Cobertura de queda de raio para seguro de carro não tem franquia

Saiba como funciona a cobertura de quedas de raio para seguros de automóvel: indenização, franquia e exclusões

Cobertura de queda de raio para seguro de carro não tem franquiaMuitas pessoas não sabem, mas o seguro de automóvel cobre muitos riscos além do roubo e colisão, como por exemplo os danos causados a seu automóvel por queda de raio. No Brasil, país com maior incidência de raios, trata-se de uma cobertura muito importante, mas pouco mencionada. Você sabia que para esta cobertura não existe franquia?

Leia também: “Brasil é o país com mais queda de raios: como se proteger?”

A chance de seu carro ser atingido por um raio é pequena – por isso durante tempestades, uma dica é se abrigar dentro de veículos fechados. Já no caso de motos, a chance é bem maior, diante do que se recomenda não dirigir motos ou bicicletas em dias de raio.

Azar por um lado, sorte por outro…
Não há franquia para danos por queda de raio

Pois é! Se você for “premiado” e der o azar de seu veículo ser atingido por um raio, terá em contrapartida o benefício de não ter que pagar franquia. Isso significa que a seguradora arcará integralmente com os danos causados ao seu automóvel, não havendo qualquer participação financeira do segurado.

Leia também: “Seguro para smartphone, notebook e tablet não tem franquia”

Outros casos que dispensam o pagamento de franquia: quando o automóvel é roubado e não é encontrado e quando há perda total do veículo. Lembrando que perda total é quando os custos para recuperação do veículo ultrapassam 75% do valor segurado.

Cotação Seguro Carro – 2

Indenização:
Quanto recebo caso meu veículo for atingido por um raio?

Em caso de perda total, o segurado receberá a porcentagem da Tabela Fipe que contratou no seguro. Se contratou 100% da Tabela Fipe, receberá 100% do preço estimado para seu carro no mês do sinistro. Se contratou 110%, receberá 110% – e assim por diante.

Para entender melhor leia: “Tabela FIPE: o que é, para que serve e como funciona no seguro”

No caso de o veículo não chegar a dar perda total, a seguradora cobrirá os custos para arrumá-lo.

Exclusões
Que casos a seguradora não cobre?

seguro de automóvel contra quedas de raioA seguradora não cobre situações em que se conste agravamento do risco ou má fé do segurado. No caso de raios essas situações são muito improváveis.

É praticamente impossível o segurado agravar o risco de cair um raio sobre seu automóvel. Duvido que alguém se atreveria a dirigir num deserto em meio a redes de alta tensão numa noite de tempestade de raios. Estaria obviamente agravando o risco de ser atingido por um raio. Mas, convenhamos… Num caso desses seria mais útil ter um seguro de vida rs!

Agir de má fé é mais improvável ainda, uma vez que a pessoa teria que forjar a queda de um raio. E a não ser que você seja camarada do Thor (rs!), não será possível.

O que vale ressaltar é que alguns seguros de automóvel tem benefícios para residência e empresa. Nesses benefícios a cobertura de danos por raio é excluída, pois são benefícios que procuram atender situações simples e cotidianas. Para proteger efetivamente sua residência ou empresa de danos por queda de raio é necessário contratar um seguro residencial e empresarial, respectivamente, com a devida cobertura opcional para esse tipo de risco.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *