Perda total Liberty Seguros: como funciona?

Veja como funciona o contrato da Liberty em caso de perda total no seguro de automóvel!

Um dos principais intuitos do consumidor quando contrata um seguro de automóvel é se proteger da perda total. No post de hoje focaremos no seguro Auto Perfil da Liberty. Este é o seguro de automóvel compreensivo (popularmente conhecido como “seguro total” ou “seguro completo”) da Liberty. Mostraremos quais os critérios e valores de indenização para perda total, mostrando onde constam essas informações no contrato da seguradora.

Faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro – 2

1) Índice nas Condições Gerais

O primeiro passo para quem quer saber ler o contrato do seguro é olhar o índice, para saber em quais páginas constam as informações sobre as quais se deseja saber. Para o caso de perda total, você deverá buscar as sessões referentes à Liquidação de sinistros, Indenização integral e Pagamento de indenização integral – conforme sinalizei abaixo.

Índice Condições Gerais Liberty Auto Perfil, versão julho/2017

2) Critério para ser considerado PT na Liberty

Segundo o contrato da Liberty existem duas situações nas quais o veículo pode ser considerado como perda total:

  • Critério dos 75%: Danos iguais ou superiores a 75% do valor do carro na apólice.Exemplo 1: Suponha que um seguro foi feito com cobertura de 100% da Tabela FIPE (chamamos de “modalidade valor referenciado”). Se no mês do sinistro o veículo valia 100.000 reais na Tabela FIPE, o orçamento para reparo dos danos deverá ser de 75% de 100.000 = 75.000 reais ou mais para ser considerado perda total.Exemplo 2: Agora suponha que um seguro foi feito com cobertura de valor fixo de 50.000 reais (chamamos de “Modalidade valor determinado”). Em qualquer mês do ano o carro valerá 50.000 reais dentro da apólice. Independente de quando ocorrer o sinistro, o orçamento do reparo deverá representar 75% de 50.000 = 37.500 reais ou mais para ser considerado PT.
  • Danos estruturais: A Liberty tem um diferencial no contrato em relação a grande maioria das seguradoras, colocando uma cláusula que permite a perda total nos casos de danos à estrutura que inviabilizem a recuperação dentro dos critérios de segurança. Essa regra vale em qualquer seguradora, uma vez que o seguro deve obrigatoriamente repor o bem em perfeito estado de uso e segurança – porém o fato de isso constar explícito no contrato torna as coisas mais claras.
    É necessário laudo técnico realizado pelos especialistas da seguradora para comprovação dos danos estruturais.

Veja abaixo a cláusula contratual que aborda esses pontos. Além das regras que mencionamos acima, há ainda outro detalhe importante: remarcação de chassi não é critério para perda total dentro da Liberty (assim como nas demais seguradoras adota-se esta regra também).

Condições Gerais Liberty Auto Perfil, versão julho/2017

3) Valor de indenização integral

As regras na Liberty para indenização integral por perda total ou roubo e furto sem recuperação são as seguintes:

  • Limite: No caso de cobertura valor referenciado, será pago o percentual contratado da Tabela FIPE. Se tratar-se de veículo zero km dentro do prazo da cobertura de garantia zero km, a FIPE de referência deverá ser a de um zero km.
    Já no caso de valor determinado, será pago o valor fixo estipulado na apólice.
  • Prazo: O prazo para pagamento é aquele estipulado pela SUSEP, de até 30 dias contados a partir da entrega de toda documentação pelo segurado.

Condições Gerais Liberty Auto Perfil, versão julho/2017

Vale lembrar que quando ocorre pagamento de indenização integral o salvado do veículo é transferido para propriedade da seguradora.

Creio que essas sejam as principais informações sobre o assunto e espero que lhe ajudem!

Aproveite e peça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *