5 dicas de seguro para carro PCD com isenção de IPI e ICMS

Confira 5 dicas indispensáveis que toda pessoa com deficiência precisa saber sobre seguro ao comprar seu primeiro carro com isenção de IPI e ICMS!

Se você está adquirindo seu primeiro carro com isenção de impostos para pessoas com deficiência, este post é especialmente dirigido para você! Ao longo do tempo nos especializamos no atendimento deste tipo de seguro e, por conta disso, recorrentemente ouvimos dúvidas comuns entre nossos segurados sobre a cobertura dos impostos, enquadramento do perfil de risco etc.

Abaixo você confere as 5 principais dicas do seguro para veículos com isenção que levantamos nos últimos anos de atendimento. Aproveite também para pedir sua cotação conosco – e não esqueça de informar que trata-se de veículo PCD com isenção ;)

Cotação Seguro Carro - 2

#1 Seguradoras com cobertura especial para impostos

Atualmente há três seguradoras com cobertura especial para quitação dos impostos: A pioneira foi Porto Seguro, seguida da Tókio Marine e, por fim, a Itaú.

  • Porto Seguro e Itaú oferecem uma cobertura adicional e especial para quitação dos impostos chamada “cláusula de despesas extraordinárias especial”. Esta cláusula garante que a seguradora quitará os impostos em caso de indenização integral e, ao final da operação, o proprietário receberá o percentual contratado da Tabela FIPE que no geral é de 100%.
  • A Tokio Marine permite a contratação de até 30% adicionais sobre a Tabela FIPE, podendo portanto ser contratado até 130% . Contratando 125% ou 130%, por exemplo, o proprietário terá 25% ou 30% adicionais para quitar os impostos em caso de indenização integral e, ao final da operação, continuar com 100% ou 105% em mãos.

Nas seguradoras sem estas coberturas especiais dos impostos, no caso de indenização integral será necessário que o proprietário quite os impostos para depois receber a indenização. Ou seja, os impostos são de responsabilidade do segurado. Isso significa que contratando 100% da Tabela Fipe, se os impostos representarem em torno de 25%, ao final o proprietário receberá uma indenização líquida do seguro de 100% – 25% = 75%.

Alerta: O grande problema é que o benefício da isenção só é concedido novamente a cada 2 anos. Por isso se o sinistro ocorrer neste meio tempo, esse diferença de 25% poderá atrapalhar os planos do proprietário em adquirir outro carro tão bom quanto o anterior. Aí a grande importância da cobertura especial.

#2 Carros que não constam na Tabela FIPE

Alguns modelos de veículo adquiridos com isenção de IPI e ICMS para PCD não constam na Tabela FIPE, como é o caso do Jeep Renegade 1.6 Automático, por exemplo.

Para esses casos a contratação do seguro não será feita por meio da cobertura de “valor referenciado” (Tabela Fipe), e sim pela cobertura de “valor determinado” (valor fixo).

Neste tipo de contratação, ao invés de usar a Tabela FIPE, estipula-se um valor fixo de cobertura, preferencialmente com base no valor de nota fiscal. Como o carro terá um valor de nota inferior devido à isenção dos impostos, deve-se considerar o valor de nota + impostos para determinação da importância segurada.

É importante nos enviar cópia na nota fiscal e descrição correta do modelo do carro para nossa equipe levantar este valor determinado corretamente, garantindo à você a cobertura mais adequada.

A contratação da cobertura especial não muda nos casos de valor determinado: Na Porto e Itaú a cláusula especial continuará garantindo a quitação dos impostos; na Tókio deverá acrescer o valor da nota em até 30% conforme o percentual de impostos em sua região.

Saiba mais em “Seguro auto PCD com isenção para carro sem Tabela FIPE”

#3 Segurado e Principal condutor

Outra dúvida comum nos seguros de automóvel PCD com isenção é sobre o enquadramento do segurado e do principal condutor.

Segurado: A isenção é concedida nominalmente ao portador de deficiência. Por isso é comum pais adquirirem veículo em nome do filho portador de deficiência. O seguro só pode ser feito em nome de pessoa maior de 18 anos. Por isso se este filho for criança for menor de 18 anos o seguro deverá ser feito em nome do responsável.

Contudo, vale uma observação importante: No caso de indenização integral o salvado do veículo é transferido para a seguradora – se o veículo estiver no nome de menor será necessário que os responsáveis chequem junto ao DETRAN se será exigida autorização judicial para transferência, pois em alguns Estados a mesma é obrigatória para compra e venda de veículo de propriedade de menor incapaz, independente de incapacidade relativa ou absoluta.

Principal condutor: O principal condutor no perfil de risco também não precisa ser necessariamente o proprietário para quem foi concedida a isenção. O enquadramento do principal condutor segue as mesmas regras do seguro de carros sem isenção, a qual você pode conferir neste vídeo: “Quem pode dirigir no seguro? Regras de condutor principal e secundários”

#4 Prazo de entrega do veículo pode influenciar preço do seguro 

Outra dica importantíssima é estar atento ao prazo de entrega do veículo, pois ele poderá influenciar indiretamente o preço do seu seguro.

Os veículos adquiridos com isenção de IPI e ICMS no geral não estão disponíveis imediatamente para retirada na concessionária. Por conta disso, para essas compras o carro costuma ser entregue em média após 30 dias da emissão da nota fiscal.

Nesse meio tempo entre a emissão da nota fiscal e a retirada do carro, o consumidor costuma pesquisar o seguro de automóvel, afinal, já quer tirar o carro da concessionária com seguro. A tabela de preços das seguradoras sofrem grande variação mensalmente, podendo cair ou subir o preço na virada do mês. Como o prazo para entrega do veículo muitas vezes ocorre em 30 dias, pode ocorrer de a tabela de preços do seguro virar nesse meio tempo.

Por isso é importante o consumidor estar atento à previsão de data de entrega do carro e checar se ocorrerá mudança na tabela do seguro para não contar com um preço que posteriormente poderá mudar.

#5 Cobertura de garantia zero km

A isenção de IPI e ICMS é concedida para compra de carros zero km. Por isso outro ponto fundamental para este consumidor é estar atento à cobertura de garantia zero km no seguro de automóvel.

Esta cobertura garante que em casos de perda total por colisão, roubo ou furto sem recuperação etc., a indenização integral a ser paga pelo seguro usará como referência  a Tabela FIPE de um zero km e não de um semi-novo ou usado.

A SUSEP, órgão que regulamenta o mercado de seguros, determina que toda seguradora deve oferecer obrigatoriamente cobertura de garantia zero km de no mínimo 90 dias (~3 meses). Porém é possível estender este prazo para 180 dias (~6 meses) mediante contratação de cobertura adicional. Algumas seguradoras oferecem benefício de 180 dias gratuitamente.

Por isso a dica neste ponto é: dê prioridade às seguradoras que oferecem garantia zero km de 180 dias, afinal, é um proteção maior para você. Na Porto Seguro e Itaú a garantia zero km é oferecida gratuitamente. Na Tókio Marine opção de seguro “auto tradicional” também é de 180 dias, enquanto que na opção “auto clássico” é de 90 dias.

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

40 respostas para 5 dicas de seguro para carro PCD com isenção de IPI e ICMS

  1. Andre diz:

    Gostaria de fazer uma cotação no nome da minha mãe. Como posso entrar em contato?

  2. Edgar Luiz diz:

    Boa noite, adquiri um Creta PCD e gostaria de um orçamento, o carro foi comprado em nome do meu pai, o seguro dele é bônus 4, o meu é bônus 10, gostaria de saber se posso fazer o seguro no meu nome, pois sou o principal condutor?

    • Jessica diz:

      Olá Edgar, tudo bom? :)

      Enviamos e-mail com os dados necessários para cotação. Por gentileza, veja se recebeu ou nos passe um telefone/whatsapp para contato.

      Se preferir, também pode enviar os dados neste link.

      Tenha uma ótima semana!

  3. Marcio diz:

    Boa tarde, meu carro foi roubado, o mesmo estava segurado pela Porto Seguro incluindo a cláusula 20. Mesmo tendo essa cláusula tenho que correr atrás de dar baixa no IPVA ou impostos ou a própria seguradora já faz todo o proceso? Grato.

    • Jessica diz:

      Olá Marcio, tudo bom? :)

      Obrigada pelo contato!
      As guias dos impostos da isenção fiscal (IPI e ICMS) devem ser providenciadas pelo próprio segurado. É importante solicitar ao corretor responsável para verificar se sua apólice está na regra antiga ou regra nova da Porto Seguro.
      Na regra antiga, o segurado providencia as guias, envia à Porto e ela faz o recolhimento dos valores.
      Na regra nova, o segurado providencia as guias, faz o pagamento, envia os comprovantes à Porto e ela faz o reembolso. Se não tiver recursos para antecipar esses valores para só depois ser reembolsado, é recomendável solicitar ajuda do corretor para pedir à seguradora que antecipe esse valor para o senhor poder recolher os impostos.
      Após, o segurado recebe a indenização integral sem desconto dos impostos.

