Terceiro pode exigir reparo em concessionária?

Entenda por que terceiro pode exigir reparo do veículo em concessionária e como proceder se não houver acordo entre seguradora e concessionária!

Quando ocorre colisão envolvendo outras pessoas o causador se torna responsável pelos prejuízos causados ao terceiro. Uma das formas de restituir este prejuízo está em fazer o reparo do veículo da vítima usando a cobertura de danos materiais a terceiros do seguro do causador. Nessas horas pode surgir a dúvida: o terceiro pode exigir que o reparo seja realizado em oficina concessionária?

No post de hoje responderemos essa questão e disponibilizaremos vídeo de nosso canal onde damos dica sobre o assunto.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Seguro é contrato entre segurado e seguradora,
não entre terceiro e seguradora

O ponto central para entender a dinâmica da cobertura de terceiros está em entender que o contrato do seguro (apólice) garante direitos e deveres entre segurado e seguradora. Não há cláusulas contratuais entre terceiro e seguradora, uma vez que não existe contrato entre essas partes. Não existe obrigação contratual de nenhum tipo, tanto do terceiro em relação a seguradora, quanto da seguradora em relação ao terceiro.

Por conta disso a palavra chave entre a relação terceiro-seguradora é: negociar. As partes devem negociar para chegar a ponto comum, sempre visando repor da melhor maneira possível os prejuízos do terceiro sem extrapolar o que é considerado como bom-senso.

Escolha por concessionária é cabível

A solicitação de fazer reparo em oficina concessionária, obviamente, é de bom-senso e cabível em qualquer situação. O terceiro tem livre escolha na escolha de onde fazer os reparos de seu carro, podendo escolher entre oficina referenciada sugerida pela seguradora ou então oficina de sua escolha, dentre as quais podem estar as concessionárias.

Contudo, é preciso ter em mente que a mera escolha de onde fazer o orçamento dos reparos não implica obrigação de a seguradora cobrir o orçamento se este estiver acima da média de mercado. Isso significa que, se a concessionária passar um orçamento muito alto e acima da média, a seguradora poderá fazer uma contra-proposta para chegar a um valor mais razoável. Mais uma vez, a palavra-chave é: negociar.

Chegando a um ponto comum sobre orçamento de peças e mão-de-obra a seguradora liberará o reparo na concessionária. Não sendo possível chegar a este ponto comum, recomendamos assistir o vídeo abaixo com dicas de como proceder.

Faça sua cotação de seguro auto conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *