Como funciona seguro de veículo financiado?

como funciona seguro de veículo financiadoDescubra como funciona o seguro de veículo financiado!

No Brasil é muito comum se comprar carro através de financiamento. Apesar de ser extremamente comum, são muitas as dúvidas a respeito dos procedimentos em torno de carros financiados, inclusive no que diz respeito ao seguro. Neste artigo explicaremos de maneira geral como funciona o seguro de veículo financiado.

Se após ler surgirem dúvidas, escreva nos comentários! Compartilhe também seu caso, pois pode ajudar outros usuários do blog.

Leia também:
Indenização de perda total de veículo financiado
Indenização de perda total de veículo com leasing

Seguro de veículo financiado:
Passo a passo

O seguro para carros quitados e carros financiados tem a mesma função: proteger o bem de riscos como roubo, colisão, incêndio etc. A única diferença entre os dois casos é que, no casos de veículos financiados, entre a indenização do seguro e o usuário do veículo existe a financiadora. Abaixo explicamos como essa diferença afeta cada etapa do seguro.

Passo nº 1:
Na contratação do seguro, deve ser informado que o veículo é financiado

A primeira informação fundamental sobre como funciona o seguro de veículos financiados é que, na hora de contratar o seguro, é imprescindível informar que o veículo é financiado. Essa informação é fundamental para garantir a cobertura do veículo e evitar dores de cabeça no futuro.

Cotação Seguro Carro - 2

Por isso, na hora da contratação do seu seguro de automóvel, verifique se no orçamento e proposta constam que o veículo é financiado. A influência no preço é muito pequena, e garante sua cobertura.

Passo nº 2:
No caso de perda parcial, nada muda

Após a contratação do seguro, seu carro terá cobertura para situações de perda parcial (quando por conta de alguma colisão acidental o veículo sofre algum dano, mas tem reparação).

No caso de perda parcial, o seguro de veículos financiados funciona exatamente igual ao seguro de veículos quitados. O segurado pagará a franquia e a seguradora os demais custos para consertar o veículo.

Para saber mais sobre o que é perda parcial, clique aqui!

Passo nº 3:
No caso de perda total, indenização de veículo financiado é diferente

Se não caso de perda parcial o seguro funciona da mesma forma para veículos financiados e quitados, no caso de perda total não funciona da mesma maneira. Em caso de perda total a indenização do seguro para veículos financiados ocorre de maneira diferente.

Neste outro artigo você confere VÍDEO e explicação sobre como funciona a indenização no caso de perda total de veículo financiado.  Não deixe de assistir!

De maneira resumida, a diferença na hora da indenização é que nos veículos financiados é preciso primeiro acertar as contas com a financiadora. Geralmente funciona assim: é verificado o saldo devedor com a financeira e a seguradora quita esse saldo devedor até o limite máximo de indenização contratado. O que sobrar desse valor é pago ao segurado.

No artigo sugerido acima você confere outras formas alternativas de proceder.

Procure sempre a orientação de seu corretor

Esse é o passo a passo geral de como funciona o seguro de carro financiado, porém, é essencial procurar a orientação de um corretor de seguros especializado. A Muquirana Seguros Online acredita que o papel do corretor de seguros é tirar todas as dúvidas do cliente, além de encaminhar os procedimentos para ele, garantindo seus direitos e comodidade.

Ter uma assistência profissional desde a contratação até a utilização do seguro de seu veículo financiado é fundamental!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

118 respostas para Como funciona seguro de veículo financiado?

  1. José aparecido diz:

    Boa noite meu nome José Aparecido Oliveira… Mt financeira um veiculo em 2013….em48x……con prestações de 956,00….ja paguei 27 prest…. Daí sofri um AVC.. Hemorrágico…. Parei de pagar as prestações… Tenho direito do seguro quando efetuei a compra na revendedora… Obg

    • Jessica diz:

      Olá José, tudo bom? :)

      Primeiramente desejamos que se recupere bem!

      Recomendamos verificar no contrato de financiamento se havia seguro prestamista com cobertura para invalidez decorrente de doença.
      Se não tiver o contrato em mãos, poderá solicitar junto à financeira.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk

      Saudações muquiranas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *