Consultar Tabela FIPE de carros para indenização do seguro

passo a passo de como consultar tabela fipe para carros - passo 1Aprenda como consultar a Tabela FIPE e saber o valor de indenização do seu seguro de automóvel em caso de perda total

A grandíssima maioria dos seguros de automóvel tomam a Tabela FIPE como base para pagar a indenização em caso de perda total do veículo. Essa tabela é hoje a principal referência no mercado para valor de carros. A consulta à Tabela FIPE é livre e gratuita e pode ser feita de maneira bem simples. Neste artigo você aprende passo a passo ilustrado de como consultar o valor do seu carro na Tabela FIPE.

Leia também:
“Indenização do seguro pode ser diferente da Tabela FIPE?”
“O que é perda total do veículo e quando é considerado PT?”

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

Passo a passo para consultar Tabela FIPE

***O site da Tabela Fipe mudou! Confira nosso passo a passo neste outro post:
“Como consultar novo site da Tabela FIPE” ***

A consulta à Tabela FIPE é extremamente simples e fácil. Abaixo você confere o passo a passo de como fazer a consulta de seu veículo.

1) Acesse este link (clique aqui). É o link da página de consulta da Tabela FIPE para carros.

2) Escolha a opção “Consulta de carros e utilitários pequenos”. Nas outras opções você também pode consultar motos, caminhões e micro-ônibus.

passo a passo de como consultar tabela fipe para carros - passo 1

3) Escolha a tabela de referência. Aqui valem algumas dicas: Se você está consultando a Tabela FIPE para vender seu carro ou receber indenização do seguro no mês atual, deixe na opção “Atual”. Se você quer checar os valores passados da Tabela FIPE (para meses anteriores), escolha o mês e ano que deseja ver.

Cotação Seguro Carro – 2

passo a passo de como consultar tabela fipe para carros - passo 2

4) Ainda nessa mesma página, você especificar seu carro de duas maneiras:

  • Código da FIPE: Se você tiver a apólice do seu seguro em mãos, você pode consultar usando o código da FIPE que consta na apólice. Assim você verá certinho o valor do modelo especificado no seu seguro. Geralmente esse código fica na cláusula que fala sobre indenização.

passo a passo de como consultar tabela fipe para carros - passo 3

  • Se não tem código da FIPE, basta escolher a marca, modelo e ano do veículo: Para quem não tem o código da FIPE em mãos não tem problema nenhum. Basta escolher nos campos abaixo a marca, modelo e ano de modelo do veículo.

passo a passo de como consultar tabela fipe para carros - passo 4
Como funciona a Tabela FIPE no seguro de automóvel?

Agora que você já sabe consultar seu veículo na Tabela FIPE, não custa nada saber também para que serve e como funciona o uso dessa tabela no seu seguro de automóvel. Neste outro artigo (clique para ler) confere vídeo e texto (curtinhos!) que explicam esses pontos para ajudar você num caso de indenização do seguro.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

5 respostas para Consultar Tabela FIPE de carros para indenização do seguro

  1. max diz:

    Quanto tempo as seguradoras tem para entregar o carro consertado seja ele segurado ou terceiro?

    • Jessica diz:

      Max, boa tarde!

      O primeiro passo para o reparo do carro por meio do seguro é a liberação do conserto pela seguradora. As seguradoras trabalham com um prazo máximo de até 15 dias para essa liberação, que envolve realização do orçamento pela oficina, envio do vistoriador da seguradora e análise do orçamento. Há seguradoras que fazem esta liberação em prazo bem mais ágil, por exemplo entre 03 a 05 dias.

      Uma vez liberados os reparos, é necessário solicitar à oficina o prazo para entrega. Podemos dizer que em média a entrega do veículo ocorre em até 30 dias, contudo esse prazo ser mais curto ou mais longo dependerá de fatores como disponibilidade de peças, complexidade dos reparos, agenda da oficina escolhida etc.

      Se a entrega do veículo estiver demorando mais de 30 dias recomendamos solicitar ajudar do corretor da apólice (inclusive se for terceiro) para checar qual o motivo do atraso.

      Se for por falta de peças, recomendamos contatar o fabricante.
      Se for por conta de atraso na liberação dos reparos, recomendamos abrir reclamação no SAC da seguradora e guardar nº do protocolo para posteriormente, se não houver resolução, levar à Ouvidoria.
      Por fim, se for por conta de atraso da oficina, o primeiro passo é verificar se a mesma é referenciada ou de livre-escolha. Tratando-se de oficina referenciada, a garantia do serviço é tanto da oficina quanto da seguradora, e poderá ser aberta reclamação no SAC e na Ouvidoria da seguradora. Em se tratando de oficina de livre-escolha (não referenciada) a seguradora entende não ter responsabilidade e, estando os reparos liberados pela companhia, será necessário cobrar o prazo para realização do conserto diretamente da oficina.

      A recomendação é sempre buscar uma solução extrajudicial primeiramente. Caso não haja resolução em nenhum dos caminhos acima, recomendamos consultar um advogado para lhe instruir se é possível recorrer judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Cleber diz:

    Bom dia como faço para saber o valor da fipe em datas passadas ex:Nissan frontier 4×4 sl 2014 em 13 de Março 2016….

  3. Pingback:Como consultar o novo site da Tabela FIPE | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *