Saiba se você paga franquia do seguro de automóvel quando não é culpado mas precisa usar seu seguro!
Uma das dúvidas mais frequentes entre nossos clientes e leitores do blog é se precisam pagar a franquia do seguro de automóvel mesmo quando não são culpados pelo acidente.
É muito comum a vítima precisar usar seu próprio seguro, por exemplo quando uma pessoa que não tem seguro causa a colisão, ou quando o causador tem seguro mas não assume a culpa. Porém, também pode ser que o causador assuma a culpa e a vítima entre como terceiro no seguro dele.
Afinal, em qualquer desses exemplos, a vítima tem ou não que pagar a franquia? Neste artigo você descobre a resposta! Confira e escreva suas dúvidas nos comentários. Compartilhe também seu caso ou experiência, pois pode ajudar outros leitores que estejam em situação semelhante.
Aproveite também para pedir sua cotação com a gente :)
Franquia é sempre obrigatória?
Depende!
A obrigatoriedade do pagamento da franquia no seguro depende de como você será enquadrado no seguro: 1) Ou você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente; 2) Ou você usa seu próprio seguro. Este segundo caso é comum nos casos em que o responsável pelo acidente não tem seguro ou não assume a culpa.
Vejamos cada uma dessas situações:
1) Nos casos em que você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente, você não paga franquia. A cobertura de terceiros do seguro de automóvel não cobra franquia nem do terceiro nem do segurado. Porém, para isso existem alguns pré-requisitos: O segurado-causador tem que assumir a culpa e a análise da seguradora dele também tem que concluir que ele foi culpado.
2) Por outro lado, sempre que você for usar seu próprio seguro por causa de uma perda parcial, a franquia é obrigatória. Essa obrigatoriedade independe de quem é a culpa do acidente. Isso significa que se você for usar seu seguro, mesmo sendo vítima, terá necessariamente que pagar a franquia.
Mas será que nos casos em que você é forçado a usar seu próprio seguro, não tem nenhuma saída? Se a culpa não foi sua, será que não há vias de minimizar seus prejuízos? Abaixo você confere as maneiras legais que você tem de recorrer caso não tenha culpa e precise usar seu seguro pagando a franquia.
Neste vídeo damos 10 exemplos de quando a franquia é ou não obrigatória. Recomendamos assistir para ficar fera no assunto ;)
Ainda há esperança!
Maneiras legais de diminuir seu prejuízo com a franquia quando você não é culpado
Se você não teve culpa no acidente de trânsito mas teve que usar seu próprio seguro, existem algumas maneiras de você proceder para diminuir seus prejuízos. Veja abaixo em qual situação você se enquadra e como proceder:
Responsável pelo acidente não tinha seguro e tive que usar meu seguro
Nesse caso a saída mais fácil e rápida é você solicitar ao responsável pelo acidente que pague a franquia do seu seguro para você. Como ele foi o causador do acidente, você tem o direito de solicitar isso.
No caso de o responsável pelo acidente se negar a pagar sua franquia, você pode acioná-lo nas Pequenas Causas ou com uma ação jurídica.
Responsável pelo acidente tinha seguro mas não quis usar para meu carro
Em algumas situações também acontece de o responsável pelo acidente ter seguro, mas não querer usar a cobertura de terceiros para você. Normalmente, nessas situações a pessoa não assume a culpa e por isso não quer usar a cobertura de terceiros.
Nesse caso, o mais recomendado é procurar conversar e mostrar ao responsável pelo acidente que o melhor caminho é acionar a cobertura de terceiros, afinal, não gera qualquer custo para ele. Se mesmo assim não houver acordo, você pode usar seu próprio seguro e posteriormente acionar o responsável pelo acidente para receber o ressarcimento da franquia que você terá que pagar.
E se EU fui o culpado?
Se você está lendo esse post porque foi causador de uma colisão e agora está sendo cobrado pela seguradora da vítima, recomendamos assistir este vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”
Estava transgredindo a via, e um carro saiu da vaga de estacionamento e colidiu com a lateral do meu carro, ele propôs de acionar dano por terceiros em ambos os carros, pois os dois possuem seguro. Gostaria de uma ajuda/opinião sobre o meu caso, porque eu não estava errado na situação e pretendo não ter que gastar nada neste acidente. Obrigado pela atenção.
Roberto, bom dia!
A cobertura de terceiros do seguro só pode ser acionada quando o motorista do carro segurado é considerado culpado. Nesse sentido, não é possível os dois acionarem a cobertura de terceiros um para o carro do outro, pois não há como ter dois culpados pelo mesmo acidente.
Se você se considera vítima, o correto é você entrar como terceiro no seguro do causador da colisão e ele acionar o seguro dele próprio para consertar o carro dele. Dessa forma você não terá custo algum, pois não há franquia para terceiros. Já o causador terá que arcar com a franquia do seguro dele para consertar o carro dele, mas isso é de responsabilidade dele na medida em que foi ele o causador da colisão.
Não recomendamos tentar “burlar” suas seguradoras acionando a cobertura de terceiros de ambos os seguros, pois certamente as seguradoras acabarão por descobrir e vocês poderão responder por fraude.
Quando for renovar seu seguro, faça uma cotação conosco! Clique aqui: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/cotacao-de-seguro-de-automovel/
Ficamos à disposição!
Ola. eu bati meu carro num corsa, eu estava errado pois atravessei a preferencial… o carro do cidadão tem seguro e eu como errado me disponibilizei em pagar sua franquia… acontece q comentando com um amigo ele disse q se eu pagar a franquia a seguradora posteriormente vai me cobrar pelos danos de seu cliente judicialmente é verdade isso? eles podem fazer isso?
Jonathan, bom dia!
A seguradora poderá lhe cobrar a diferença acima da franquia paga pelo seguro.
Isso porque sempre que um segurado aciona o seguro para consertar o carro, o segurado paga a franquia e a seguradora paga a diferença acima da franquia. Nos casos em que o segurado é vítima, ele tem direito de solicitar ao causador da colisão o ressarcimento da franquia, enquanto que a seguradora tem direito de solicitar o ressarcimento da diferença paga por ela.
A negociação da franquia ocorre entre o segurado e o causador, sem intermediação ou relação com a seguradora. Já a diferença paga pelo seguro é negociada diretamente entre seguradora e causador, sem qualquer relação com o segurado.
Geralmente a seguradora primeiramente procura o causador através do departamento jurídico dela, mas sem abrir um processo jurídico, buscando um acordo inicial. O processo jurídico tem possibilidade de ocorrer caso não haja acordo entre as partes.
Para o futuro, recomendamos que faça um seguro somente de terceiros pois lhe protegerá desse tipo de situação. Ele é bastante em conta e ainda garante assistência 24h para seu carro. Peça sua cotação: clique aqui!
Ficamos a disposição!
Bom dia Jéssica! Fui vítima de um sinistro na via Dutra causado por uma peça que caiu de um ônibus. A empresa do ônibus tem seguro, mas esta restringindo alguns valores da mo da ofícina em que eu levei o veículo. Se eu acionar o meu seguro posso cobrar o valor da franquia que eu irei pagar?
Geraldo, boa noite!
Se você acionar seu próprio seguro, será necessário você pagar a franquia obrigatória e o seguro pagará a diferença acima da franquia.
Como vítima, você tem direito de solicitar o ressarcimento desta franquia à empresa de ônibus responsável pelos seus prejuízos. Primeiramente é necessário tentar fazer um acordo com a mesma e, se não for possível acertar desta forma, será necessário tentar receber na Justiça num processo ou nas Pequenas Causas.
Vale ressaltar que acionando seu seguro, sua seguradora também poderá vir a procurar o causador do acidente para receber de volta a parte paga pelo seguro. Porém, a seguradora cobrará dele apenas a parte paga por ela. A parte paga por você (qual seja, a franquia) deve ser negociada diretamente entre você e causador, sem intermediação ou influência da seguradora.
Quando for renovar seu seguro, peça uma cotação conosco: clique aqui!
Ficamos a disposição!
Bom dia,
Um caminhão bateu na traseira de meu carro quando eu estava parado no sinal vermelho, fiz o B.O pela internet,tirei foto da placa do caminhão e da CNH do motorista(obs..ele estava bêbado)…..fiz os 3 orçamento onde o mais em conta ficou 7 mil reais…..agora vem a dúvida…ele não quis pagar o orçamento de 7mil,então acionei o meu seguro e eu paguei 1 mil reais….vou ter que entrar no pequenas causas e a dúvida seria se posso cobrar dele o valor do orçamento (7mil) ou apenas o valor da franquia do meu seguro de mil reais…..já que vai demorar queria que ele me pagasse os 7 mil..(obs.já paguei os mil da franquia e arrumei o carro)
…como faço agora?
Obrigado
.
Diego, boa noite!
Você poderá cobrar somente os prejuízos pagos por você.
Se você acionou seu seguro para consertar o carro, então o senhor pagou a franquia obrigatória de mil reais e a seguradora pagou a diferença acima disso, de 6 mil reais. É seu direito cobrar os mil reais. Já a diferença de 6 mil reais é direito da seguradora cobrar, pois este prejuízo foi pago por ela.
Você poderá cobrar os custos totais de 7 mil reais somente se você tiver feito o serviço particularmente e, portanto, houver pago o conserto integralmente por sua conta.
Quando for renovar seu seguro, faça uma cotação conosco! :)
Clique aqui: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/cotacao-de-seguro-de-automovel/
Ficamos à disposição!
Bom dia Jessica!
Meu amigo sofreu uma colisão, e o responsável pela mesma acionou o seguro dele. O carro deu perda total e o seguro vai pagar. ocorre que o dono do carro que meu amigo dirigia não se encontra no Brasil. Como proceder nesse caso?
Grata,
Tereza
Tereza, boa noite!
Para dar entrada no seguro não é necessário comparecer pessoalmente na seguradora. Atualmente todos os trâmites de sinistros podem ser iniciados por telefone ou através do corretor de seguros, que existe exatamente para ajudar o segurado e seus terceiros.
Por isso recomendamos que solicite ao causador do acidente o contato do corretor de seguros do mesmo pois ele poderá dar entrada no sinistro e lhe ajudará com os procedimentos.
O seguro solicitará alguns documentos do proprietário do veículo, dos quais a seguradora depende para fazer a liberação da indenização. O proprietário poderá enviar imagens desses documentos pela Internet. No caso de necessidades de assinaturas, será necessário verificar quais os procedimentos aceitos pela seguradora.
Faça uma cotação de seguro conosco, clique aqui: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/cotacao-de-seguro-de-automovel/
Ficamos à disposição!
Meu namorado bateu em um carro.
Meu namorado estava errado,pois não tem habilitação.
A vitima tinha seguro,e acionou
Não foi feito boletim de ocorrência,mas meu namorado passou os números dos documentos(CPF e RG)
O seguro comprou um valor abusivo, caso meu namorado não concorde em pagar o seguro,quais são as consequências para ele?
Thalita, boa tarde!
Recomendamos que consulte um advogado pois ele poderá instruir melhor seu namorado.
O que sabemos dizer é que se o segurado usou o seguro para consertar o carro, então ele teve de pagar a franquia e a seguradora pagou a diferenca acima dessa franquia.
Se seu namorado foi responsável pela colisão então ele é responsável pelos prejuízos. Nesse sentido, o segurado pode cobrar o ressarcimento da franquia e a seguradora pode cobrar o ressarcimento da diferença paga pelo seguro.
Seu namorado pode solicitar à seguradora os comprovantes de pagamento para verificar os valores cobrados.
Acredito que se ele se negar a pagar a seguradora possa vir a cobrá-lo na Justiça através de um processo jurídico. Mas é importante consultar um advogado para ter maiores instruções.
Ficamos a disposição!
Bom dia Jessica
Gostaria de saber se em um acidente tem como eu saber se a outra pessoa usou a franquia do seguro dela ja que o valor que ele ta cobrando e alto em relacao ao pejuizo
Marcia, bom dia!
O valor da franquia é pago diretamente à oficina, sem intermediação da seguradora. Por conta disso, você pode solicitar à pessoa ou à oficina cópia do comprovante de pagamento para verificar se o valor da franquia cobrado de você confere com o valor efetivamente pago pela vítima.
Ficamos a disposição!
Prezada, estava transitando na rodovia, quando um senhor com um reboque cruzou a via entre meu carro e outro a frente, mesmo freando nao foi possivel evitar a colisao, ele tem seguro e assumiu a culpa, de acordo com o proprietario da oficina, vai ser perda total no veiculo, meu carro tem kit gas, e considerado acessorio pois foi instalado apos o mesmo sair de fabrica, a pergunta e: posso retirar o kit gas?
obrigado
Arlindo, bom dia!
Sim, você poderá retirar o kit gás caso ele não seja original de fábrica.
Para isso, faça uma carta a sua seguradora informando que deseja retirar o mesmo. Para agilizar, envie também copia dos comprovantes da instalação do kit gás particularmente.
Faça uma cotação de seguro conosco, clique aqui: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/cotacao-de-seguro-de-automovel/
Ficamos a disposição!
Boa Tarde,
Me envolvi numa pequena colisão com um veiculo nesse sábado. Eu não tenho seguro e o dono do outro veiculo tinha. Foi um pequeno dano na porta que fica em 3200,00. Paguei a franquia de 2300,00 e acionamos o seguro dele. Nao fizemos B.O. pois não teve feridos.
Estou com medo do seguro vir atras de mim cobrar os gastos. Tem essa situação mesmo ?
Adan, bom dia!
Se você foi responsável pela colisão, a seguradora da vítima poderá procurá – lo para solicitar o ressarcimento da diferença paga pelo seguro.
Para o futuro, recomendamos que faça um seguro de terceiros, pois estará protegido desse tipo de situação. É um seguro super em conta e ainda garante assistência 24h para o seu próprio carro. Peça uma cotação aqui: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/seguro-somente-para-terceiros/
Ficamos a disposição!
Boa noite Jessica,
Eu não tenho seguro e na ultima quarta feira um condutor veio na contra mão e atingiu meu carro que pelo estado que ficou deu perca total, o condutor tem seguro e alega não ter culpa pelo acidente. Após tentar negociar, ele concordou que se eu pagar a franquia pra ele e aciona o seguro contra terceiro. Devo aceitar essa condição para agilizar o processo ou aguardo o laudo da pericia sair.
O laudo sai em 20 dias, posso depois reaver esse valor na justiça se o resultado me inocentar?
Obrigado
Att.
Carlos Eduardo
Carlos, bom dia!
Para poder acionar a cobertura de terceiros é necessário que as circunstâncias da colisão deixem claro que a culpa foi do segurado, mas isso não basta: é necessário que o segurado assuma a culpa diante do seguro. Se ele não assumir, mesmo que esteja claro que a culpa é dele, a seguradora não tem autonomia para usar o seguro dele sem autorização para indenizar o terceiro.
Não recomendamos que pague a franquia dele para usar a cobertura de terceiros, pois é considerado fraude. Se você é vítima na colisão não tem que pagar nada, pois a cobertura de terceiros não tem franquia ou custos para o terceiro.
Além disso, pagando a franquia você estará assumindo a culpa e poderá ser cobrado posteriormente pela seguradora do causador pela diferença acima da franquia paga pelo seguro para consertar o carro do causador.
Se você é vítima recomendamos que cobre seus direitos, primeiramente procurando entrar em acordo com o causador em usar a cobertura de terceiros como lhe é direito. Se não houver acordo recomendamos que consulte um advogado pois será necessário tentar receber na Justiça ou nas Pequenas Causas.
Faça uma cotação de seguro conosco, clique aqui: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/cotacao-de-seguro-de-automovel/
Ficamos a disposição!