Cobertura manutenção ampla seguro risco de engenharia

Entenda o que é cobertura de manutenção ampla no seguro de risco de engenharia!

Há diversas modalidades de seguro importantes para realização de uma construção civil e/ou serviços de instalações e montagens. Recomendamos a leitura deste post para detalhes: “Quais os seguros indicados para uma construção civil?”.

Dentre essas modalidades está o seguro de Riscos de Engenharia, com foco na garantia de danos materiais à própria obra e/ou materiais e equipamentos utilizados na mesma. Dentro de uma apólice de Riscos de Engenharia existem diversas coberturas opcionais interessantes, com destaque para cobertura de manutenção ampla.

No post de hoje explicaremos o que é “manutenção ampla”, qual sua diferença em relação à “manutenção simples” e exemplificaremos como ela pode se fazer necessária.

Somos especialistas em seguros para construções. Fale com nossos especialistas!

Cotar Seguro Responsabilidade Civil – RC Operações – RC Obras – RC Prestação de Serviços

O que é “manutenção”
para efeitos do seguro?

Uma vez finalizada uma obra civil e/ou serviço de instalação e montagem, é comum ser necessária correção de problemas e defeitos constatados após entrega da obra. Chamamos esses ajustes de “manutenção”.

Os contratos de construção civil e/ou instalações e montagens costumam ter cláusula prevendo alguns tipos de manutenção obrigatória: empreiteira ou construtura se comprometem a realizar manutenções especificas de modo que o contrato não finda, necessariamente, após a entrega.

Durante a realização de serviços de manutenção, existe risco de danos materiais a própria obra. Esses riscos não estão garantidos dentro da cobertura básica do seguro de Riscos de Engenharia, sendo necessário contratar uma das duas coberturas de manutenção disponibilizadas pelas seguradoras: simples ou ampla.

Manutenção Simples
versus
Manutenção Ampla

A manutenção simples garantirá danos decorrentes de manutenção realizada somente após finalizada e entregue a obra. Ou seja, não cobre danos decorrentes de manutenção feita durante o período da obra, quando ela ainda não foi entregue.

Já a manutenção ampla estende o período de garantia de danos por manutenção também para o período em que a obra está em andamento. A garantia de danos por manutenção ocorre tanto durante a obra quanto após sua finalização e entrega.

Imagem 1 – Período Manutenção Simples e Manutenção Ampla no seguro Riscos de Engenharia

O prazo para cobertura de manutenção após entrega da obra é negociado, sendo geralmente de 60 ou 90 dias. Poderá ser maior que isso, mas nunca ultrapassando o tempo de vigência da obra. Por exemplo: Uma obra de 250 dias, poderá ter garantia para manutenção de no máximo 250 dias.

Como isso aparece nas cláusulas contratuais?

Na figura 2 abaixo mostramos como esta regra aparece nas cláusulas contratuais do seguro de Riscos de Engenharia da seguradora AIG. Clique na imagem para ver em tamanho grande.

Imagem 2 – Cláusulas de cobertura manutenção simples e manutenção ampla, seguro riscos de engenharia, seguradora AIG, versão agosto/2018

Exemplos

Exemplo 1: Imagine que após a entrega de um edifício residencial, é verificado que o batente da porta estava torto de modo a impossibilitar que a porta feche adequadamente. O erro foi constatado durante o período de manutenção previsto no contrato da obra. A empreiteira envia seu funcionário para fazer a correção. Durante o serviço de retirada do batente, ele comete um erro e parte da parede cai.

Houve dano físico a própria obra em decorrência de manutenção, após entrega do imóvel pela empreiteira. Portanto, para haver cobertura desses danos especificamente, será necessário checar se o seguro de riscos de engenharia tinha pelo menos cobertura de manutenção simples ou então manutenção ampla.

Exemplo 2: Durante a construção de um imóvel comercial, o engenheiro verifica que a instalação dos armários não foi feita adequadamente. A construtora decide fazer a manutenção antes da entrega do imóvel, ou seja, durante a obra. Ao realizar a manutenção dos armários, ocorre dano no piso de marmoraria que já estava instalado.

Houve dano físico à própria obra em decorrência de manutenção durante o período da obra. Para haver cobertura desses danos, será necessário ter cobertura de manutenção ampla dentro do seguro de riscos de engenharia. Se tiver somente manutenção simples, não haverá cobertura.

Faça cotação do seguro Riscos de Engenharia e RC Obras Civis conosco. Ajudaremos você do começo ao fim!

Cotar Seguro Responsabilidade Civil – RC Operações – RC Obras – RC Prestação de Serviços

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *