Airbag abriu sozinho. Seguro de automóvel cobre?

Se o airbag do veículo abrir sozinho sem nenhuma colisão, haverá cobertura do seguro de carro? Veja resposta!

Recebemos a seguinte dúvida do nosso visitante Leonardo:

Bom dia,

O airbag do meu carro acionou depois que passei no quebra-mola desprevenido, gostaria de saber se a seguradora paga esse prejuizo, não aconteceu nada com o carro só acionou os airbags.

Confira nossa resposta abaixo!

Cotação Seguro Carro – 2

Olá Leonardo, tudo bom? :)

A cobertura do airbag dependerá se o acionamento do mesmo foi decorrente de eventos externo ou vício interno ao veículo. Vou explicar melhor abaixo.

O seguro cobre riscos com garantia de cobertura previstos na apólice, os quais estão relacionados a eventos futuros e incertos externos ao bem segurado, como por exemplos colisão causada pelo segurado, colisão causada por terceiros ao segurado, danos da natureza (quedas de árvores, enchentes e alagamentos, granizo etc.), etc. Vícios internos ao bem segurado, por exemplo defeito de fábrica ou falta de manutenção do veículo, são considerados riscos excluídos e por isso não tem cobertura.

A exclusão dessas situações devem constar em cláusula específica das Condições Gerais, conforme exemplo abaixo:

Exemplo Cláusula Contratual – Condições Gerais Bradesco, versão 2016

Sabendo disso, o primeiro passo é buscar identificar se o acionamento do airbag foi decorrente de falha mecânica ou de fator externo. Pela sua descrição, em princípio, parece ser um defeito de fábrica já que o airbag não deveria acionar ao passar em quebra-molas, porém é necessária uma vistoria para confirmar essa informação.

A recomendação nesse caso é solicitar ajuda do corretor de seguros responsável pela sua apólice para fazer constatação e abertura do sinistro. A seguradora analisará a ocorrência e com o envio de um perito para avaliação dos danos, poderá lhe informar se foi ou não dano de natureza externa com cobertura garantida.

Se for identificado que o airbag abriu em decorrência de falha mecânica não haverá cobertura por meio do seguro. Neste caso, se o veículo estiver dentro da garantia, deve-se buscar o fabricante para fazer os reparos sem ônus ao proprietário.  Se não estiver mais na garantia será necessário contatar o fabricante para checar se concordam em fazer o reparo sem ônus; não havendo acordo nesse sentido, seria necessário checar com um advogado se existe responsabilidade do fabricante pelo airbag mesmo após vencimento da garantia tendo comprovado que o mesmo não foi acionado por mal uso ou falta de manutenção do proprietário.

Espero que essas informações ajudem de alguma forma! Aproveite e peça também a cotação do seu seguro com a gente ;)

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *