Aplicativos de smartphone e seguros para combater câncer

Conheça aplicativos que vem ajudando no combate ao câncer e a importância do seguro de vida na superação desses casos

Aplicativos de smartphone e seguros para combater câncerA tecnologia focada em dispositivos móveis como smartphones e tablets vem se desenvolvendo a todo vapor, especialmente com o engajamento de renomados institutos de pesquisa de medicina na criação de aplicativos focados no diagnóstico e combate de diversos tipos de câncer. É impressionante o que já existe nesse campo, e o que ainda está por vir! A titulo de curiosidade, preparamos uma lista de aplicativos que vem ajudando no diagnóstico e combate ao câncer, com amplo trabalho de conscientização e difusão de informações. Procuramos também mostrar a importância de outro trabalho de conscientização muitas vezes ignorado: o da importância do seguro de vida na superação desta doença.

Leia também: “Seguro de vida para mulher protege de câncer de mama”

Em todas as dicas de aplicativos, ressalto em letras garrafais: nenhum desses aplicativos substitui o médico. O acompanhamento médico, em caso de suspeita ou diagnóstico de câncer, é imprescindível. De maneira alguma, com as dicas abaixo, procuramos incentivar comportamentos irresponsáveis ou intransigentes, em que se “substitui” o médico pelo aplicativo. Esses são aplicativos que, para efeito de curiosidade sobre o desenvolvimento tecnológico recente, instigam a criatividade e a conscientização.

Aplicativos para iPhone muito inusitados
para ajudar no combate ao câncer

Câncer de pele

UMSkinCheckUMSkinCheck (baixe para iPhone): Desenvolvido pela Universidade de Michigan, este aplicativo ajuda no diagnóstico dos mais comuns tipos de câncer de pele. Através de um quiz que determina a propensão do indivíduo à doença e de fotos tiradas do próprio corpo, ele permite um acompanhamento da saúde de sua pele. Disponibiliza ainda vídeos explicativos e descrições detalhadas para orientar os usuários.

Câncer urológico

Rotinas TerapeuticasRotinas Terapeuticas (baixe para iPhone): Pensando em disponibilizar informações sobre cânceres urológicos de maneira direta e objetiva, o Hospital AC Camargo desenvolveu esse manual de rotinas e condutas terapêuticas para orientar profissionais e pacientes. A ideia não é, de modo algum, ignorar a especificidade de cada caso, mas ajudar nos tratamentos através da disponibilização de fluxogramas e protocolos.

 Câncer de mama

Your Man ReminderYour man reminder (baixe para iPhone e para Android): Este aplicativo é, sem dúvida, muito inusitado. Pensando em incentivar o exame mamário, muitas vezes esquecidos pelas mulheres no dia à dia, criaram um aplicativo que periodicamente lembra de fazer o exame. Mas não é um lembrete qualquer: a mulher escolhe um bonitão de sua preferência para lembrá-la rs! Com certeza a proposta gera polêmicas devido ao apelo um pouco sexista… Mas vale pela tentativa de conscientizar determinado público feminino com descontração. O que você acha?

Oncologia em geral

Atlas OncologiaAtlas da Oncologia (baixe para iPhone): Este aplicativo traz uma enciclopédia de imagens em alta qualidade para ajudar o médico a explicar ao paciente o funcionamento e estágios da doença. Criado para profissionais da medicina, é patrocinado pela Novartis Oncologia.

 E o futuro nos reserva muito mais…
Aplicativos ainda por vir

Os aplicativos acima são focados na prevenção e tratamentos e, alguns outros, no diagnóstico de cânceres mais simpls. Há ainda outras linhas de pesquisa e desenvolvimento focadas no uso de gadgets para ajudar no diagnóstico de diversos tipos de câncer mais complexos. 

Um desses casos é o aplicativo desenvolvido por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, que é capaz de detectar tumores utilizando poucas células do paciente, evitando biópsias mais agressivas. Funciona a partir de chip de micro ressonância magnética que, a partir de nanopartículas magnéticas, medem níveis de proteína na pessoa,  procurando marcadores que servem como indício de câncer. Diferente dos métodos tradicionais, cujo resultado demora em média 3 dias, o aplicativo dá os resultados em uma hora e tem se mostrado bastante eficiente nos testes realizados pelo Hospital.

 

Outro tipo de conscientização…
A importância do seguro de vida na superação do câncer 

O trabalho de conscientização dos riscos do câncer é fundamental para o diagnóstico no tempo certo, quando as chances de cura através de tratamento ainda são altas. Para além desse tipo de conscientização, é necessário ainda um outro tipo, a respeito a importância de um seguro muitas vezes “subestimado” pelas pessoas: o seguro de vida.

Ainda predomina no imaginário do brasileiro a ideia de que o seguro de vida só serve para “minha família receber um valor caso eu venha a falecer”. Mas está longe de ser apenas isso. O seguro de vida garante que em circunstâncias adversas como doenças graves ou invalidez por acidente, você e sua família consigam manter o mesmo padrão de vida até superar o problema. Ou seja, o seguro de vida é uma “folga” financeira num momento de tribulação.

Para conhecer os benefícios do seguro de vida, leia também:
“Seguros de pessoas protegem de infortúnios da vida”

Essa estabilidade financeira num momento de doença, como o câncer, é fundamental para ajudar em sua superação. Os custos com tratamentos e cirurgias muitas vezes se tornam um desafio a parte num diagnóstico de câncer, por isso estar amparado por um seguro de vida adequado às suas necessidades é primordial.

Faça já cotação do seu seguro de vida: clique abaixo ou nos contate!
fazer-pedido-de-cotação-de-seguro
[email protected]
(19) 3304 9920

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *