A saúde bucal pelos planos odontológicos e a dedução deles no seu IR

A busca por tratamentos odontológicos é uma iniciativa que têm beneficiado a saúde e o bem-estar das pessoas no pais, em todas as idades. 

Em cada fase da vida, os mais diferentes problemas podem ser prevenidos e tratados, preservando a saúde como um todo, uma vez que a saúde bucal impacta em toda saúde do corpo e na qualidade de vida do indivíduo.

Bebês, crianças, adolescentes até o crescimento, adultos e idosos têm diferentes demandas na saúde bucal. Assim, uma rotina de visitas frequentes aos profissionais e realização periódica dos tratamentos preventivos é uma prática que manterá a saúde e o sorriso no rosto por muito mais tempo, como se sabe!  

Não bastasse, você sabia que as despesas são dedutíveis do seu imposto de renda? Mas antes, vamos conhecer um pouco mais esse seguro.

Quais as coberturas previstas no rol da ANS?

* Consulta inicial de avaliação * Prevenção * Tratamento de cáries * Restauração com amálgama ou resina * Remoção de tártaro (limpeza) * Aplicação de flúor * Periodontia (tratamento e cirurgia da gengiva)
* Odontopediatria * Urgência e emergência 24h * Coroa de Cerômero * Coroa total metálica * Próteses previstas * Radiografia panorâmica e periapical * Cirurgias.

Quais outras coberturas são oferecidas pelas operadoras de planos odontológicos extra-rol?
* Documentação ortodôntica * Clareamento de dentes desvitalizados * Implantes * Mantenedores de espaço fixo e móvel * Radiografia de ATM * Dessensibilização dentária * Fechamento de diastema * Telerradiografia frontal * Enxertos gengivais e ósseos * Prótese parcial removível com grampos * Prótese removível provisória * Prótese total (dentadura) * Órtese miorrelaxante para DTM * Cirurgia com finalidade de tracionamento dentário * Consulta para instalação de aparelho ortodôntico * Documentação periodental * Tomografia * Reembolsos dentro dos serviços oferecidos e valores limites * Outros.

Cotação Seguro Carro - 2


Esses planos estão acessíveis somente às grandes empresas? 
Não! As PMEs vêm sendo cada vez mais privilegiadas nas coberturas de saúde e odonto, com opções de apólices a partir de 2 vidas. 


Quais as vantagens de ter um plano odontológico em lugar de fazer meu tratamento particular?

* Os planos dão maior abrangência ao fornecimento de atendimento mantendo uma rede local, regional ou nacional, podendo socorrer você nos casos de urgência e emergência durante deslocamentos físicos;

* O rateio dos custos nas apólices, reduz os valores de alguns tratamentos, tornando-os acessíveis a um maior número de pessoas;

* Os profissionais cadastrados são minimamente selecionados pelas operadoras, segundo critérios de qualificação que protegem os usuários, incluindo a boa reputação do prestador;

* Como forma de incentivo às contratações, os planos mantém uma rede de parceiros que oferecem descontos exclusivos aos usuários em farmácias e outros segmentos de saúde;

* Rede credenciada ou referenciada com central de atendimento;

* Aproveitamento na declaração do imposto de renda;

* Outras.

Como posso aproveitar as despesas do atual plano odontológico na declaração do IR? 

Para os que já têm seu plano odontológico, os gastos com ele  devem ser informados na ficha Pagamentos Efetuados, sob o código 26.

Informe o CNPJ e o nome da operadora, o valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível. Informe, ainda, se os gastos foram feitos com o seu próprio plano de saúde, o de um dependente ou de um alimentando.

Siga as instruções do informe de rendimentos entregue pela operadora do plano ou pelo seu empregador, no caso de um plano corporativo. Caso seu empregador pague integralmente seu plano, e nenhuma parcela saia do seu bolso, você não precisa declarar gastos com o plano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *