5 dicas de seguro para carro PCD com isenção de IPI e ICMS

Confira 5 dicas indispensáveis que toda pessoa com deficiência precisa saber sobre seguro ao comprar seu primeiro carro com isenção de IPI e ICMS!

Se você está adquirindo seu primeiro carro com isenção de impostos para pessoas com deficiência, este post é especialmente dirigido para você! Ao longo do tempo nos especializamos no atendimento deste tipo de seguro e, por conta disso, recorrentemente ouvimos dúvidas comuns entre nossos segurados sobre a cobertura dos impostos, enquadramento do perfil de risco etc.

Abaixo você confere as 5 principais dicas do seguro para veículos com isenção que levantamos nos últimos anos de atendimento. Aproveite também para pedir sua cotação conosco – e não esqueça de informar que trata-se de veículo PCD com isenção ;)

Cotação Seguro Carro – 2

#1 Seguradoras com cobertura especial para impostos

Atualmente há três seguradoras com cobertura especial para quitação dos impostos: A pioneira foi Porto Seguro, seguida da Tókio Marine e, por fim, a Itaú.

  • Porto Seguro e Itaú oferecem uma cobertura adicional e especial para quitação dos impostos chamada “cláusula de despesas extraordinárias especial”. Esta cláusula garante que a seguradora quitará os impostos em caso de indenização integral e, ao final da operação, o proprietário receberá o percentual contratado da Tabela FIPE que no geral é de 100%.
  • A Tokio Marine permite a contratação de até 30% adicionais sobre a Tabela FIPE, podendo portanto ser contratado até 130% . Contratando 125% ou 130%, por exemplo, o proprietário terá 25% ou 30% adicionais para quitar os impostos em caso de indenização integral e, ao final da operação, continuar com 100% ou 105% em mãos.

Nas seguradoras sem estas coberturas especiais dos impostos, no caso de indenização integral será necessário que o proprietário quite os impostos para depois receber a indenização. Ou seja, os impostos são de responsabilidade do segurado. Isso significa que contratando 100% da Tabela Fipe, se os impostos representarem em torno de 25%, ao final o proprietário receberá uma indenização líquida do seguro de 100% – 25% = 75%.

Alerta: O grande problema é que o benefício da isenção só é concedido novamente a cada 2 anos. Por isso se o sinistro ocorrer neste meio tempo, esse diferença de 25% poderá atrapalhar os planos do proprietário em adquirir outro carro tão bom quanto o anterior. Aí a grande importância da cobertura especial.

#2 Carros que não constam na Tabela FIPE

Alguns modelos de veículo adquiridos com isenção de IPI e ICMS para PCD não constam na Tabela FIPE, como é o caso do Jeep Renegade 1.6 Automático, por exemplo.

Para esses casos a contratação do seguro não será feita por meio da cobertura de “valor referenciado” (Tabela Fipe), e sim pela cobertura de “valor determinado” (valor fixo).

Neste tipo de contratação, ao invés de usar a Tabela FIPE, estipula-se um valor fixo de cobertura, preferencialmente com base no valor de nota fiscal. Como o carro terá um valor de nota inferior devido à isenção dos impostos, deve-se considerar o valor de nota + impostos para determinação da importância segurada.

É importante nos enviar cópia na nota fiscal e descrição correta do modelo do carro para nossa equipe levantar este valor determinado corretamente, garantindo à você a cobertura mais adequada.

A contratação da cobertura especial não muda nos casos de valor determinado: Na Porto e Itaú a cláusula especial continuará garantindo a quitação dos impostos; na Tókio deverá acrescer o valor da nota em até 30% conforme o percentual de impostos em sua região.

Saiba mais em “Seguro auto PCD com isenção para carro sem Tabela FIPE”

#3 Segurado e Principal condutor

Outra dúvida comum nos seguros de automóvel PCD com isenção é sobre o enquadramento do segurado e do principal condutor.

Segurado: A isenção é concedida nominalmente ao portador de deficiência. Por isso é comum pais adquirirem veículo em nome do filho portador de deficiência. O seguro só pode ser feito em nome de pessoa maior de 18 anos. Por isso se este filho for criança for menor de 18 anos o seguro deverá ser feito em nome do responsável.

Contudo, vale uma observação importante: No caso de indenização integral o salvado do veículo é transferido para a seguradora – se o veículo estiver no nome de menor será necessário que os responsáveis chequem junto ao DETRAN se será exigida autorização judicial para transferência, pois em alguns Estados a mesma é obrigatória para compra e venda de veículo de propriedade de menor incapaz, independente de incapacidade relativa ou absoluta.

Principal condutor: O principal condutor no perfil de risco também não precisa ser necessariamente o proprietário para quem foi concedida a isenção. O enquadramento do principal condutor segue as mesmas regras do seguro de carros sem isenção, a qual você pode conferir neste vídeo: “Quem pode dirigir no seguro? Regras de condutor principal e secundários”

#4 Prazo de entrega do veículo pode influenciar preço do seguro 

Outra dica importantíssima é estar atento ao prazo de entrega do veículo, pois ele poderá influenciar indiretamente o preço do seu seguro.

Os veículos adquiridos com isenção de IPI e ICMS no geral não estão disponíveis imediatamente para retirada na concessionária. Por conta disso, para essas compras o carro costuma ser entregue em média após 30 dias da emissão da nota fiscal.

Nesse meio tempo entre a emissão da nota fiscal e a retirada do carro, o consumidor costuma pesquisar o seguro de automóvel, afinal, já quer tirar o carro da concessionária com seguro. A tabela de preços das seguradoras sofrem grande variação mensalmente, podendo cair ou subir o preço na virada do mês. Como o prazo para entrega do veículo muitas vezes ocorre em 30 dias, pode ocorrer de a tabela de preços do seguro virar nesse meio tempo.

Por isso é importante o consumidor estar atento à previsão de data de entrega do carro e checar se ocorrerá mudança na tabela do seguro para não contar com um preço que posteriormente poderá mudar.

#5 Cobertura de garantia zero km

A isenção de IPI e ICMS é concedida para compra de carros zero km. Por isso outro ponto fundamental para este consumidor é estar atento à cobertura de garantia zero km no seguro de automóvel.

Esta cobertura garante que em casos de perda total por colisão, roubo ou furto sem recuperação etc., a indenização integral a ser paga pelo seguro usará como referência  a Tabela FIPE de um zero km e não de um semi-novo ou usado.

A SUSEP, órgão que regulamenta o mercado de seguros, determina que toda seguradora deve oferecer obrigatoriamente cobertura de garantia zero km de no mínimo 90 dias (~3 meses). Porém é possível estender este prazo para 180 dias (~6 meses) mediante contratação de cobertura adicional. Algumas seguradoras oferecem benefício de 180 dias gratuitamente.

Por isso a dica neste ponto é: dê prioridade às seguradoras que oferecem garantia zero km de 180 dias, afinal, é um proteção maior para você. Na Porto Seguro e Itaú a garantia zero km é oferecida gratuitamente. Na Tókio Marine opção de seguro “auto tradicional” também é de 180 dias, enquanto que na opção “auto clássico” é de 90 dias.

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

40 respostas para 5 dicas de seguro para carro PCD com isenção de IPI e ICMS

  1. Marcia diz:

    Gostaria de fazer um cotacao
    Pego o carro dia 15

  2. romulo diz:

    Tenho um renegade automático PCD comprado com isenção em 2016, e contratei o seguro da versao sport AT pois minha versao nao tinha tabela fipe se acontecer algo com meu carro o sgeuro vai cobrir o valor da versao sport?

    • Jessica diz:

      Olá Romulo, tudo bom? :)

      Depende de como foi feita a negociação do corretor da apólice com a seguradora.
      Caso tenha sido solicitada aceitação para enquadramento do modelo Sport mesmo sendo o PCD Aut. e isso conste registrado formalmente (via protocolo, email etc.) a seguradora deverá garantir cobertura.
      Se se o enquadramento tiver sido feito sem consulta à seguradora, a garantia de cobertura dependerá da seguradora, podendo ser negada (por enquadramento divergente) ou aceita (mas com ajuste do valor de indenização).

      A nosso ver o caminho ideal é corrigir o modelo para o correto. Será necessário mudar a cobertura de valor referenciado (tabela FIPE) para cobertura de valor determinado (colocando o valor da nota fiscal + clausula para impostos ou valor adicional dos impostos). Maiores detalhes neste post: “Seguro auto PCD para veículo sem tabela FIPE”.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/FgJL6lQBmyA

      Saudações muquiranas!

  3. Mi diz:

    Quem te disse que se houver sinistro antes de 2 anos não se pode adquirir outra isenção? Em 2 anos não se pode transferir o carro sem autorização da Receita, ela autorizando nada impede de tirar outra isenção, então lógico que, se não há carro no seu nome vc pode sim solicitar nova isenção, o que impede é o carro no seu nome (prazo de 2 anos).

    • Jessica diz:

      Olá Mi, tudo bom?

      Nos baseamos na Lei 8.989 (ver aqui), art. 2º.

      Também acompanhamos alguns sites especializados no assunto.
      Esta informação em específico vi neste link (ver tópicos 4, 9 e 12).
      Já li notícias como esta aqui em que o STJ liberou nova isenção antes de 02 anos para um rapaz, mas como atuamos na área técnica de seguros e não com questões jurídicas não sabemos dizer se ocorre mudança na lei devido à jurisprudência. Seria necessário consultar um advogado.

      Se a senhora tiver informações mais atualizadas, pelo por gentileza nos enviar pois é do nosso interesse saber também ;D

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/FgJL6lQBmyA

      Saudações muquiranas!

  4. Elaine Nascimento diz:

    Eu gostaria de fazer um seguro de 24 meses para um carro com isenções de ipi e ICMS. Como proceder ?

    • Jessica diz:

      Olá Elaine, tudo bom?

      Peça sua cotação em http://www.muquiranaseguros.com.br
      O seguro bianual é interessante para economizar um pouco. Porém não recomendamos pois se ocorrer sinistro de indenização integral (PT, roubo, furto, incêndio) no primeiro ano, a apólice inteira (de 2 anos) é liquidada, sem possibilidade de devolução do valor referente ao segundo ano. Por isso recomendamos a opção de seguro anual.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A

      Saudações muquiranas!

  5. LEONARDO diz:

    tem direito a isencao do dpvat pcd tbm? grato

    • Jessica diz:

      Olá Leonardo, tudo bom?

      Como atuamos na área técnica de seguros privados, ainda que especialistas em seguro de automóvel para PCD, não temos informações sobre isenção de impostos no DPVAT. Desculpe.
      Recomendamos buscar um despachante pois ele poderá lhe instruir certinho sobre este ponto :)

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A

      Saudações muquiranas!

  6. Eliana Benedetti diz:

    olá, bom dia
    preenchi o formulario, mas não tenho certeza que tenha ido.
    Podem verificar, por fvr.
    Tenho um veículo já segurado (vence Mar 2018) e, em janeiro2018, será entregue meu veículo PCD. Posso aproveitar o seguro que tenho e fazer um complemento ou terei que cancelar e fazer outro??
    Grata

    • Jessica diz:

      Olá Eliana, tudo bom? :)

      Recebemos sim! Está aos cuidados da consultora Michele – ela irá buscar o melhor negócio para você.

      Com relação a sua dúvida, é possível aproveitar o bônus da apólice anterior. Para isso é preciso informarmos a classe de bônus atual (sem acréscimo) e, após, cancelar a apólice anterior.
      Caso o antigo veículo não seja vendido, é necessário fazer um seguro novo, sem bônus, para ele.
      A consultora lhe ajudará com todos esses passos.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A

      Saudações muquiranas!

  7. Adriana Spindler diz:

    Estou renovando no final deste mês o seguro do meu carro sem isenção e estou na parte de documentação para o novo veículo PCD. Como devo proceder com a seguradora??

    • Jessica diz:

      Adriana, bom dia!

      Há duas alternativas:
      1) Fazer endosso de substituição na apólice de seguro do antigo veículo. Isso dependerá de a seguradora ter aceitação para veículo PCD.
      2) Ou cancelar o seguro do veículo anterior para aproveitar os bônus na apólice do novo veículo. Esse tem sido o procedimento mais comum entre nossos clientes PCD, já que são poucas as seguradoras com produtos especiais para o público PCD.

      Enviamos um e-mail para lhe ajudar com os novos cálculos e instruir sobre o antigo seguro.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/e6UHyQwdGzo

      Atenciosamente,

  8. eduardo da silva diz:

    estou aguardando a chegada do meu renagade 2018 pcd tbm, esta dificil para obter cotacoes. poderiam me ajudar a ter uma ideia de valores?
    grato

  9. Rodrigo Neres diz:

    Boa tarde, e para Não condutor, como funciona? é o mesmo procedimento? Pois tenho uma filha de 9 anos e ja tenho o carro em nome dela, porém o valor na minha apólice esta de 100%

  10. Valdir de oliveira diz:

    Estou adquirindo um creta pcd ja fiz o pedido do carro o vendedor me garantiu que 40 dias eu pego o carro e eu gostaria de fazer um seguro total do carro e gostaria de saber qto fica. Se puder me responder agradeço .obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *