Guincho ilimitado do seguro remove para qual local?

Entenda para qual local guincho ilimitado do seguro remove automóvel!

Nosso visitante Marcos nos enviou a seguinte questão:

“Se eu solicitar o guincho ilimitado a uma quilometragem longa até minha casa por motivo de batida ou pane mecânica qual o procedimento da seguradora? Mandar para uma credenciada do meu veiculo, ou uma concessionaria mais próxima, ou para a minha casa ou para uma oficina próximo a minha casa? E independe da distancia o táxi me leva em casa?”

Confira resposta:

Olá Marcos, tudo bom?

Excelente questão! :)

Cotação Seguro Carro – 2

As orientações que dou abaixo são baseadas nas práticas mais comuns do mercado. Para certificar se é assim na sua seguradora especificamente, é importante ler a sessão de “Reboque” ou “assistência 24h” das Condições Gerais dela ou pedir ajuda ao corretor da apólice, ok?

Vamos lá!

Sempre para oficina:

Independente de a quilometragem do reboque na assistência 24h ser de plano ilimitado, o seguro sempre removerá o veículo para uma oficina ou centro automotivo da seguradora.

Apenas por curiosidade, cada seguradora dá um “apelido” para seu centro automotivo: “CAPS” (Centro Automotivo Porto Seguro), “BAC” (Bradesco Auto Center), “CASA” (Centro Automotivo Sul América), entre outros.

Delegacia: A depender do tipo de colisão, pode ser necessário rebocar o veículo para o pátio de uma delegacia. Isso ocorre normalmente em acidentes com vítimas. Nesse caso o seguro fará o reboque para este local.

O procedimento será o mesmo: após os trâmites burocráticos da polícia, o segurado poderá solicitar um segundo guincho para remover o carro da delegacia para uma oficina.

Para minha casa: As seguradoras só costumam autorizar remoção para casa do segurado quando não há oficina aberta E não há centro automotivo dela por perto. Mas isso é circunstancial e deve ser analisado caso a caso.

Fora do expediente comercial:

Quando a colisão ou pane ocorre após às 18h, fora do expediente comercial, as oficinas já estão fechadas.

Nessas situações, o veículo será removido para o pátio da seguradora ou para casa do segurado. Isso dependerá das circunstâncias de cada sinistro. Quando houver centro automotivo da seguradora na cidade ou em cidade próxima, é comum a seguradora priorizar esse caminho ao invés da casa do segurado, pois é mais seguro e facilita a segunda remoção no dia seguinte.

No dia seguinte a seguradora providenciará um segundo reboque para levar à oficina que, então, estará aberta dentro do expediente comercial.

Precisa ser a oficina mais próxima?

As Condições Gerais das seguradoras praticamente sempre mencionam que o reboque removerá o veículo “para a oficina mais próxima”.

Mas não é bem assim. E isso é um ponto mal definido nas cláusulas, já que o que está escrito nem sempre reflete o que ocorre na prática.

Cotação Seguro Carro – 2

Quando colisão ocorre na cidade do segurado: Se o sinistro ocorreu na cidade do segurado (que é a situação mais comum, afinal, é onde o veículo circula a maior parte do tempo), o segurado pode escolher qualquer oficina dali.

Imagine que a colisão ocorreu numa rua onde existe uma oficina imediatamente na próxima esquina. Nada obriga o segurado a escolher aquela oficina.

Se ele tem quilometragem ilimitada, poderá escolher qualquer oficina em sua cidade, mesmo que não seja necessariamente aquela imediatamente mais próxima do local da ocorrência.

Quando colisão ocorre em outra cidade: Pode ainda acontecer de a colisão (ou pane) acontecer numa cidade diferente, durante viagem por exemplo.

Em priNcípio, a seguradora sugerirá uma oficina na região. Mas se o segurado tem guincho ilimitado e não pretende ficar naquela cidade até o veículo ser reparado, ele pode pedir para que seja removido para uma oficina de sua preferência em sua cidade.

A maior vantagem do guincho ilimitado está exatamente aqui: Se acontece um sinistro em local muito distante, o segurado não precisa se preocupar em pagar quilometragem adicional para poder remover o carro láááá de longe para fazer o reparo em sua cidade.

Oficina referenciada, livre escolha ou concessionária?

A quilometragem de guincho (ilimitada ou limitada) não influencia o fato de que o segurado sempre pode escolher para qual oficina levar o carro.

No geral a seguradora indicará oficinas referenciadas, onde ela costuma oferecer alguns benefícios. Mas o segurado pode escolher oficinas de livre-escolha (não referenciadas), que sejam concessionárias ou não.

Se ele tem quilometragem ilimitada, ela pode ser usada para isso. Porém, vale ressaltar que a aprovação dos orçamentos e serviços continua sendo a mesma que descrevemos neste outro post.

Onde constam essas informações?

Todas essas regras deverão constar nas Condições Gerais ou Manual de Serviços da sua seguradora. Abaixo colocamos exemplo da Porto Seguro e Tokio Marine.

Porém, como comentamos anteriormente, nem todos os detalhes constam ali. Por isso se você precisar de algo diferente no momento do sinistro, é sempre bacana perguntar para a atendente da Assistência 24h se é ou não possível fazer o que você deseja ;)

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *