Saiba se o certo é “perda total” ou “perca total” e quando é considerado PT no seu seguro
Uma das dúvidas mais frequentes quando os cliente vão falar de assuntos relacionados ao seguro de automóvel é se o correto é falar “perda total” ou “perca total”. Como os sons das duas formas são muito parecidos e usamos muito a abreviação “PT”, fica difícil descobrir. Pensando nisso, a título de curiosidade, no post dessa semana trataremos desse assunto.
Perda VS Perca
A palavra “Perda” é um substantivo que diz respeito a uma situação em que a pessoa foi privada de algo, sofreu algum dano ou prejuízo. Por isso é usado para falar de situações onde se perdeu algo, como por exemplo:
“Fiquei triste pela perda do meu relógio” – A palavra ‘perda’ se refere a uma situação em que o relógio foi perdido
“Você pode reprovar de ano pela perda de muitas aulas” – A palavra “perda” se refere a situação de se perder aulas.
Já a palavra “Perca” é uma forma verbal do verbo “perder”, conjugado no primeira ou terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo ou ainda na terceira pessoa do singular do imperativo. Calma, sem desespero com essas nomenclaturas gigantes da gramática! Basta lembrar que a palavra “perca” é uma verbo e não um substantivo. Diferente da palavra “perda” (que descreve uma situação em que algo se perdeu) a palavra “perca” descreverá uma ação no presente ou uma ordem. Por exemplo:
“É melhor ele escovar os dentes todos os dias, antes que perca todos os dentes” – A palavra “perca” se refere à ação de perder os dentes.
“Não perca a esperança” – A palavra “perca” se refere a ordem/sugestão de não perder a esperança.
O correto para o seguro é “Perda total”
Sabendo disso, no caso do seguro de automóvel o correto é dizer “perda total do veículo”, pois é um substantivo que se refere a situação em que o carro foi considerado irrecuperável.
Aos interessados no assunto de perda total no seguro, vale algumas dicas
Em nosso blog nós tiramos as principais dúvidas sobre perda total no seguro de automóvel. Confira e leia as respostas nos links abaixo!
O que é perda total do veículo e quando é considerado PT?
Indenização de carro financiado no seguro
Se airbag abre dá perda total no seguro de automóvel?
Nosso blog tem dicas super interessantes e muito importantes sobre seguro de automóvel e outros tipos de seguro também. Não deixe de conferir!
No caso de perda total como terceiro, sendo um carro super novo, com baixa km e na garantia, como sera pago a indenização?
Israel, boa tarde!
Desculpe a demora em responder, recebemos muitas dúvidas esses dias!
Explicamos em linhas gerais como funciona a indenização integral de veículos de terceiros neste vídeo.
Quando o carro é praticamente zero km, é recomendável o proprietário fazer uma proposta próxima do valor de um zero km na FIPE ou orçamentos na região. Dificilmente haverá cobertura do valor exato de um zero, sob o argumento de que basta retirar da concessionária para haver uma desvalorização inicial. Mas essas referências poderão ajudar a negociar um valor mais próximo ao justo.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/yx53w16XnbY
Atenciosamente,
Porque a seguradora fala perda total se o carro estava andado,so pra nao colocar peças novas ,ou seja pagamos seguro por peça genuinas e mesmo assim nao arruma?
Reginaldo, bom dia!
As Condições Gerais do seguro costumam ter cláusula que determina o uso de peças novas e originais. Quando o modelo do veículo não tem este tipo de peças disponíveis, é responsabilidade do fabricante do modelo, deixando ao seguro as alternativas de 1) com consentimento do proprietário usar peças recondicionadas ou 2) considerar perda total por indisponibilidade de peças.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4
Atenciosamente,
Olá boa noite !
Está correta essa frase:
Não houve perda total do veículo.
Eneida, bom dia!
Está correta sim.
Apoie nosso projeto!
Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE
Atenciosamente,