Extravio de bagagem: como se proteger?

Conheça dicas super simples de como evitar o extravio de sua bagagem

Os casos de extravio de bagagem crescem a cada dia. Vale aqui o velho ditado: “Melhor prevenir do que remediar”. Mas como se prevenir? E se ainda assim num passe de mágica, puft!, sua bagagem desaparecer… como proceder?

Não importa se vai viajar de ônibus, avião ou cruzeiro: todos estão sujeitos ao extravio de bagagens. Alguns procedimentos simples antes e durante a viagem podem evitar essa situação e (pasme!) até terceirizar a dor de cabeça caso ela seja inevitável. Interessado?

A Muquirana Seguros preparou uma cartilha de dicas para você. Se tiver outras ideias e histórias para contar, não deixe de comentar! =)

Antes de qualquer coisa: Regras de Etiqueta!

Não, não estamos falando de como usar talheres ou como provar vinho da maneira correta, mas sim do passo mais simples, essencial e crucial para proteger sua bagagem: colocar a etiqueta de identificação com endereço de destino e de origem.

E não pára por aí não! Lembre-se sempre de colocar duas etiquetas: uma dentro e uma fora da mala. Assegure-se que estão firmes o suficiente para não cair ou descolar durante a viagem.

Não dê brecha para o azar: Mala trancada não entra mosca!

Não se esqueça de fechar cada mala com um cadeado e levar a chave com você (nunca na mesma mala em que está o cadeado, obviamente!). Outras formas (adicionais!) de lacre também são válidas. Sua bagagem passará por muitas mãos e já foram denunciados casos de máfias especializadas em abrir as malas durante seu transporte.

Vale ainda a dica: carregue as notas fiscais das compras da viagem na bagagem de mão e evite deixá-las no bagageiro. E cá entre nós, fiéis muquiranas, evite levar bens de alto valor na bagagem despachada para não se expor a maiores prejuízos.

 Terceirize a dor de cabeça e curta os benefícios: Contrate seguro viagem!

Uma das cláusulas de cobertura do seguro viagem diz respeito à bagagem: você recebe o valor contratado em caso de extravio permanente ou compensação em caso de atraso de bagagem. E não é só isso: Enquanto sua bagagem está perdida, a seguradora se encarrega da localização da bagagem.

De brinde você ainda conta com serviços como concierge, pré check in, help desk para seus aparelho eletrônicos, serviços pet para seu bichinho, assistência médica e outros benefícios incríveis!

Mas se ainda assim você for sorteado… Exija seus direitos!

Se a despeito de todas essas precauções sua bagagem for extraviada permanentemente ou danificada, você tem direitos: exija sua indenização! O transportador tem responsabilidade civil, e por isso deve arcar com os danos materiais e morais. O Decreto-lei nº 2.521 determina um teto máximo de extravios e danos, porém você pode recorrer.

E você? Tem algum causo para contar? Compartilhe com a gente!

Faça já cotação do seu seguro viagem: clique abaixo ou nos contate!
fazer-pedido-de-cotação-de-seguro
[email protected]
(19) 3304 9920

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

Uma resposta para Extravio de bagagem: como se proteger?

  1. Pingback:Como usar seguro viagem? Com casos reais! | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *