A influência do desmanche ilegal no preço do seguro

Saiba como o desmanche ilegal afeta o preço do seu seguro e qual o papel do cidadão brasileiro nesse quadro

desmanche ilegal influencia preço do seguro

O preço do seguro de automóvel é influenciado por diversos fatores dentre os quais têm destaque os altos índices de roubo de veículo. Muitos desses roubos são alimentados pela máfia do desmanche ilegal de automóvel, extremamente disseminado no Brasil.

Leia também: “Meu bônus subiu mas o preço do seguro também”

Indiretamente o desmanche ilegal afeta não apenas o bolso mas também a segurança e qualidade de vida do cidadão brasileiro. Mas para existir o desmanche, não basta existir a máfia: é preciso haver demanda. Para haver demanda, é preciso haver gente disposta a comprar e motivos pelos quais buscar o mercado negro… Vamos amarrar essas pontas?

  • Que tem o pé a ver com as mãos: Como o desmanche ilegal afeta o preço do seguro?

No Brasil o principal motivo de encarecimento do preço do seguro de automóvel é o altíssimo índice de roubo de veículos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública mais de 380.000 veículos são roubados por ano. O principal destino desses carros roubados é o desmanche ilegal.

Leia também: “Rastreadores de automóvel substituem seguro?”

O desmanche ilegal, por sua vez, é alimentado por diversos fatores, dentre os quais o tráfico de drogas ao qual muitos desmanches ilegais estão vinculados.

Outro fator muito relevante é o alto custo de reposição de peças que estimula a busca por esse mercado  negro. Nesses casos ocorre “seleção adversa”: O indivíduo tenta “economizar” buscando peças no desmanche ilegal. Mas com isso colabora indiretamente com o aumento dos índices de roubo que, fazendo o preço do seguro subir, anula sua tentativa de economizar.

Cotação Seguro Carro – 2

  • O que fazer: tentativas de remediação

Há um projeto de lei tramitando no Senado que propõe a regulamentação do desmanche legal, com a identificação e registro das peças num banco de dados, permitindo rastrear sua origem. A ideia por trás desta lei é que ao disponibilizar peças certificadas no mercado, o preço do seguro poderá diminuir.

Esse efeito de queda no preço do seguro decorreria de diversos motivos: A disponibilização dessas peças certificadas serviria de concorrência para as grandes montadoras, pressionando uma diminuição nos custos de reposição de peças. Além disso, seria uma maneira de desbancar aquele que majoritariamente tem sido o caminho alternativo para os altos preços: o desmanche ilegal. Combatendo o desmanche ilegal estaria se combatendo uma das principais faces das máfias de roubo de veículos.

A lei, porém, ainda não foi aprovada. A PLS 372/05, apresentada primeiramente por Romeu Tuma, foi vetada pela Presidente Dilma em 2011. Atualmente estão tentando aprová-la novamente.

Apesar do efeito positivo de tal lei, fica a dúvida se é uma solução ou remediação frente ao gravíssimo quadro da segurança pública no Brasil.

  • Porque nem só de dinheiro vive o muquirana… PAZ como melhor seguro

Segundo dados da FenSeg, mais de metade dos veículos roubados são destinados ao desmanche ilegal. Mas e a outra metade? Não se pode ignorar que o combate ao desmanche ilegal não resolveria totalmente os altíssimos índices de roubo de automóveis.

A única solução completa para um quadro como esse é a paz. Sem a altíssima criminalidade, os seguros se focariam em outros riscos cotidianos e diminuiriam de preço.

Mas não adianta ficar na demagogia: paz é uma palavra curta para um caminho longo. Para enfrentar o problema de segurança pública é preciso enfrentar todas suas raízes, tais quais a miséria e a desigualdade social. Por isso, muquirana, cumpra seu papel de cidadão! Pressione os governantes por políticas que atentem para essas questões.

Lei do Desmanche

Uma maneira de combater o desmanche ilegal é a Lei do Desmanche. Para saber o que é e como funciona esta lei, clique aqui!

E você, o que acha? Comente, critique, dê sua opnião! =D

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

3 respostas para A influência do desmanche ilegal no preço do seguro

  1. Pingback:Seguro sempre usa peças originais? | Muquirana Corretora de Seguros

  2. Pingback:Lei do desmanche: como funciona? | Muquirana Corretora de Seguros

  3. Pingback:Transporte público tem influência positivo no seguro de auto | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *