Ouça ‘Franquia do seguro auto: o que é e quando não tenho que pagar’ (EM ÁUDIO)
Saiba o que é a franquia dos seguros e em que tipos de sinistro você não precisa pagá-la
No dia a dia da corretora percebemos que uma das maiores dúvidas dos clientes sobre o seguro está na questão da franquia. Qual parte do custo é da seguradora e qual parte é do segurado? Como é definido esse valor? Para não levar sustos na hora de acionar o seguro, é fundamental saber o que é a franquia, como ela funciona e os casos em que não é necessário seu pagamento.
Ao contratar o seguro, principalmente o seguro de automóvel, muitas pessoas não dão a devida atenção à franquia. Pensando somente no preço do seguro, contratam franquias muito altas e, quando o azar bate a porta com uma colisão, sofrem para arcar com sua parte dos custos. Por essas e outras, muquirana que preze por seu bolso (rs!) não olha só o preço do seguro, mas também a franquia.
O que é franquia do seguro de automóvel?
A franquia é a participação obrigatória do segurado nos custos de perda parcial do veículo. Se o veículo sofrer danos mas não chegar a dar perda total (quando a recuperação atinge 75% ou mais do valor segurado), então o segurado pagará a franquia, e a seguradora o restante.
Por exemplo: Se o conserto de um carro ficou em $5.000 e a franquia foi de $1.000, o segurado (você) pagará os $1.000 de franquia e a seguradora pagará a diferença de 5.000 – 1.000 = $4.000.
Como funciona a franquia no seguro de carro?
O valor da franquia deve obrigatoriamente constar na proposta e apólice do seu seguro. As opções mais comuns são a franquia normal e a franquia reduzida.
Ela é paga diretamente à oficina no momento da retirada do carro, conforme formas de pagamento aceitos pelo estabelecimento (dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, cheque etc.). Ela pode ser parcelada, conforme negociação diretamente com a oficina. Também pode haver desconto na franquia em oficinas referenciadas das seguradoras.
Quando pago e quando não pago franquia?
No vídeo abaixo damos 10 exemplos de quando você paga ou não paga franquia no seu seguro de automóvel. Assista! Na sequencia damos algumas dicas no texto.
Não paga franquia:
As situações mais comuns nas quais não se paga a franquia são:
- Perda total do veículo (saiba mais aqui)
- Incêndio, Raio e Explosão acidental (saiba mais aqui)
- Quando você entra como terceiro na cobertura de danos materiais e morais a terceiros do seguro do responsável pelo acidente (saiba mais aqui)
- Veículo roubado ou furtado e não encontrado. No caso de ser encontrado, haverá pagamento de franquia para reparar danos que o automóvel possa ter sofrido nas mãos dos ladrões.
Exemplo de perda total: Para ser considerado perda total é necessário que os custos de reparo do veículo sejam iguais ou superiores a 75% do valor do carro. Suponha que no seguro de seu automóvel o valor segurado é de 100% da Tabela Fipe. Num cruzamento sem querer você bateu o veículo. Se na época seu carro valia R$30.000,00 pela Tabela FIPE, então os custos de reparo teriam que chegar à 75% de 30.000 (ou seja, R$22.500,00) para caracterizar perda total. Nesse exemplo, se a recuperação ficar igual ou acima de R$22.500,00 o segurado não pagará franquia, pois houve perda total.
Importante ressaltar que apesar de nesses casos não haver pagamento de franquia, o acionamento do seguro levará à perda de bônus como em qualquer outra situação de sinistro.
Paga franquia:
A franquia é obrigatória sempre que ocorre perda parcial e o veículo é consertado por meio do seguro.
Exemplo de perda parcial: Suponha que seu carro vale $30.000 e o conserto ficou em $6.000,00. Veja que 6.000 equivale apenas 20% de $30.000 e portanto não atingiu os 75% necessários para ser considerado perda total. Por isso, neste caso a perda é parcial, e não total. Neste caso, o segurado pagará franquia. Se a franquia do seu seguro for de R$1.500,00 então você pagará R$1.500 e o seguro pagará a diferença: 6.000 – 1.5000 = R$4.500,00.
Mal negócio…
O que não fazer com sua franquia
Quando você usa seu seguro para perda parcial, você tem que pagar a franquia. Nos casos em que você é vítima, posteriormente você tem direito de exigir do causador do acidente o ressarcimento da franquia paga por você. Isso é 100% legal, pois você está exigindo um direito seu enquanto vítima.
Porém, nos casos em que o responsável pelo acidente não tem seguro, pode acontecer de ele fazer uma proposta indevida:
Se você é considerado vítima no acidente (ou seja, você não é culpado), pode ocorrer de você ser chantageado pelo responsável pelo acidente que, não tendo seguro, afirma que só lhe indenizará sua franquia se você assumir a culpa no seguro e usar sua cobertura de terceiros para o carro dele. Ele estaria aproveitando sua necessidade de ter sua franquia ressarcida forçando você a assumir a culpa pelo que não é sua culpa. Assim, ele que não tem seguro se aproveitaria do seu seguro para consertar o carro dele.
O pagamento de sua franquia é usado como barganha pelo causador do acidente para usar sua cobertura de terceiros indevidamente. Não aceite esse tipo de proposta, pois poderá implicar em cancelamento do seu seguro e no não-pagamento de sua indenização. Apesar de parecer uma solução “prática”, é condenada nos artigos 765 e 768 do Código Civil brasileiro.
A cobertura de terceiros do seu seguro só pode ser usada nos casos em que você é considerado culpado pelo acidente, e não como “moeda de troca” pelo ressarcimento de sua franquia. Não se deixe enganar: se você é vítima, o ressarcimento da franquia é um direito seu, e não uma barganha do causador do acidente.
Algumas dicas e casos especiais
Para brações e azarados, melhor se garantir:
Franquia reduzida
Todas as seguradoras oferecem as opções de franquia normal e franquia reduzida. A franquia reduzida, como o próprio nome já diz, é menor. A contrapartida disso é que o preço do seguro fica mais caro. O quão mais caro, dependerá de cada caso.
Confira aqui lista de dicas para avaliar qual o melhor escolha de franquia para seu caso.
Descontos de franquia
Para oficinas referenciadas: Em oficinas referenciadas da seguradora pode haver desconto na franquia. Verifique junto a sua seguradora se ela oferece este benefício e aproveite para economizar.
Para pessoas com deficiência: Em seguradoras como a Porto Seguro, existem ainda casos especiais para pessoas com deficiência: essas pessoas podem ter até 25% de desconto na franquia. A Porto Seguro também possui cobertura especial para isenção de IPI e ICMS, sobre a qual falamos neste vídeo.
Estive envolvido em um acidente em que o segurado bateu em um carro e esse carro batel no meu (três carros), o carro que foi responsável pela batida tem seguro, e a seguradora deu perda total no meu veiculo. É um bom negocio ou um mal negocio receber o valor que a seguradora paga? Qual o real interesse da seguradora em ficar com o meu carro?
Raimundo, boa tarde!
O critério para a seguradora dar perda total no veículo é que o custo do conserto atinja pelo menos 75% do valor do veículo na Tabela FIPE. Se foi constatado perda total, é porque a reparação ficou acima desse percentual. Caso você tenha dúvidas sobre esse valor, você pode solicitar o orçamento feito pela oficina e compará-lo com o mesmo serviço em outra oficina de sua preferência.
Em caso de perda total a seguradora lhe indenizará o valor integral da Tabela FIPE e ficará com o salvado do carro.
Caso você não deseje dar perda total no veículo, o consertando e ficando com ele, será necessário fazer um acordo com a seguradora.
Estamos a disposição em caso de mais dúvidas! Conte conosco da Muquirana Seguros Online na renovação do seu seguro :)
Jessica..gostaria de tirar uma dúvida…Ao tirar meu veículo ano 1994(uno) da minha Garagem . colidi com um carro estacionado na calçada da outra av.., o fato é sei que estou errada..mas a pessoa fez o BO sem acompanhamento da minha parte . e entrou varias contradições comigo. disse que tinha seguro., como eu sei que a seguradora ( Caso ele tenha mesmo esse seguro) vir atraz de mim rterei que pagar a Franquia e o restante do conserto..Correto? Porem o dono do veículo esta querendo receber a franquia , que uma hora era de 1.800,00 e depois caiu ára 1.100,00 e ele esta me cobrando 6 parcelas de 200,00( Total 1.200,00). Solicitei Nota Fiscal do Serviço efetuado no carro e mais doc.de entrada na seguradora ., o mesmo disse que não tinha necessidade de me enviar esses documentos., aleguei que era uma prova que havia pago a franquia a ele dono do veículo ., para depois negociar com a seguradora., até o presente momento ele não me envio tais documentos. e fica me ligando para pagar a franquia…O que devo Fazer? essa colisão leve..apenas desencachou as laterais do carro…ele apresentou via e-mail..o BO e um orçamento de uma concessionária da tal não foi efetivado o conserto na mesma..Estou em dúvida., por não ter causado nenhum risco se quer no veículo ..se tenho que pagar a franquia para o condutor do outro veículo..ou para seguradora..ou ainda se deixo a seguradora me acionar e acerto com ela..Na sua opinião para tirar esse proprietário do meu pé ..o que devo Fazer? ..Hora esqueçi de dizer que venho solicitando esses doc. desde a data da colisão 22/03/2014., e o mesmo se nega em me dar tao codumentos ..sera que ele tem seguros mesmo. não esta querendo me estorquir? Porque ele se nega em dar cópia dos documentos solicitados…Dizem que tenho que pagar a franquia para ele. que começo em acerto verbal com o valor de 1.800,00 depois caiu para 1.100,00 ai ele disse que pagou 6 parcelas de 200,00..e agora recentemente caiu novamente para 1.055,00…estou na duvida. Me ajude a resolver esse caso. Desde-já agradeço…favor enviar para meu e-mail a resposta dessa indagação…
Desde-já obrigada.
Regina, boa tarde!
Inicialmente você deve exigir que ele comprove a você que está realmente acionando o seguro dele através de uma seguradora. Você pode solicitar a apólice do seguro como comprovante e nela constará o valor da franquia. Com esse documento também poderá ser verificado junto à seguradora se essa apólice está realmente vigente.
Caso ele não forneça esses documentos você pode dizer que não irá ressarci-lo da franquia, pois sem essas comprovações você não terá garantia de que ele realmente está acionando um seguro ou cobrando o valor correto de franquia.
Continuamos a disposição!
Jéssica, boa tarde.
Em janeiro (27/01/14) bateram no meu carro, acionei o seguro que rapidamente mandou o reboque e levou o carro para uma oficina credenciada (localizada em cidade vizinha a qual moro). Ocorre que após alguns dias a seguradora disse não poder fazer o conserto devido o valor ter ficado em menos de R$3.000,00, (valor da franquia R$ 3.313,00) autorizei que fizesse e que eu pagaria o valor da franquia. Ainda assim a seguradora disse que não faria. Como já haviam se passado 2 meses e eu sem o carro, entrei em contato com a oficina e autorizei que fizesse o conserto particular. O que me deixou com dúvidas foi que a mesma oficina credenciada cobrou o valor de 3.900,00 pelo conserto, ultrapassando o valor da franquia. Poderia a seguradora ter se obstado de fazer o conserto do carro?
Aline, bom dia!
Como trata-se de uma oficina credenciada da seguradora, recomendamos que você pegue o orçamento menor feito pela seguradora e leve até a oficina para argumentar que o serviço deveria ser feito com referência naquele valor. Argumente que como a seguradora havia passado um valor menor, você tem o direito de fazer o serviço por este valor e que deseja a devolução da diferença entre os orçamentos.
Se a oficina não quiser devolver essa diferença, procure a seguradora tendo esse orçamento inicial em mãos e informe sobre o que está acontecendo. Como a oficina é credenciada eles poderão ajudar a lhe restituir essa diferença.
Se tiver mais dúvidas, estamos a disposição. Lembre da Muquirana Seguros Online quando for renovar seu seguro ou fazer novas cotações! ;)
Jéssica,
Bateram no meu carro e ele foi projetado para frente, com isso batendo no veículo que estava na minha frente, entendo que a responsável pela colisão seja a condutora que bateu na traseira do meu veiculo.
Eu tenho seguro, porém a pessoa que bateu não tem seguro, ela pediu para eu fazer um orçamento, fiz o orçamento na concessionária, porém ela pediu para um funileiro de confiança dela avaliar meu carro.
Como tenho o seguro, gostaria de acionar e fazer o serviço na concessionária de minha confiança.
Eu acionando o seguro ela pode entrar com um processo contra mim, informando que ela queria consertar o carro na oficina de confiança dela e eu me recusei?
Obrigada.
Alinne, bom dia!
Há duas formas possíveis de proceder nesse caso:
1) Se você acionar o seu seguro, a seguradora irá pagar o conserto do seu carro na oficina e descontar a franquia, que será paga por você. Nesse caso você pode exigir do responsável o ressarcimento da franquia. O valor que a seguradora está pagando à oficina poderá ser cobrado posteriormente pela seguradora da pessoa responsável. Você não terá nenhuma relação com este processo, pois será entre a seguradora e a pessoa que bateu em seu carro.
2) Se você não acionar seu seguro, receberá o valor integral do conserto do responsável pelo acidente.
O que não pode ser feito é você acionar o seu seguro e receber algum valor maior que a franquia, sem justificativa.
A respeito da escolha do local onde será feito o conserto, recomendamos que procure argumentar sobre sua preferência e entrar num acordo com o responsável.
Jessica, Boa Tarde.
Tive um acidente de transito, onde o terceiro colidiu meu carro, sendo culpado pelo acidente e com BO do caso. O mesmo não possui seguro, então o conserto do meu carro foi acionado pelo meu seguro. Vou cobrar dele o valor da franquia. Como proceder? Preciso emitir algum comprovante, mesmo que informal?
Obrigado
Rafael, bom dia!
Depende do acordo entre você o responsável. Se ele exigir esse comprovante, você poderá fazê-lo sem nenhum problema.
OBS: A despeito do acerto da franquia entre vocês, posteriormente a seguradora pode procurar o responsável pelo acidente para ressarci-la dos custos que ficaram acima de franquia.
Continuamos à disposição! Quando for renovar seu seguro, peça uma cotação com a Muquirana Seguros Online ;)
meu veiculo saia da preferencial p adentrar a a sua esquerda, por outro lado, o veiculo que estava na via que iria adentrar na preferencial a a sua esquerda bateu. o Conserto ficou em R$ 26.000,00 (vinte e seis mil reais) o veiculo do outro condutor nao tinha seguro e era do ano 1995 (gol) valor de R$ 5.000,00;
tive que pagar a quantia de R$ 10500,00 segundo a empresa a titulo de franquia. Mas nao me deram a nota do valor total das custas. pergunto sera legal nao comprovar o valor total do conserto?
Odair, bom dia!
Não conseguimos entender sua questão. Por favor, nos informe os seguintes pontos para podermos ajudá-lo com seu caso.
– Quem foi o responsável pela colisão, o senhor ou o dono do outro carro?
– Esse valor de 10.500 se refere à franquia em sua apólice ou do outro veículo? É bastante difícil existir franquia neste valor.
– E o conserto de 26.000 se refere a seu carro ou ao carro do terceiro?
Sobre a nota fiscal do serviço, é seu direito exigir a nota fiscal com custos totais do serviço.
Ficamos no aguardo para podermos dar maiores informações.
Jéssica, boa tarde.
Minha dúvida é a seguinte. Bateram na traseira do meu carro no dia 22/05/2014. Eu acionei a seguradora no dia 27/05/2014, pois o conserto iria ficar superior ao valor da franquia.
Ocorre que no mesmo dia, 27/05/2014, novamente bateram no meu carro que ficou aparentemente destruído, talvez a seguradora de perda total, pelo comentário do funileiro.
Mas até então a seguradora está querendo cobrar duas franquias, pois houve dois sinistros. Porém o fato é que, por mais que existam dois sinistros, a seguradora não pagou e nem reparou o meu carro no primeiro sinistro. Então é correto ela cobrar por duas franquias, mesmo não tendo arrumado meu carro na primeira batida?
Agradeço a atenção.
Rodolfo, bom dia!
Pelas Condições Gerais de contratação do seguro, a seguradora cobra uma franquia para cada evento.
Infelizmente, pelas circunstâncias do ocorrido, como a seguradora tem a informação que houve dois sinistros em seu veículo, em caso de perda parcial (quando há conserto) ela realmente irá cobrar duas franquias, uma para cada evento.
Porém, no caso de perda total, não existe cobrança de franquia e a seguradora irá pagar indenização integral.
Continuamos as ordens se precisar! Conte com a Muquirana Seguros Online quando for renovar seu seguro :)
Jessica, Bom dia.
Estou confuso.
Em determinado momento você cita que é ilegal fazer acordo com o culpado pelo acidente, para o pagamento da franquia, sob pena de ser considerado fraude. (Mal negócio…O que não fazer com sua franquia).
No entanto, em um dos comentários você informa que é legítimo solicitar o valor da franquia à titulo indenizatório.
Qual a diferença?
Eduardo, bom dia!
Seu comentário é muito importante, agradeço a participação! Como o você não é a primeira pessoa a se confundir sobre este item, vou reformular o texto original para explicar melhor. Até lá, segue abaixo a explicação para sua questão:
O que é legal:
Se você é considerado vítima no acidente mas usa seu próprio seguro, você terá que pagar sua franquia. Porém, como vítima, você pode exigir a indenização dessa franquia do culpado pelo acidente. Para fazer essa exigência você não precisa dar nada em troca ao responsável pelo acidente, pois é um direito seu enquanto vítima. Você está simplesmente exigindo um direito seu, o que está totalmente dentro da lei.
O que é ilegal:
Se você é considerado vítima no acidente (ou seja, você não é culpado), pode ocorrer de você ser chantageado pelo responsável pelo acidente que, não tendo seguro, afirma que só lhe indenizará sua franquia se você assumir a culpa no seguro e usar sua cobertura de terceiros para o carro dele. Ele estaria tentando ganhar em cima de você, aproveitando sua necessidade de ter sua franquia ressarcida forçando você a assumir a culpa pelo que não é sua culpa. O pagamento de sua franquia é usado como barganha para usar sua cobertura de terceiros indevidamente.
Se ainda assim não tiver ficado claro, por favor envie uma nova questão para podermos esclarecer qualquer ponto que tenha ficado confuso.
Estamos sempre a disposição! :)
Eduardo, boa tarde novamente :)
Reformulei essa parte do texto na tentativa de esclarecer o ponto colocado por você.
Se tiver mais sugestões, são muito bem vindas para ajudar a deixar as informações mais claras e didáticas!
Tenha uma ótima semana!
Bom dia Jessica
Ao passar em um cruzamento que a preferencial era a minha fui atingida por um veículo (que não tem seguro), rodei na pista molhada e atingi um carro estacionado (quem tem seguro) e um orelhão.
Eu tb tenho seguro.
Neste caso, eu acionaria meu seguro para arrumar o terceiro que estava estacionado e que meu veículo atingiu? Mesmo não tendo sido eu a causadora do acidente?
Obrigada
Livia, boa tarde!
Pela descrição que você deu do acidente, entendemos que o carro que bateu no seu veículo é culpado pelo acidente como um todo, uma vez que impulsionou seu veículo nos demais. Se isso for confirmado, independente de ele ter ou não seguro, ele será responsável pelo conserto do seu carro, do terceiro carro (estacionado) e do orelhão.
Se você acionar seu próprio seguro, você poderá exigir que ele lhe ressarça o valor de sua franquia. O mesmo vale para o terceiro carro estacionado.
O terceiro carro, que estava estacionado, terá cobertura através de sua cobertura de terceiros somente se você se considerar culpada pela colisão no carro dele.
Neste vídeo “Engavetamento: de quem é a culpa?” nós explicamos situações semelhantes a sua em casos de engavetamento, quando um carro empurra outros. Recomendo que dê uma olhada.
Se tiver mais alguma dúvida sobre seu caso, fique a vontade em enviar novas perguntas.
Conte com a Muquirana Seguros Online quando for renovar seu seguro!
Boa noite Jessica,
tenho uma dúvida: a oficina nao fez a troca das peças no conserto do carro, apenas funilou as batidas, mesmo cobrando da seguradora peças novas. Depois de mais de dois meses com o carro na oficina parado, deixaram eu retirar o carro sem pagar a franquia e pediram pra eu retornar na proxima terça para finalizar o conserto. Ocorre que não tenho mais confiança em deixar o carro lá. Eles cobram da seguradora peças novas mas colocam peças usadas e jateadas. Minha pergunta: Se eu nao pagar a franquia e nao assinar nenhum papel, a oficina vai receber a parte que cabe à seguradora pagar, ou a seguradora exige a assinatura e o pagamento da franquia pelo cliente?
Muito obrigada.
Maria, bom dia!
Sobre a franquia, o pagamento é feito diretamente pelo segurado à oficina. Portanto, quando você vai retirar o carro da oficina, essa franquia normalmente é cobrada pela própria oficina. Se você retirou o veículo sem esse pagamento, é importante verificar com a oficina se não irão lhe cobrar posteriormente e o por que do motivo da não cobrança.
A seguradora irá pagar à oficina a parte que cabe à seguradora. Para isso ela não exigirá que você pague a franquia para efetuar esse pagamento. O acerto da franquia é feito diretamente entre segurado e oficina, não tendo relação com a parte que cabe à seguradora.
Se precisar de mais alguma informação, contate-nos novamente! Contamos com seu pedido de cotação quando for renovar seu seguro :)