Carro reserva do seguro exige cheque ou cartão crédito. Isso pode?

Ao usar o benefício de carro reserva do seguro de automóvel pode ser exigido cheque calção ou limite mínimo no cartão de crédito? Confira resposta!

Nossos visitantes Sergenson Nascimento e Daniel Nascimento nos enviaram a seguinte pergunta:

“Fiz seguro do meu carro com carro reserva, fui então fazer o uso do benefício e quando cheguei na locadora que fui direcionado para pegar o carro me pediram uma calção de 1000,00 reais , mais em momento algum me informaram sobre isso na contratação e nem tem no meu contrato isso. O que deve fazer?

“Contratei a meu seguro e na hora de solicitar o carro reserva me foi exigido um cartão com limite mínimo de 1.000,00 ou um cheque nesse valor pra poder retira o carro em uma locadora. isso é legal? pois não consta isso no contrato.”

Veja nossa resposta:

Olá Sergenson e Daniel, tudo bom com vocês?

A seguradora cobre os custos das diárias da locação do carro reserva. Contudo, as regras para retirada do carro são definidas pela locadora de carro, de acordo com o contrato da mesma. Este contrato de locação independe do seguro feito pelo segurado, sendo feito pela locadora de acordo com suas regras de operação.

A grande maioria das locadoras exige que:

  • O condutor seja maior de 21 anos;
  • Possui habilitação para dirigir (CNH) há pelo menos 02 anos;
  • Tenha cheque calção ou um limite mínimo no cartão de crédito

Porém, cada locadora tem autonomia sobre seus contratos e pré-requisitos, podendo variar de uma empresa para outra.

Neste sentido, como os senhores não tinham conhecimento destas regras, recomendamos solicitar ajuda de seu corretor para negociar com a locadora a flexibilização destes pré-requisitos ou então procurar uma locadora alternativa mais flexível.

Algumas colocam observação em sua propostas informando que a locadora pode vir a solicitar este tipo de coisa, porém infelizmente são minoria. A nosso ver, seria fundamental todas seguradoras colocarem esta observação em suas propostas para evitar confusões, porém ainda não é prática recorrente.

Esperamos que estas informações possam lhes ajudar.

Quando forem renovar seus seguros, aproveitem para pedir uma cotação com a gente :)

Cotação Seguro Carro – 2

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

2 respostas para Carro reserva do seguro exige cheque ou cartão crédito. Isso pode?

  1. Eliezer Junior diz:

    Qual o objetivo dessas exigências? O segurado vai pagar algo?

    • Jessica diz:

      Eliezer, boa tarde!

      As exigências são das locadoras. Acreditamos que seja uma forma de eles diminuírem o risco de acontecer algo com o veículo locado, porém como atuamos somente na área de seguros não temos acesso a esta informação para lhe passar com certeza.

      No contrato de locação deverá estar especificado em que situações este cheque calção ou limite de crédito poderá ser descontado.

      O seguro arca com as diárias da locação, até o limite máximo contratado, portanto o segurado não tem custos com a diária. Porém a responsabilidade pelo uso do veículo é do locatário dentro das cláusulas do contrato feito com a locadora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *