Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

CONSULTAR SEGURADORA NA SUSEPAprenda a consultar seguradoras na SUSEP e qual a importância disso para o consumidor e corretor de seguros!

Para quem quer contratar um seguro com garantia regulada por lei, é sempre muito importante consultar a seguradora na SUSEP. Neste post mostraremos onde e como fazer esta consulta, e qual sua importância tanto para o consumidor quanto para o corretor de seguros.

Leia também:
“2 principais diferenças entre cooperativa e seguradora”
“Seguro por cooperativa é igual ao do corretor?”

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

Cotação Seguro Carro – 2

Como consultar seguradora na SUSEP?

Para consultar uma seguradora na SUSEP basta acessar este link (clique para ver) e preencher o nome da entidade. Você também pode filtrar a busca por Estado e por tipo de serviço.

consultar-seguradora-na-susep-passo-a-passo

Importância de consultar seguradoras na SUSEP antes de contratar um seguro

Para os consumidores de seguro

A oferta de seguros, de todos os tipos, atualmente é regulada por lei. A entidade responsável por supervisionar o cumprimento dessas leis, em favor da proteção do consumidor e saúde do mercado segurador, é a SUSEP.

Recentemente tem crescido a oferta de seguros sem regulamentação da SUSEP através de associações e cooperativas, e com isso o consumidor que busca um seguro regulamentado dentro das leis do seguro pode ser ludibriado por empresas que vendem seguro com outros nomes, como por exemplo “proteção veicular”.

Ainda que nós particularmente não recomendemos a contratação de seguros por associação ou cooperativas, uma vez que não seguem as leis e normas do mercado de seguro, nosso ponto aqui não é questionar a legitimidade dessas entidades. Nosso foco está nos consumidores que prezam pela garantia prevista e protegida por lei, desejando contratar o seguro necessariamente com uma entidade regulada e dentro dos conformes da SUSEP.

Para esses consumidores, quando há qualquer dúvida sobre a idoneidade da empresa, o primeiro passo antes de contratar o seguro é fazer essa consulta na SUSEP. Se a empresa em questão não constar como “Entidade Supervisionada” significa que ela está operando sem aval da SUSEP e, portanto, não tem qualquer regulamentação em termos de cláusulas contratuais, fundo de reserva para atender muitos sinistros ao mesmo tempo etc.

Cabe ao consumidor escolher em arriscar ou não a contratação com uma associação ou cooperativa não regulamentada. A nós, corretores de seguros, cabe o papel de conscientização desses riscos, por isso nos colocamos a disposição de quem tiver dúvidas e desejar maiores informações sobre seguros regulares, atentando principalmente para as garantia do consumidor.

Para os corretores de seguro

O papel do corretor de seguros é sempre interceder em favor do segurado (cliente), não apenas cotando o seguro, mas também instruindo, tirando dúvidas, identificando os maiores riscos e necessidades etc. Em resumo, zelar pelo qualidade,transparência e tranquilidade do cliente em tudo que tange sua proteção pessoal e patrimonial.

Por isso essa consulta de seguradoras na SUSEP é fundamental também para os corretores de seguro. Antes de ofertar o seguro de novas seguradoras, é imprescindível checar se a seguradora em questão está devidamente cadastrada na SUSEP. Assim não há qualquer risco de ofertar serviços não regulamentados ao cliente, expondo-o a risco de golpes, fraudes ou contratos mal feitos.

O mesmo vale para a oferta de alguns serviços diferenciados. Corretores que trabalham com a oferta de rastreadores com seguro para roubo devem sempre checar se o seguro embutido no serviço de rastreamento se trata de apólice junto a uma seguradora devidamente regulada, e não de uma “garantia” dada pela própria empresa de rastreamento. Checar esse tipo de informação é uma forma de mostrar respeito e responsabilidade para com seus segurados.

Vídeo com passo a passo!

Preparamos um vídeo com passo a passo de como fazer a consulta de seguradoras e corretoras no site da SUSEP. Assista abaixo!

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

110 respostas para Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

  1. Elaine diz:

    Boa tarde como faço para dar entrada no seguro pois fiz um empréstimo no banco bradesco e inclui seguro caso eu ficasse desempregada já tentei dar entrada pelo telefone mais não consegui. Obrigada

    • Jessica diz:

      Elaine, boa tarde!
      Peço desculpas, mas não trabalhamos com seguro prestamista para casos de desemprego. Para maiores informações será necessário contatar o gerente de seu banco que fez o empréstimo com o seguro para você.

      Aproveito para lhe desejar um feliz ano novo! :)

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Ozana gomes. diz:

    Bom dia.Contratei um seguro nas casas Bahia para um frize horisontal,agora q precisei eles me dissetam q nao cobre para comercio o q devo fazer pois foi a propria casas Bahia q fez este seguro ele è da zurik e vai ate 2018.

    • Jessica diz:

      Ozana, boa tarde!

      Peço desculpas, mas como não atuamos com seguros de loja de departamento, não temos grandes informações sobre como funcionam os contratos deles.
      Recomendamos contatar o SAC e solicitar as Condições Gerais (cláusulas contratuais) e solicitar para lhe indicarem onde consta especificado que não há cobertura para equipamentos de uso comercial. Se não houver cláusula de exclusão de cobertura para este caso, procure argumentar que a cobertura era devida. Já se houver cláusula de exclusão de cobertura comercial, será necessário abrir reclamação informando que o senhor não foi orientado e tentar reverter a recusa no SAC e posteriormente na Ouvidoria.

      Se não houver solução, a recomendação é buscar os órgãos de defesa do consumidor e a SUSEP.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  3. RoBerta dias diz:

    A associação aeig não indenizou os 3 estão me cobrando a azul o que eu faco

  4. Leone diz:

    Olá
    Meu carro foi furtado e precisarei enviar os documentos, porém perdi o crv e não tenho como tirar segunda via sem o carro, posso enviar somente o BO e declaração de perda no lugar?

    • Jessica diz:

      Leone, bom dia!

      Recomendamos informar à seguradora sobre a perda do CRV para que ela passe lista de documentos atualizada considerando este fato.
      Solicite ajuda do corretor de seguros para intermediar o processo de sinistro, para sua maior tranquilidade.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  5. Mounick Iglicky diz:

    Bom dia, estou no exterior com minha mãe no hospital por 15 dias e o dinheiro para hospitalização quase acabou, temos como renovar o seguro?

    • Jessica diz:

      Mounick, boa tarde!

      Primeiramente desejamos uma boa recuperação para sua mãe.

      Peço desculpas, mas não entendemos a questão.
      O seguro a que a senhora se refere é um seguro de vida, seguro de automóvel ou qual tipo por favor?

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  6. VIRGINIA WALDEZ diz:

    BOM DIA. MEU NOME É VIRGINIA, SOU EX FUNCIONARIA
    DA CASTELLO COSTA CIA DE SEGUROS, E ESTA SOFREU INTERVENÇÃO DO GOVERNO.O QUE A SUSEP FEZ OU ESTA FAZENDO OU JA FEZ PARA INDENIZAR OS ANTIGOS FUNCIONÁRIOS. CADÊ AS TAIS RESERVAS TÉCNICAS?

  7. Simone Fernandes dos Santos diz:

    Boa tarde gostaria de saber,sobre a seguradora Amparar SEGUROS.

    Att:
    Simone Fernandes

  8. Alexandre diz:

    Bom dia.meu carro bateu o segurro está me cobrando 3.000 da franquia.e no contrato não fala sobre o valor da franquia.eu posso recorrer….

    • Jessica diz:

      Alexandre, bom dia!

      Recomendamos verificar na proposta e na apólice do seguro se não consta informação como “franquia” ou “participação obrigatória do segurado”, pois pode aparecer com um desses nomes. Se não consta franquia na apólice, recomendamos conversar com a seguradora apresentando a apólice como comprovante para que a franquia seja isentada e, não havendo acordo neste sentido, solicitar instrução de um advogado.
      Se constar franquia na apólice, a mesma é obrigatória.

      Recomendamos também solicitar ajuda do corretor da apólice para verificar essas informações.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  9. Antonio de Pádua Rodrigues diz:

    Boa tarde !

    Sofri um acidente em 2008,fiquei afastado da empresa ,em 2015 fui aposentado( acidente de trabalho ) Invalidez permanente acidentaria, dei entrada no seguro pela Icatu ,fui informado que meu acidente foi em 2008 e a apólice era de 2010,aempresa foi trocada a razão social ,não estou conseguindo obter a seguradora da época do acidente como conseguir ,se mesmo a empresa atual não consegue obter!

    • Jessica diz:

      Antonio, boa tarde!

      O primeiro passo é levantar junto à empresa onde o senhor trabalhava a apólice de seguro de vida em grupo vigente em 2008, quando ocorreu o acidente. Se a razão social mudou, deverá verificar qual era a razão social em 2008 para localizar a apólice junto à seguradora. Se tiver dificuldades com este levantamento, recomendamos solicitar à empresa o contato do corretor de seguros da apólice para que ele possa lhe ajudar.

      Com esta apólice em mãos, será necessário verificar se havia cobertura para invalidez permanente por acidente e abrir um processo de sinistro junto á seguradora. Também é importante solicitar ajuda do corretor responsável para esta etapa.

      Se não for possível obter nenhuma dessas informações junto à empresa e/ou seguradora responsáveis, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  10. Washington Pereira diz:

    Boa, Noite tenho um seguro de automovel proauto, a dúvida é esta se não pagar o boleto no vencimento,temos que pagar taxa de vistoria novamente para validar o seguro, isto não é abusivo pois, vc so perde direito de sinistro se na data estiver inadimplente, pois paguei o boleto no dia seguinte com juros.
    Exemplo vencimento dia 11/07- paguei por descuido dia 12/07 com juros , agora tenho que pagar tx de vistoria. fazer nova vistoria, para validar o seguro. se não fico descoberto. obrigado espero resposta.

    • Jessica diz:

      Washington, bom dia!

      Não trabalhamos com proteção veicular, mas sim apenas com seguros regulamentados pela Susep. Por conta disso não temos informações de como funcionam as cláusulas contratuais deste tipo de serviço oferecido por associações ou cooperativas.

      No seguro regular, oferecido por seguradoras reguladas pela Susep, a seguradora estipula um prazo de atraso no pagamento para que seja obrigatória nova vistoria. Geralmente este prazo é de 10 dias, podendo variar entre as seguradoras. Passado este prazo a vistoria será obrigatória e poderá ser cobrada, dependendo das regras de cada seguradora.

      Por se tratar de atraso de um dia e de os juros terem sido quitados, entendemos seu ponto e recomendamos abrir uma reclamação na Susep e nos órgãos de defesa do consumidor.
      Neste post explicamos como contatar a Susep: http://blog.muquiranaseguros.com.br

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *