Como funciona seguro de carro em caso de engavetamento?

como funciona seguro de automóvel em casos de engavetamentoDescubra como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento!

Os engavetamentos são situações mais comuns do que se imagina, principalmente por conta da correria do dia a dia, que aumenta distrações e imprudências no trânsito. Ao ocorrer um engavetamento é uma grande confusão… Fica no ar quem é responsável pelo quê e, quando as pessoas envolvidas tem seguro, não se sabe o seguro de quem se deve acionar.

Neste artigo explicaremos como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento. Daremos alguns exemplos para você entender melhor, mas caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar seu caso pessoal, escreva nos comentários para que possamos ajudar.

Esbarrão X Empurrão

Os motivos do engavetamento geralmente são de dois tipos: ou alguém freia bruscamente e ocorre um esbarrão atrás do outro; ou alguém que vem atrás da fila dá um empurrão em todo mundo. Veja alguns exemplos para visualizar melhor o que queremos dizer por “esbarrão” e por “empurrão”:

  • Um esbarrão atrás do outro: um animal na pista, um pedestre ou ciclista desavisado, um semáforo por fechar, enfim, uma distração ou susto qualquer que causa uma freada brusca e inesperada, deixando o motorista que vem atrás sem tempo de reagir. Nesses casos o engavetamento começa na ponta da frente da fila de carros.
  • Um empurrão inicial impulsiona todos os demais: O último da fila vem com tudo e, colidindo com o penúltimo da fila, impulsiona todos os demais carros fazendo-os colidir. Pode ser um apressadinho, um distraído, um afobado, um motorista inexperiente, mas no final o que ocorre é um grande empurrão de trás da fila. Nesses casos o engavetamento começa na ponta de trás da fila de carros.

Abaixo você confere como saber quem é o culpado quando o engavetamento é causado por um “esbarrão” e quando o engavetamento é decorrente de um “empurrão”.

“De quem é a culpa?”
“O seguro de quem deve ser acionado?”

Em todas as situações de engavetamento o culpado é sempre que bate atrás. O seguro de automóvel funciona da mesma maneira.

Cotação Seguro Carro – 2

A lei de trânsito determina que os carros circulem dentro de uma distância segura a qual garanta tempo de reação. Quando alguém colide na traseira de outro veículo, aos olhos da lei significa que a pessoa que vinha atrás não mantinha uma distância segura, expondo seu veículo e o da frente ao risco de um acidente. Para o seguro de automóvel, a regra é a mesma.

É realmente uma situação complicada, pois sabemos que em diversos pontos das cidades e estradas é praticamente impossível manter essa distância considerada segura. Mas para efeitos da lei, essa é a regra.

Agora vejamos como essa regra funciona para os casos de “esbarrão” e para os casos de “empurrão”.

Nos casos de esbarrão, geralmente são vários “culpados”
“Ele parou e não deu tempo de frear!”

Os casos de engavetamentos decorrentes de esbarrão são os mais complicados, pois no geral tem vários culpados. Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil.

Suponha que você está dirigindo numa fila de carros e, subitamente, o carro da frente freia. Você bate na traseira dele. Na sequência, o carro que vinha atrás de você bate na sua traseira. De quem é a culpa? O seguro de quem deverá cobrir o quê?

É preciso analisar por partes:

  1. A primeira colisão foi da sua frente com a traseira do primeiro carro. Portanto, você será considerado responsável pela traseira dele e pela frente do seu carro. Nesse caso, você deverá acionar seu seguro para cobrir a frente do seu carro e para o terceiro em quem você colidiu.
  2. A segunda colisão foi do carro atrás de você com seu carro. Ele será considerado responsável pela sua traseira e pela frente do carro dele. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar a sua traseira e a frente do carro dele.

Nos casos de empurrão, geralmente há um único “culpado”
“Um carro bateu no final da fila e empurrou todo mundo!”

No casos de engavetamento decorrente de um empurrão inicial vindo detrás, é mais fácil identificar o culpado, pois geralmente é uma única pessoa.

Suponha que você está numa fila de veículos parados e logo atrás de você está o último da fila. De repente um carro desgovernado vem e bate no último. Esse último não consegue segurar o carro, que bate no seu. Você também não consegue segurar o carro e bate no da frente. De quem é a culpa?

É como se fosse um efeito dominó, em que o carro desgovernado que veio por último empurra todos. Sem o empurrão inicial dele, ninguém haveria colidido. Exatamente por isso ele é considerado culpado por todos os demais carros. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar o carro dele e todos os demais veículos.

Eis a importância da cobertura de terceiros!

É nos casos de engavetamento que as pessoas descobrem a importância de ter uma boa cobertura de danos materiais a terceiros no seguro de automóvel. Particularmente, na Muquirana Seguros Online recomendamos sempre a contratação de no mínimo R$100.000 de danos materiais a terceiros.

Imagine um engavetamento decorrente de empurrão, em que você empurrou acidentalmente todos os demais. Já pensou no conserto de quantos carros você poderá ter de arcar? Os custos podem ser altíssimos e gerar um grande prejuízo para você. Uma cobertura de danos materiais a terceiros bem feita pode ser sua salvação numa situação como essa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

288 respostas para Como funciona seguro de carro em caso de engavetamento?

  1. Cleber diz:

    Meu filho era o carro numero 1 que estava parado na estrada. o carro 2 foi arremessado contra ele pelo carro 3. O carro 2 acionou o seguro para consertar o carro 1 mas a seguradora rejeitou pois alegou que a culpa não foi do carro 2. Porém, agora veio a noticia de que a mesma seguradora deu PT no carro 3 que foi o culpado do engavetamento. A seguradora já autorizou o conserto do carro 2 e a indenização total do carro 3.
    O carro 3 disse que vai pagar meu filho quando receber da seguradora.
    Como é possível a seguradora ter esse tipo de atitude? Está correto?
    Porque não autorizou o conserto do carro 1?

    • Jessica diz:

      Cleber, boa tarde!

      Esperamos que seu filho esteja bem!

      Se o carro 02 foi lançado contra o carro 01 pelo carro 03, entendemos que o carro 03 é responsável por todos os danos. Também não entendemos porque a seguradora do carro 02 indenizará o carro 03 nessas circunstâncias, sendo necessário checar se a seguradora recebeu alguma outra versão do acidente.

      Pela sua descrição também entendemos que é o carro 03 quem deve lhe indenizar seus prejuízos, mas como houve essa atitude por parte da seguradora, recomendamos que verifique com um advogado se é possível recorrer para receber de outra forma.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg

      Atenciosamente,

  2. Paulo diz:

    O primeiro bateu no segundo e bateu no terceiro que sou eu o seguro do segundo cobre o meu?

    • Jessica diz:

      Paulo, bom dia!

      Se o carro 01 empurrou o carro 02 contra o carro 03, então o carro 01 é responsável por todas as colisões, já que foi ele quem empurrou. Neste caso é necessário cobrar os prejuízos do seguro do carro 01.

      Se o carro 02 bateu contra o carro 03 antes de o carro 01 bater no carro 02, o carro 02 é responsável pelos danos ao carro 03. Neste caso é necessário cobrar os prejuízos do seguro do carro 02.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg

      Atenciosamente,

  3. Dalva Alves diz:

    eu estava trafegando numa br e 5 veículos tinham engavetado a´frente um siena ligou o pisca alerta e parou e uma picape a minha frente ligou já freando eu ,freei mas ,houve aquaplanagen e meu carro não parou e colidiu com a trazeira de uma picape ,chovia muito e não sei se a picape já havia batido no siena, meu seguro cobriu o conserto da picape ,mas o siena qr que eu pague também. esta correto.

    • Jessica diz:

      Dalva, bom dia!

      Se a picape bateu no siena depois do seu carro “empurrá-lo” (mesmo que sem intenção), a senhora poderá acionar a cobertura de terceiros do seu seguro para cobrir os danos ao sena dentro do mesmo sinistro que cobriu a picape. Contate seu corretor para ele fazer este procedimento para você.

      Se a picape já havia batido no siena antes de você colidir com ela, o responsável pelos danos ao siena é o motorista da picape.

      Apoie nosso projeto! :)
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/-RSoGYtJ0As

      Atenciosamente,

  4. Ana Carla diz:

    Fui a primeira da fila de um engavetamento entorno, fui eu quem parei em uma parada obrigatória. O engavetamento envolveu mais dois veículos, e eu sinceramente não sei se houve esbarrão ou empurrão para determinar a culpa. Os donos dos outros veículos não entram em acordo, o segundo alega que foi um empurrão e o terceiro um esbarrão, ou seja que ele não teria a culpa sobre o prejuízo do meu veículo. Eles não possuem seguro, somente eu. Como devo proceder? Quem devo recorrer? Independente dos dois não entrarem em acordo alguém tem que arcar com o prejuízo do meu veículo.

    • Jessica diz:

      Ana Carla, boa tarde!

      Como não ficou claro se foi um engavetamento de “empurrão” ou “esbarrão” não temos como dar uma opinião. O ideal é tentar identificar o que ocorreu e cobrar os prejuízos do causador. Imagens do acidente, relatos de testemunhas etc. talvez possam ajudar.
      Se isso não for possível, recomendamos que consulte um advogado e verifique o que pode ser feito numa situação assim, em que não foi possível identificar quem iniciou a colisão e os dois possíveis causadores não entram em um acordo.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com dicas sobre seguros: clique aqui!

      Atenciosamente,

  5. Mauro Antonio Guedes diz:

    boa tarde!
    eu estava na Br 101 na velocidade permitida na rodovia. quando veio um carro desgovernado e bateu na minha traseira e com o impacto perdi o controle do meu veiculo, e bati no veiculo que estava a minha frente. eu estava uns 30 metros de distancia do veiculo á minha frente. quem tem que arcar com todas ás despesas é o carro que bateu e min??? pois o veiculo que eu bati falou que eu que tenho que pagar o conserto dele. está correto isso??

    • Jessica diz:

      Mauro, boa tarde!

      Pela sua descrição entendemos que seu carro foi arremessado contra o outro pelo primeiro carro. Nesse sentido, entendemos que o carro que bateu na sua traseira é responsável por todas as colisões, pois sem o empurrão inicial dele a colisão não teria ocorrido.
      Recomendamos que instrua o proprietário do carro a sua frente a cobrar os prejuízos do causador e caso ele continue lhe cobrando, recomendamos que consulte um advogado para melhor lhe instruir.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com dicas sobre seguros: clique aqui!

      Atenciosamente,

  6. marcos ribeiro diz:

    um carro bateu atras do meu, o motorista mandou eu procurar uma oficina q aceitasse seguro eu peguei a placa e o nome dele, porem não tirei fotos pois estava nervoso meu carro não tem seguro é possivel eu ter exito na questão?

    • Jessica diz:

      Marcos, bom dia

      Para que o seguro dele pague o conserto do seu carro através da cobertura de terceiros é necessário que ele, que é o segurado, seja culpado e assuma a culpa. Se assim ocorrer, deverá ser coberto normalmente. Recomendamos que peça a ele o contato do corretor de seguros dele para lhe ajudar a abrir o sinistro.

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube: clique aqui!

      Atenciosamente,

  7. paulo diz:

    bate meu carro em outro veiculo, deu perda total pro dois, a seguradora vai cobrir o custo de ambos ?

    • Jessica diz:

      Paulo, boa tarde!

      Se você possuir um seguro de automóvel com cobertura compreensiva e cobertura de terceiros, tanto o seu carro quanto o do terceiro terão cobertura.
      Lembrando que a cobertura de terceiros não tem franquia, mas que para consertar o seu próprio carro segurado haverá cobrança da franquia.

      Ficamos à disposição

  8. Felicia diz:

    Boa noite! Meu carro estava estacionado na rua e foi atingido na traseira por um outro veículo também estacionado logo atrás, após uma colisão de um carro que transitava na rua. Como a motorista causadora não tem seguro, o motorista do carro atingido primeiramente acionou o seguro dele e está vendo a possibilidade de também incluir o meu veículo. É possível?
    Obrigada.

    • Jessica diz:

      Felicia, bom dia!

      A cobertura de terceiros só pode ser utilizada quando o segurado é considerado culpado e assume a culpa.
      Se for constatado que ele não teve culpa, não será possível indenizar seu seguro através da cobertura de terceiros dele.
      Se for constatado que ele teve culpa e assim assumir, poderá entrar na cobertura de terceiros.
      Porém, pela sua descrição, entendemos que ele não foi culpado. Será necessária a análise da seguradora da descrição do acidente no B.O.

      Ficamos a disposição

  9. Natália aparecido magezzi diz:

    Olá gastaria de saber como funciona o acionamento de seguro…eu bati seria um engavetamento onde um dos carros aciono o seguro dele ele me cobro a franquia e disse q a seguradora iria me procurar para cobrar mais o concerto ainda..isso está certo?? Ou eu só pagaria a franquia e nada mais???
    Desde já obrigada

    • Jessica diz:

      Natália, boa tarde!

      Quando causamos uma colisão no trânsito somos considerados responsáveis pelos prejuízos.
      Se a vítima aciona o próprio seguro, é direito dela solicitar o ressarcimento da franquia e a seguradora tem direito de solicitar o ressarcimento da diferença acima da franquia que será paga pelo seguro.
      Recomendamos que consulte um advogado em caso de dúvidas sobre como proceder.

      Ficamos à disposição

  10. Marilene diz:

    Olá

    Por favor, gostaria de saber de quem é a maior responsabiludade:
    Meu sogro estava parado para atravessar uma rua, o motorista de tras colou atrás para entrar à direita deixando seu carro com a lateral da frente do motorista muito próxima da traseira do carro do meu sogro desceu e amassou a lateral da frente do motorista. Quem paga?

    • Jessica diz:

      Marilene, bom dia!

      Peço desculpas mas não temos como opinar neste caso, por se tratar de uma situação bem atípica é difícil de falar com certeza de quem é a culpa.
      Recomendamos que consulte um advogado pois ele saberá instruí-los melhor.

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *