O que é vistoria veicular no seguro de automóvel?

o que é vistoria veicular no seguro de automóvelSaiba o que é vistoria veicular no seguro de automóvel e confira dicas !

O seguro de carro zero km tem algumas vantagens e uma delas está relacionada à vistoria. Neste artigo respondemos: seguro de carro novo (zero km) precisa de vistoria? Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

O que é vistoria no seguro de automóvel?

A vistoria veicular no seguro de automóvel é um procedimento exigido pela seguradora para checar se está tudo em ordem com o veículo a ser segurado. Na vistoria é checado se o carro não tem problemas que possam comprometer sua segurança ou agravar seu risco no seguro.

A partir da vistoria a seguradora comprova que o carro não tinha nenhum problema antes da contratação do seguro que pudesse gerar problemas durante a vigência do seguro. É uma garantia de segurança tanto para o cliente quanto para a seguradora.

Quando devo fazer a vistoria e qual sua importância no seguro?

Quando você fecha o seguro com seu corretor o próximo passo é marcar a vistoria. Geralmente o prazo para fazer a vistoria é de até 5 dias corridos a partir da vigência do seguro.

Cotação Seguro Carro – 2

A vistoria é muito importante para o seguro de automóvel pois a cobertura do seguro só passa a valer após a vistoria. Ou seja, sem vistoria não há cobertura. Por isso, se você contratar seu seguro de automóvel, não deixe de fazer a vistoria para não comprometer seu seguro.

Quando não tenho que fazer vistoria no meu seguro?

Há situações nas quais não é necessário fazer a vistoria para o seguro de automóvel passar a valer. Abaixo você confere quais são essas situações:

  1. Quando o carro é zero km: Ao comprar um veículo novo (zero km) não é necessário fazer vistoria para fazer o seguro. Porém, nesse caso é importantíssimo efetivar o seguro antes de tirar o carro da concessionária, apresentando inclusive a nota fiscal com carimbo com data de saída. Para saber mais, leia: “Não tire o carro da concessionária antes de fazer seguro”.
  2. Quando é renovação do seguro: Quem já tem e está renovando o seguro de automóvel não precisa fazer vistoria. A vistoria só será necessárias nas renovações que não forem feitas dentro da vigência – por exemplo: se seu seguro vence dia 01/01/2013 e, por algum motivo, você o renovar somente dia 05/01/2013 então será necessário fazer a vistoria mesmo sendo renovação.

Assim fica mais fácil saber quando a vistoria é obrigatória: Nos casos de compra de veículo semi-novo ou usado a vistoria é sempre necessária no seguro de carro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

33 respostas para O que é vistoria veicular no seguro de automóvel?

  1. Douglas diz:

    Em uma vistoria do seguro são coletados as numerações como chassi, motor e cambio?
    Desde Já agradeço..

    • Jessica diz:

      Douglas, bom dia!

      Na vistoria prévia dos seguros eles conferem o número do chassi com o do documento e com o informado na proposta do seguro.
      Não sabemos dizer se a vistoria chega a pegar os números do motor e do câmbio, tendo em vista que esses números não são solicitados na proposta do seguro. Sobre este ponto recomendamos questionar diretamente na vistoriadora, pois poderão lhe informar todos as numerações coletadas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  2. Júlia diz:

    Boa noite, meu carro é assegurado há quatro anos, renovei, e não fiz a vistoria. Capotei o carro hoje e a asseguradora disse que não vai cobrir. Isso procede? O que posso fazer?

    • Jessica diz:

      Júlia, boa tarde!

      Recomendamos assistir este vídeo no qual damos exemplos de quando a vistoria é obrigatória: “Vistoria prévio do seguro auto: quando é obrigatória [06 exemplos]”
      Se permanecer com dúvidas, volte a nos contatar por aqui.

      Se a vistoria estiver sendo requisitada indevidamente e/ou a senhora não tiver sido notificada sobre a necessidade de realizá-la, recomendamos solicitar ajuda a seu corretor para argumentar com a seguradora. Se necessária, abra uma reclamação no SAC e na Ouvidoria. Em última instância será necessário buscar ajuda de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  3. ivan diz:

    boa tarde, foi feito a vistoria no meu carro hoje. eu desisti de ficar com a seguradora, pois meu gerente me fez uma proposta melhor. se eu não pagar a primeira parcela o seguro é cancelado imediatamente. quanto à vistoria feita, eu teria que pagar por ela?

  4. Rumanita diz:

    A vistoria prévia é paga?

  5. Patrícia Coimbra diz:

    Olá renovei o seguro do meu carro, fiz a vistoria tudo ok! Porem atrasei a primeira fatura de pagamento, nesse meio tempo tive um sinistro o seguro não quis cobrir mesmo eu tendo assinado e fechado o contrato da nova apólice, gostaria de saber: não tenho direito a arrumar o carro do terceiro!? O meu deu um pequeno arranhão mas o outro amassou e ficou marcas de tintas na lata…

    • Jessica diz:

      Patrícia, bom dia!

      De acordo com as Condições Gerais dos contratos das seguradoras, o não pagamento da primeira parcela do seguro de automóvel acarreta o cancelamento imediato da apólice, salvo raras exceções. Isso significa que quando a primeira parcela não é paga, o veículo (e demais coberturas, como terceiros) fica sem cobertura imediatamente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/WFJs6S1GBA0
      Atenciosamente,

  6. walter granato diz:

    tenho o curso de vistoriador e queria cadastrar minha empresa como empresas para vistoria de seguros oque nfaço e com quem falo

    • Jessica diz:

      Walter, boa noite!

      Recomendamos que faça um levantamento das seguradoras com quem deseja trabalhar e os contate para maiores informações de como se credenciar.
      Você também pode procurar vistoriadores que prestam serviço para seguradora e pedir para lhe passarem o caminho se como se credenciar.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  7. Henrique diz:

    A seguradora apos a vistoria de um veiculo semi novo, demora uns dias para efetivar o seguro. Gostaria de saber se esse periodo ‘e para avaliar o proprio veiculo, ou para confirmacao dos dados, Tal como dados cadastrais do segurado, endereco, local de trabalho, motoristas?

    • Jessica diz:

      Henrique, boa noite!

      Após a transmissao de proposta a seguradora tem até 15 dias para emitir (aceitar) ou recusar a apólice. Este prazo é determinado pela SUSEP, órgão que regulamenta o mercado de seguros.
      Nesse período a seguradora verifica informações como: condição do carro na vistoria, confere os bônus se houver, dados cadastrais etc., e por isso ao final dessa análise pode aceitar ou recusar a apólice.
      Nesse meio tempo o veículo está com o que chamamos de cobertura técnica. Se for recusado, deixa de ter cobertura imediatamente. Se for aceito, a apólice (que é o contrato) é emitida e a cobertura passa a valer para toda a vigência que geralmente é de um ano.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/w0BR45U-pB8

      Atenciosamente,

  8. adriele diz:

    Olá, fiz uma compra de um carro seminovo e na hora do seguro me disseram que não é necessário vistoria, esta correto??

    • Jessica diz:

      Adriele, boa tarde!

      A vistoria não é necessária somente para seguros de carros zero km. Para isso é necessário apresentar nota fiscal com carimbo com data de saída do veículo zero km da concessionária.

      Para veículos semi novos ou usados a vistoria é obrigatória, sendo que o prazo máximo para sua realização varia entre as seguradoras. Recomendamos que verifique junto a seu corretor se a vistoria realmente não é necessária e que lhe envie comprovante (email, protocolo, ou algo assim) que mostre que houve dispensa da vistoria.

      Se a vistoria obrigatória não for feita dentro do prazo o seguro é recusado e o veículo foca descoberto.

      Ficamos à disposição

  9. Victor Gomes diz:

    Boa tarde!

    Contratei um seguro Bradesco através de uma corretora, fui informado que a vistoria foi dispensada, pois o Bradesco avaliou como não necessária a vistoria… Isso pode ocorrer?

    A corretora informou que o meu veículo está segurado de acordo com a proposta, mesmo com a apólice não emitida!

    Estou com receio de usar o veículo!

    • Victor Gomes diz:

      Ah, se trata de um seguro novo e de um carro usado!

    • Jessica diz:

      Victor, boa tarde!

      Peço desculpas pela demora em responder! Nosso blog jogou alguns comentários e dúvidas no SPAM e estou conseguindo recuperá-los aos poucos.

      Vamos a sua dúvida:
      Na Bradesco a vistoria é obrigatória para seguros novos de veículos usados ou semi-novos.
      A não realização da vistoria dentro do prazo estipulado pode gerar o cancelamento da apólice e deixar o veículo descoberto.
      São raríssimas as situações em que a Bradesco aceita a dispensa de vistoria para veículos usados, por isso achamos difícil que isso tenha ocorrido. Para sua maior segurança, recomendamos que solicite ao corretor de seguros esta informação formalizada via e-mail constando protocolo do atendimento no qual a seguradora afirma que houve dispensa da vistoria.

      Sobre a cobertura antes da emissão, funciona da seguinte maneira:
      Por normas da SUSEP as seguradoras tem até 15 dias a contar da vigência inicial do seguro para aceitar ou recusar um seguro. Neste período de análise, o veículo tem o que chamamos de “cobertura técnica”, ou seja, se ocorrer sinistro o carro estará coberto. Passados os 15 dias o seguro deverá constar como emitido ou como recusado, sendo muito importante que o corretor faça o acompanhamento da emissão para verificar se ocorreu recusa.
      Caso já tenham se passado 15 dias e o senhor não tenha recebido sua apólice, recomendamos que contate seu corretor para confirmar se houve a emissão e peça para ele solicitar 2ª via à seguradora.

      Ficamos a disposição!

  10. jailson moraes diz:

    Eu renovei o seguro do meu carro com o mesmo corretor mais so que eu renovei com outra seguradora o corretor foi o mesmo mais a seguradora de renovação foi outra nesse caso e necessário fazer a vistoria do carro? O corretor e o mesmo mais a renovação foi com outra seguradora nesse caso e necessário a vistoria mesmo porque foi outra seguradora?

    • Jessica diz:

      Jailson, bom dia!

      Não é necessário fazer vistoria quando o seguro é renovado dentro da vigência, independente de ter mudado de seguradora ou de corretor.
      Por exemplo: Se seu seguro vencia hoje e o senhor até hoje (ou antes) então não será necessária vistoria.

      A vistoria será necessária somente nas renovações que forem feitas fora do prazo.
      Por exemplo: Se seu seguro vencia hoje e o senhor renovar somente amanhã ou dias depois do vencimento.

      Ficamos a disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *