Recomposição de registros e documentos seguro residencial

Entenda o que é e como funciona a cobertura de recomposição de registros e documentos no seguro residencial!

Já parou para pensar quantos documentos nós somos obrigados a ter? Além dos usuais que precisamos carregar conosco o tempo todo, como RG, CPF ou CNH, há ainda aqueles que ficam guardados em casa: certidão de nascimento, certidão de casamento, pacto antenupcial, registro de imóvel, comprovantes de pagamento de impostos (por exemplo, IPTU), contratos de locação, notas fiscais de veículos e outros bens, etc.

Se o imóvel onde estão guardados todos esses documentos for acometido por um incêndio, há grande probabilidade de eles serem destruídos pelo fogo. Para este tipo de risco existe a cobertura de recomposição de registros e documentos no seguro residencial. Neste post explicaremos como ela funciona!

Somos especialistas em seguros. Faça cotação do seu seguro residencial com a gente!

Cotação Seguro Casa – 2

Como funciona?

Opcional: O primeiro ponto é saber que a cobertura de recomposição de registros e documentos é opcional. Portanto, ela não vem automaticamente no seguro residencial. O consumidor-segurado deve optar por contratá-la pagando prêmio (preço) adicional. Vale ressaltar que esse valor adicional é baixo, então não pesa no bolso.

Reembolso ou Indenização: A seguradora poderá dar a garantia da cobertura por meio de indenização ou reembolso. O mais usual é o reembolso: o segurado envia os comprovantes das despesas com para refazer os documentos perdidos e a seguradora lhe reembolsa.

Tipos de documentos: A seguradora poderá estipular nas cláusulas contratuais do seguro quais registros e documentos são garantidos ou excluídos dentro da cobertura. O mais usual são garantia mais “abertas”, onde as especificações mais pontuais estão nas exclusões. É comum a exclusão de cobertura para papel-moeda ou moedas cunhadas, ações, ordens de pagamento e documentos que se assemelhem a mercadorias (por ex., vídeos e CDs). A seguradora também pode colocar limites de utilização para documentos não obrigatórios e dispensáveis.

Tipos de sinistros: É prática comum entre as seguradoras garantir esta cobertura em eventos de incêndio. Há diversos outros tipos de sinistros a que um imóvel está sujeito (por ex., queda de raio, explosão, vendaval, enchente etc.) – porém, desconheço seguradora que garante cobertura de recomposição de registros e documentos nesses outros tipos de evento. Se conhecer alguma, comente com a gente!

Onde encontro essas informações?

Cada seguradora pode colocar suas próprias regras no funcionamento da cobertura. Para saber as regras específicas da sua, é necessário consultar as cláusulas contratuais previstas nas Condições Gerais. As companhias disponibilizam esse documento em PDF em seus sites e/ou área do cliente, mas o corretor responsável por sua apólice também pode solicitar e enviar para você ;)

Na Imagem 1 abaixo coloquei exemplo desta cláusula na seguradora Tókio Marine.

Imagem 1 – Condições Gerais Seguro Residencial Tókio Marine, versão OUT2018

Para quem é recomendado?

Esta cobertura é recomendada para qualquer pessoa que guarde registros e documentos em sua residência (apartamento ou casa). Como seu prêmio (preço) é acessível, não sairá caro.

Há pessoas cuja guarda de documentos é feita pelo escritório de advocacia da família ou em empresas especializadas em guarda de documentos. Para esses casos, considero a cobertura dispensável, afinal, não haverá documentos dentro do local segurado a serem garantidos, de modo que a cobertura se torna inócua. Contudo, é importante verificar nos locais para os quais foi terceirizada esta guarda se eles tem esta cobertura em seus contratos e/ou quais as garantias dadas pela empresa no caso de ocorrência de incêndio dentro de seus espaços.

Faça cotação do seu seguro residencial com nossos especialistas!

Cotação Seguro Casa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *