenização integral será paga conforme percentual contratado da Tabela FIPE.
É possível contratar cobertura especial para quitação dos impostos?
Existem seguradoras com cobertura especial para quitação dos impostos no casos de isenção para pessoas com deficiência (PCD). Nessas seguradoras, ao contratar a cobertura especial, o proprietário consegue receber 100% do valor do carro e quitar os impostos. Explicamos como funciona e damos dicas neste post.
As seguradoras com essa opção disponível são Porto Seguro, Itaú e Tókio Marine. Dentre essas Itaú e Tókio Marine não tem aceitação para motos em geral (não apenas motos com isenção). Na Porto Seguro existe aceitação para motos, porém a cobertura especial para quitação de impostos é somente para PCD e está disponível somente para veículos de 04 rodas.
Por conta disso atualmente não é possível contratar a cobertura especial para quitação dos impostos para motos.
Boa noite! Sou mais um dentre as pessoas com pcd, em que preciso comprar uma moto automática, porém sem adaptação, quero saber se tenho realmente o desconto de Ipi concedido pelo governo e no seguro como fica o cálculo segue-se o valor da tabela fipe ou pelo pago e por quanto tempo no caso? Seria dois anos por pode trocar a motocicleta depois volta- se ao preço normal de tabela para se fazer o seguro. Obrigado pela atenção.
Olá Odimar, tudo bom?
Atualmente as seguradoras que oferecem cobertura especial para quitação dos impostos tem esta opção somente para carro, e não para motos.
O seguro da moto poderá ser feito normalmente nas seguradoras com aceitação. Porém, em caso de indenização integral por perda total, o segurado precisará recolher os impostos para então receber a indenização.
Com relação aos trâmites para conseguir a isenção na aquisição da moto, recomendamos consultar um despachante veicular especializado pois ele poderá lhe orientar e ajudar.
Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A
Saudações muquiranas!