“Bateram no meu carro antigo e não há peças para o conserto. O que o seguro do causador fará?” Confira resposta!
Recebemos a seguinte dúvida de nosso visitante Thiago:
“Olá! Uma mulher bateu no meu carro, ela assumiu a culpa. O meu carro é antigo e não há peças para conserto. A seguradora pagará como perda total? Se sim, irá pagar com base na Fipe? Mas o valor é inferior ao que realmente vale em mercado. Como faço?”
Confira nossa resposta:
Thiago, boa tarde! Tudo bom?
Como você está entrando como terceiro no sinistro, nestes casos a recomendação é primeiramente aguardar a análise da seguradora para checar qual será a proposta dela.
Quando o veículo é antigo e não há peças novas e originais disponíveis no mercado, geralmente a seguradora propõe um dos dois caminhos: 1) a perda total do veículo com indenização integral; ou 2) o conserto do carro, de modo que o seguro arca com parte dos custos e o proprietário se responsabiliza por providenciar as peças, podendo neste caso buscar peças recondicionadas.
Se ela propuser o caminho (1) da perda total, como o senhor é terceiro não há clúausla contratual que a obrigue pagar a indenização integral com base na Tabela FIPE. Por conta disso a companhia poderá propor o pagamento da indenização com base na Tabela FIPE ou então com base em uma pesquisa do valor médio de veículos equivalentes ao modelo do seu em sua região.
Se o senhor não estiver de acordo com o valor proposta, recomendamos fazer um levantamento de 03 orçamentos de veículo equivalente ao seu (inclusive em estado de conservação e uso) para fazer uma contra-proposta. Será necessário buscar um acordo com a seguradora. Não sendo possível chegar a um senso comum, a recomendação é levar o caso às Pequenas Causas ou recorrer judicialmente com a instrução de um advogado.
Por fim, se a proposta feita pela seguradora for pelo caminho (2), do conserto do veículo, recomendamos negociar o valor do conserto com a seguradora, levando em conta que ele será menor que o valor que seria pago em caso de indenização integral. É comum, neste caminho, a seguradora solicitar ao terceiro que assine uma carta na qual ela afirma estra de acordo com o procedimento e se responsabilizar pela aquisição das peças, isentando a seguradora de responsabilidade tendo em vista não serem peças novas e originais com garantia de fábrica.
Esperamos que estas informações ajudem! :)
O seguro auto roubo tem boa aceitação e preços acessíveis para veículos antigos. Aproveite e peça uma cotação!
Oi, obrigada por ajudar respondendo.
Bateram no meu carro(ano 1999), pintaram somente a parte afetada, dando diferença entre os brancos, o meu carro está encardido, porém o seguro da pessoa que me atingiu não cobriu pintar o carro todo. Isto está correto eu posso aceitar pegar meu carro com a parte do parachoque branco neve e o restante do carro branco amarelado?
Como faço neste caso?
Shirley, boa tarde!
O seguro cobre somente os reparos (inclusive pintura) dos itens e áreas danificados pelo motorista segurado. Para área não afetadas no sinistro, não há cobertura de reparo ou pintura, ficando a encargo do proprietário a manutenção.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE
Atenciosamente,