      Somos especialistas em seguros PCD. Enviei um e-mail para o senhor cotar conosco em uma próxima oportunidade ;)

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/muquiranaseguros
      Abraços!

  4. Vagner Bernardo Maciel diz:

    Bom dia Jéssica
    Poderia me passar a cotação de algumas valores de seguradoras pretendo adquirir um Jeep renegad 0km no (PCD)… Obrigado!

    • Jessica diz:

      Olá Vagner, tudo bom? :)

      Enviei e-mail com os dados necessários para cotarmos.
      Se preferir tratar por telefone ou whatsapp, por gentileza nos passe seu número.

      Qualquer dúvida nos chame, combinado?

      Abraços e ótima semana!

  5. GABRIELE diz:

    Boa tarde, Jessica! Tudo bom?
    Pretendo adquirir um Renegade PCD 0 Km, você poderia passar os valores de seguros para essa versão?
    Obrigada!

  6. Rogeria Maria Rubim diz:

    Bom dia! Meu pai comprou um Captur Renault 2018, e estamos cotando seguro pela Porto Seguro/Itau mas dizem que só podem colocar o valor da nota fiscal na apólice, que é de 62,540,00 e uma cláusula que paga os impostos. Está certo? É assim mesmo? Estou perdida porque não entendo nada de seguro. Obrigada

    • Jessica diz:

      Olá Rogéria, tudo bom?

      Pode colocar o valor da nota fiscal (somando valor efetivamente pago + ICMS + IPI da isenção) ou então o valor determinado sugerido pela seguradora.
      Não deixe de colocar a cláusula 20 se deseja cobertura para recolhimento dos impostos em caso de sinistro de indenização integral.

      Iremos lhe enviar um e-mail na 2ª f para cotarmos e lhe ajudar tbm, pode ser? :)

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui:
      https://youtu.be/-IH2KrR8fVE

      Saudações muquiranas!

  7. Guilherme diz:

    Boa tarde, Jessica! Tudo bem?
    Adquiri um Renegade PCD 0 Km, você poderia passar os valores de seguros para essa versão?
    Obrigado!

  8. alex sandro cintra diz:

    boa noite contratei um seguro pela libert 100 fipe carro pcd porem falaram que caso der PT so recebo o valor a nota fiscal 54,126, 00 so que o valor ele na fipe pelo codigo que o corretor colocou e 83.000 e agora qual o valor que vou receber caso venha ar pt no carro terei que recolher os impostos ou a seguradora desconta o valor o carro

    • Jessica diz:

      Olá Alex, tudo bom? :)

      Quando a seguradora não tem cobertura especial dos impostos (como é o caso da Liberty), em caso de indenização integral por colisão, o proprietário precisa primeiramente recolher os impostos para então receber o valor de indenização previsto na apólice. Se os impostos foram +/- de 15.900 reais, o senhor deverá recolher este valor para só depois receber os 83.000 da apólice. Portanto no final o senhor terá 67.100 em mãos.

      Não sabíamos que a Liberty estava aceitando limite de 83 mil para alguns modelos PCD. O senhor poderia nos informar qual seu modelo de carro para checarmos se o enquadramento está correto?

      Maiores detalhes neste post, tópico 2 e 3: “3 exemplos de como funciona seguro auto para PCD com isenção”

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui:
      https://youtu.be/-IH2KrR8fVE

      Saudações muquiranas!

  9. Adroaldo diz:

    Bom dia!

    Já possuo um seguro em meu carro, mas estou com pensamento de trocar o carro por um mais velho em questão de ano, mas muito melhor em conforto e tecnologia, mais antes de tomar esta decisão gostaria de saber se poderei usar o meu seguro e bônus neste veiculo mais antigo?

    • Jessica diz:

      Olá Adroaldo, tudo bom? :)

      Recomendamos contatar o corretor de seguros responsável pela sua apólice e pedir para que faça um cálculo de endosso de substituição de veículo. fazendo este cálculo o senhor saberá se há aceitação na seguradora e se gerará diferença de preço no seguro que o senhor já tem.
      Vale reforçar que quando for fazer este cálculo de endosso é importante informar placa e chassi do novo veículo para se certificar que a seguradora não tem restrições quanto ao veículo escolhido e não ter surpresas depois.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk

      Saudações muquiranas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *