Seminário Análise Econômica do Direito do Seguro – Unicamp

Olá queridos Muquiranas, tudo bom? :)

Neste post o assunto é um pouquinho diferente.

Tive a grande felicidade de ser convidada a compor o corpo de professores do curso de Especialização de Direito e Economia da Unicamp (maiores detalhes sobre o curso aqui). Lecionarei em disciplina sobre Análise Econômica do Direito do Seguro com foco em Contratos e Responsabilidade Civil, a partir da 3ª turma a iniciar em 2019.

Para estrear neste novo desafio, será realizado um seminário sobre o tema para turma 01. O evento será aberto ao público, sendo uma excelente oportunidade para nos conhecermos pessoalmente e também trocar ideias sobre o mercado de seguros.

Ao interessados, os detalhes constam abaixo. Será muito gratificante contar com a presença de vocês!

Data: 03/08/2018, 6ª feira
Horário: 19h30
Local: Auditório Jorge Tápia, Instituto de Economia Unicamp –
Tema: “Análise Econômica do Direito do Seguro: Responsabilidade Civil e Custos de Transação”.

Tópicos a serem abordados: O seminário tem por foco a análise econômica dos contratos de seguros, observando clausulados e regulamentação do setor. Serão tratados especialmente os seguros de Responsabilidade Civil, mas há espaço para debate sobre outros ramos também. Será apresentada a Teoria Econômica da Demanda e Oferta de seguros de Joseph Stiglitz¹ e demonstração sobre impacto do risco moral e assimetria de informações no equilíbrio de mercado concorrencial de seguros. Após, avançaremos na Teoria Econômica do Contratos de Ronald Coase² e Teoria Econômica da Responsabilidade Civil de Guido Calabresi³.

Aos participantes não economistas, não tenham medo: farei uma introdução didática aos conceitos econômicos e darei exemplos práticos do dia a dia para facilitar a assimilação dos conceitos de forma menos técnica ;)

Curriculum Vitae: Meu curriculum vitae consta disponível aqui.

Poster: Você confere detalhes neste poster do evento.

Detalhes sobre o curso: Aos interessados no curso de especialização, há informações detalhes neste site. Também é possível conversar com o Prof. Dr. Marcelo Justus (Coordenador) e Prof. Me. Thomas Conti (Auxiliar de Coordenação).

Referências bibliográficas:

Cooter e Ulen, “Law and Economics”, 2016, disponível aqui.

¹ Stiglitz, J. “Equilibrium in Competitive Insurance Markets: An Essay on the Economics of Imperfect Information”, 1976, disponível aqui.
² Coease, R. “The Problem of Social Cost”, 1960, disponível aqui.
³ Calabresi, G. “The Costs of Accidentes: A Legal and Economic Analysis”, 1979, disponível aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *