Franquia seguro Sul América: como funciona?

Saiba como funciona a franquia do seguro de automóvel da Sul América!

No post de hoje explicaremos como funciona a franquia do seguro de automóvel da Sul América, mostrando como constam as regras nas cláusulas contratuais e também a discriminação de valores na apólice. Estas informações são importantes para o consumidor que está pensando em contratar seguro desta seguradora ou que já tem e deseja entender seu funcionamento.

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Franquia no contrato da Sul América

O seguro de automóvel da Sul América tem cobrança de franquia nos casos de perda parcial com conserto do veículo por meio do seguro. Isso significa que quando não ocorrer perda total e for feito reparo, o segurado pagará a franquia e a Sul América cobrirá a diferença acima da franquia.

Exemplo 1: Mario tem um seguro auto Sul América com franquia de 1.200 reais. Ele se envolve em uma colisão e o orçamento do reparo fica em 15.000 reais. Maria pagará a franquia de 1.200 enquanto a Sul América cobrirá a diferença de 15.000 – 1.200 = 9.300 reais.

Não há cobrança nos sinistros de indenização integral, como por exemplo perda total (danos acima de 75% do valor do carro) ou incêndio.

Exemplo 2: José tem um carro que vale 50.000 reais na tabela FIPE. Ele se envolve em uma colisão e o orçamento do conserto fica em 38.000 reais. Dividindo 38.000 por 50.000 = 76%. Como ultrapassou 75% de danos é considerado perda total. A Sul América pagará indenização integral, sem cobrança de franquia.

Estas regras constam nas cláusulas contratuais (Condições Gerais) e estão alinhadas às determinações da SUSEP. Importante reforçar que as Condições Gerais podem mudar ao longo do tempo, por isso é sempre importante checar junto ao corretor responsável se não houve grandes mudanças.

Figura 1 – Condições Gerais Seguro Auto Sul América Julho/2017

Para danos a faróis, retrovisores e lanternas existem franquias específicas, caso o segurado precise trocar especificamente um desses itens. Abaixo veja trecho das Condições Gerais que deixa claro que há apenas franquia

Figura 2 – Condições Gerais Seguro Auto Sul América Julho/2017

Valores de franquia na apólice

Os trechos acima são as cláusulas contratuais, que discorrem sobre o funcionamento da franquia, mas não especificam o valor de cada franquia. Os valores constarão no orçamento, proposta e apólice. Na figura 3 abaixo destacamos as franquias do casco (para perda parcial) e dos vidros.

Figura 3 – Exemplo de franquias em apólice seguro auto Sul América 2017

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *