Ouça ‘Franquia de seguro de veículo’ (EM ÁUDIO)
Aprenda o que é e como funciona a franquia de seguro de veículo!
A franquia de seguro de veículo é sempre um assunto que gera dúvidas entre os consumidores de seguro. Neste artigo explicaremos de maneira simplificada o que é e como funciona a franquia no seguro. Confira e escreva sua dúvidas nos comentários!
O que é “franquia de seguro de veículo”?
A franquia é a participação obrigatória do segurado nos custos de reparação do veículo em casos de perda parcial. Em outras palavras: Quando seu carro sofre algum dano mas tem conserto, você pagará a franquia e a seguradora o restante dos custos.
Vale ressaltar que a franquia é obrigatória somente nos casos de perda parcial. Nos casos de perda total ou roubo/furto sem recuperação do veículo, não há cobrança de franquia.
Como funciona a franquia de seguro de veículo?
Vamos ver um passo a passo de como funciona o seguro quando seu carro sofre algum tipo de dano. Assim será mais fácil entender onde entra a franquia nesse processo e como ela funciona.
Veja que é bastante simples:
- Nos casos de perda total você não pagará franquia e receberá indenização integral do seguro, com referência no percentual contratado da Tabela FIPE.
- Nos casos de perda parcial você pagará a franquia e a seguradora pagará o restante dos custos de conserto que ultrapassarem a franquia.
Mas como saber quando é perda total ou perda parcial?
Assista vídeo explicativo!
Como você pôde ver acima, o pagamento ou não da franquia depende de ser considerado perda parcial ou perda total. Por isso é muito importante saber como definir o que é e quando é considerado perda total ou perda parcial. Nos links abaixo você pode assistir nossos vídeos sobre o assunto, de forma bastante simples e acessível. Confira!
O que é e quando é considerado perda total (PT) no seguro? [COM VÍDEO!]
Espero que o post tenha ajudado! Aproveite para curtir e compartilhar com seus amigos.