Perfil nos seguros: o que é e como funciona?

Saiba o que é e como funciona o perfil nos seguros de automóvel, residência, vida entre outros!

Em qualquer tipo de seguro são feitas algumas perguntas sobre o perfil do segurado. Isso vale para o seguro de carro, seguro residencial, seguro de vida e vários outros tipos de seguro com foco em proteção patrimonial e proteção pessoal. Mas por que essas perguntas são necessárias? Para que é usado e como funciona esse perfil? Neste post você descobre o que é e como funciona o perfil nos seguros.

Muita gente pede para nós cotarmos o seguro e passa algumas poucas informações, como sua idade e CEP. Neste post você verá porque nós, corretores de seguros, mesmo que quiséssemos não poderíamos fazer as cotações sem o perfil correto e completo.

Confira e escreva suas dúvidas e opiniões nos comentários!

“Perfil” e “Risco” andam lado a lado no seguro

 Para entender o que é o “perfil” nos seguros é preciso entender antes qual a função do seguro.

O seguro (de qualquer tipo) tem por função a proteção de bens patrimoniais ou pessoas contra riscos, mediante a reposição desses bens através de indenização monetária se ocorrer sinistro. Por exemplo:

  • Em um seguro de carro há indenização em casos de colisão, roubo e outras situações previstas no contrato. Também há proteção contra o risco de causar danos materiais ou corporais a terceiros no trânsito.
  • No seguro de vida há indenização em caso de invalidez ou morte, visando à estabilidade financeira da própria pessoa ou família diante de uma fatalidade.

Esse “risco” pode ser maior ou menor conforme as características da pessoa. Em outras palavras, o perfil do segurado está diretamente ligado ao tamanho do risco de sinistro. Por exemplo:

  • Segundo estatística, o risco de um homem jovem (entre 18 e 24 anos) se envolver em acidente de trânsito é muitíssimo maior que o risco de uma mulher de igual faixa etária.
  • Segundo estatística (e a lei da natureza…) o risco de uma pessoa de 100 anos falecer é muito maior do que uma criança de 5 anos de idade, ainda que ambas sejam extremamente saudáveis – e isso precisa ser considerado na hora de contratar o seguro de vida.

Cotação Seguro Carro – 2

O que é perfil nos seguros?

Assim fica mais fácil entender o que é o perfil nos seguros: são todas as informações relevantes sobre o segurado que de alguma forma influenciam o risco de sinistro no seguro.

Alguns exemplos de perfil nos seguros

  • Perfil no seguro de automóvel: No seguro de automóvel a faixa etária, sexo e tipo de utilização do veículo estão diretamente ligados ao risco de o carro se envolver em acidentes. Riscos relacionados por exemplo: a região em que a pessoa mora/circula, se a pessoa tem ou não garagem nos locais onde deixa o veículo, influenciam diretamente o risco de o carro ser ou não furtado/roubado. No post “Seguro de automóvel no nome de outra pessoa: pode ou não pode?” você entende um pouco mais a diferença entre perfil do principal condutor e os dados do segurado.
  • Perfil no seguro de vida: No seguro de vida a faixa etária está diretamente ligada ao maior ou menor risco de morte. Se a pessoa faz ou não algum tipo de atividade física. O tipo de profissão também pode influenciar nos casos de profissão de alto risco (por exemplo um piloto de helicóptero).

Como funciona perfil nos seguros?

A precificação do seguro é feita com base no risco. Em outras palavras, o preço do seguro é feito com base no tamanho do risco. Quanto maior o risco, maior será o preço do seguro. Quanto menor o risco, menor será o preço do seguro.

O perfil do segurado é um dos fatores considerados nessa precificação, pois ajuda a determinar o risco.

Importante!
Perfil de risco no seguro é diferente de perfil de risco em investimentos

Vale uma dica importante para evitar confusões. O termo “perfil de risco” pode aparecer tanto nos seguros quanto em outras situações, como em investimentos em aplicações financeiras (por exemplo ações e títulos públicos).

O conceito de “perfil de risco” em cada um desses casos é totalmente diferente:

  • No seguro, perfil de risco se refere à quanto as características do perfil da pessoa influencia o risco de sinistro. Ou seja, são características da pessoa que ela não pode controlar, pois são inerentes a ela. Por exemplo: Apesar de o risco de acidente de trânsito ser maior na faixa etária de 18 a 24 anos, uma pessoa não pode escolher em estar ou não nessa faixa etária de maior risco – ela simples está.
  • Nos investimentos financeiros, por exemplo ações, o perfil de risco se refere ao quanto a pessoa está disposta a se arriscar para ter um maior rendimento. Nesses casos se fala em perfil de risco “mais ou menor conservador” ou  “mais ou menos agressivo”, no sentido de a pessoa optar por investimentos de maior ou menor risco, conforme a remuneração desejada.Veja que diferente do seguro, o perfil de risco no caso de investimentos depende de uma escolha. 
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *