Saiba o que é e como funciona o seguro Carta Verde para viagens a Argentina, Paraguai e Uruguai!
Brasileiros que viajam para países do Mercosul devem obrigatoriamente ter a Carta Verde. No post de hoje explicamos o que é e como funciona este seguro.
Aproveite e faça sua cotação conosco!
Por que “Carta Verde”?
Porque ela precisa ser verde.
Ao fazer o seguro e emitir a apólice, ela deve ser impressa em papel sufite verde.
Particularmente, acho isso quase cômico. Mas é como as coisas são, fazer o quê.
O que é o seguro Carta Verde?
A Carta Verde é um seguro específico de responsabilidade civil para danos materiais e corporais a terceiros durante viagem aos países do Mercosul. Ele é obrigatório e a falta do mesmo impede a circulação dentro do país. Ele pode ser solicitado pelos fiscais das fronteiras.
As seguradoras atualmente tem produtos específicos que garantem cobertura dentro da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Como funciona?
Contratação: O seguro Carta Verde é de fácil contratação. São solicitados dados do proponente e do veículo segurado. Confira esses dados com atenção. Diferente do seguro de automóvel compreensivo (aquele tradicional, que dentro de território nacional cobre colisão, incêndio, roubo, furto etc.), a Carta Verde não tem perfil de risco, por isso não é necessário informar dados das pessoas que poderão dirigir.
Vistoria: Cabe a cada seguradora determinar se a contratação requer ou não realização de vistoria prévia. Porém a prática mais comum é não exigir vistoria prévia.
Pagamento: As formas de pagamento também dependem de cada seguradora. No geral aceita-se débito e boleto. Nas seguradoras que trabalham com cartão de crédito, também é possível.
Coberturas: A Carta Verde garante cobertura para danos materiais (limite de 40 mil dólares) e corporais (limite de 200 mil dólares) a terceiros, até o limite máximo contratado. Não há cobertura para o próprio veículo segurado.
Exemplo 1: Imagine que André viajou para a Argentina de carro. Passando por Buenos Aires, não se atentou a um ciclista e acidentalmente o derrubou. O ciclista sofreu várias escoriações e uma fratura na perna. A cobertura de danos corporais da Carta Verde de André tem limite de R$200.000,00. Isso significa que André poderá usar até este limite para indenizar o ciclista e/ou reembolsar despesas médico-hospitalares comprovadas do ciclista decorrentes do acidente. A Carta Verde não cobrirá os danos ao veículo do André (para isso, ver último tópico).
Exemplo 2: Agora imagine que Marlon viajou para o Uruguai e, na estrada, colidiu com um carro. Não houve vítimas. Marlon tem um seguro Carta Verde com limite de R$40.000,00 para danos materiais, por isso poderá usar até este teto para cobrir o reparo do veículo do terceiro. Assim como no exemplo anterior, a Carta Verde não cobrirá os danos ao veículo do Marlon (para isso, ver último tópico).
Exemplo de orçamento
Abaixo separamos um orçamento de seguro Carta Verde para você ver como essas informações aparecem. Veja que é bastante claro que não há cobertura de casco, não há franquia e há cobertura para danos corporais e materiais a terceiros. Também consta o período da viagem e países onde está garantida a cobertura.
Como ter cobertura do próprio veículo segurado?
Nos exemplos acima ficou bastante claro que a Carta Verde não cobre danos materiais ao próprio veículo segurado. Para ter este tipo de cobertura é necessário ter um seguro de automóvel compreensivo com:
- cláusula que já preveja cobertura para o país ao qual viajará
- ou cláusula particular que permita extensão de perímetro mediante pagamento de prêmio (preço) adicional.
Abaixo separamos um exemplo de cada para você ver como isso aparece nos contratos das seguradoras:
Aproveite e faça sua cotação de seguro Carta Verde conosco!
Precisando cotar seu seguro de automóvel também? Clique abaixo!