Seguro de veículo na garantia de fábrica pode levar em concessionária?

Saiba se veículos dentro da garantia de fábrica podem ser consertados em concessionária usando o seguro!

Quem tem veículo dentro da garantia do fabricante deve tomar alguns cuidados. É importante levar na concessionária sempre que são necessários reparos mecânicos ou elétricos para não comprometer a  garantia. No post de hoje mostraremos como isso influencia o seguro de automóvel nos casos de sinistro.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Veículo na garantia de fábrica:
Reparos mecânicos e elétricos devem ser feitos em concessionária

Quando o veículo sofre um sinistro de colisão ou de danos da natureza (por exemplo enchentes ou quedas de árvores) é muito comum serem necessários reparos de parte mecânica e/ou elétrica. Se o veículo está na garantia de fábrica, é imprescindível levar em oficina credenciada para não comprometer esta garantia.

Para reparos de pintura ou funilaria há mais flexibilidade, podendo ser levado no prestador de sua preferência, já que a garantia de fábrica não se refere a essas partes. Contudo, atenção: Se o reparo de funilaria exigir desmontagem, é importante checar se não existe risco de mexer em parte mecânica/elétrica – do contrário, é mais recomendável ir à concessionária.

Farei o conserto por meio do seguro…
Seguradora tem que aceitar concessionária?

E quando esses reparos serão feitos por meio do seguro? A seguradora tem que aceitar levar em concessionária?

Esta pergunta é comum porque no geral concessionárias não são oficinas referenciadas das seguradoras, enquadrando-se como oficinas de livre-escolha. Não significa que não existam concessionárias referenciadas nas seguradoras – existem, mas são minoria.

O segurado sempre tem livre escolha para levar o veículo onde preferir. Contudo, é necessário que haja acordo entre oficina escolhida e seguradora sobre o orçamento. Ainda que o veículo esteja na garantia de fábrica, isso não determia obrigatoriedade de a seguradora aceitar orçamentos muito acima da média de mercado, por isso mesmo nos casos dentro da garantia, é importante ter em mente que seguradora e concessionária podem (e muito provavelmente irão) negociar até chegar num ponto comum.

Em situações excepcionais pode acontecer de seguradora e concessionária não chegarem a um acordo com facilidade. Para esses casos, preparamos algumas dicas de como proceder. Confira no vídeo abaixo:

Faça sua cotação de seguro auto conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *