Saiba se existe franquia dobrada no seguro de automóvel!
A Quelih nos enviou a seguinte questão em nosso canal do Youtube:
“Oi … Em caso de colisão, mais de uma vez, pago dobrado a franquia?”
Confira nossa resposta:
Olá Quelih, tudo bom?
Para danos decorrentes de eventos de sinistro independentes, é cobrada uma franquia para cada evento. Para vários danos decorrentes de sucessivos eventos dentro de uma mesma ocorrência, é cobrada uma única franquia.
Valor não muda: O valor da franquia não cresce, sendo o mesmo para cada acionamento. Se o seguro precisar se acionado 10 vezes na vigência da apólice, as 10 franquias serão sempre o mesmo valor, não crescendo mesmo depois de muitos acionamentos.
Já recebemos relatos de visitantes que ter proteção veicular em associações ou cooperativas, onde o valor da franquia vai aumentando conforme o número de sinistros dentro de um ano. Ressalto que proteção veicular é diferente de seguro, principalmente pelo fato de seguradoras regulares serem reguladas e regulamentadas pela SUSEP; enquanto que associações e cooperativas não são. Aqui nós ensinamos como consultar uma empresa para se certificar que trata-se de seguradora regulada.
Só cobra se consertar com seguro: A franquia só é paga se o orçamento do reparo ultrapassar a franquia e o segurado optar por fazer o reparo por meio do seguro. Se o orçamento não atinge a franquia, não há cobrança. Se o orçamento atinge a franquia mas o segurado opta por não acionar o seguro, não há cobrança.
Vejas exemplos para ficar mais claro:
Exemplo 1: Carro A colide com Carro B (evento 1). No mesmo dia, porém em outro momento, o carro A colide com outro carro C (evento 2). Os eventos 1 e 2 são independentes um do outro, por isso para reparar os danos do evento 1 será cobrada uma franquia e para reparo dos danos do evento 2 será cobrada uma segunda franquia.
Exemplo 2: Carro segurado sofre uma colisão em Janeiro. Em maio sofre outra colisão. Em outubro sofre outra colisão. Foram 3 colisões independentes no ano. Para cada um dos três eventos será cobrada uma franquia.
Exemplo 3: Carro A sofre uma colisão traseira do carro B e é projetado contra um terceiro carro C. A colisão inicial de B em A é o que gerou a colisão de B em C. Portanto, são eventos dependentes. Em se tratando de um único evento, o carro B será cobrado em apenas uma franquia para consertar tanto a dianteira quanto a traseira.
Cláusula contratual: Essa regra consta nos contratos, na cláusula de franquia. A Imagem 1 abaixo traz um exemplo.
Faça cotação do seu seguro de automóvel conosco!