Confira qual é o prazo de emissão da apólice do seguro e sua importância para garantir a cobertura dos seus bens!
É muito importante acompanhar a emissão da apólice do seu seguro de qualquer tipo que ele seja: seguro de automóvel, seguro de residência, seguro de vida, enfim, seguro de qualquer coisa rs! Neste post mostraremos qual a importância deste documento para garantia de cobertura do seu bem e qual o prazo de emissão da apólice do seguro.
Se você não sabe muito bem o que é apólice, recomendamos que lei este outro artigo: “O que é apólice de seguro?”.
Todo seguro válido tem uma apólice
Sem apólice, não há cobertura
Todo seguro vigente (ou seja, com cobertura garantida) tem que ter uma apólice. O seguro pode ser de qualquer ramo (seguro de automóvel, seguro residencial, seguro empresarial, seguro de vida etc.): para estar “valendo”, tem que ter apólice emitida.
Se a apólice não for emitida por alguma razão significa que o seguro não está valendo e, portanto, o bem segurado está sem cobertura do seguro.
OBS: Em alguns seguros simplificados, como o seguro somente para terceiros, a apólice pode ser substituída por um bilhete, mas isso é a exceção e não a regra. De toda forma, nesses casos o bilhete cumpre o mesmo papel da apólice.
Quanto tempo demora para a apólice ser emitida?
A apólice é emitida até 15 dias após a vigência inicial do seguro. Por exemplo: suponha que você contratou um seguro com início em 01 de dezembro. A seguradora tem até 16 de dezembro para aceitar ou recusar o seguro e então emitir a apólice.
Nesse período de 15 dias em que o seguro está em análise na seguradora e a apólice está em processo de emissão, o bem segurado tem cobertura técnica do seguro, desde que haja o pagamento da primeira parcela.
Em alguns casos pode ser que demore um pouco mais para emitir, mas uma vez passados esses 15 dias a seguradora não pode mais recusar o seguro, a não ser por falta de pagamento.
O que pode causar a não emissão ou cancelamento da apólice?
Algumas pendências podem fazer com que a apólice não seja emitida ou seja cancelada mesmo depois de emitida. Veja abaixo algumas situações exemplo às quais é preciso estar atento para evitar a não emissão ou cancelamento da apólice do seu seguro:
- Não pagamento da parcela do seguro: Se acontecer de não pagar a parcela do seguro, a apólice será cancelada e o bem segurado ficará sem cobertura. Por isso fique sempre atento à forma de pagamento escolhida (boleto, débito em conta, cartão de crédito) e evite atrasos.
- Falta de vistoria nos casos necessários: Em algumas situações a vistoria prévia da seguradora é obrigatória e sua não realização dentro do prazo da seguradora pode implicar no cancelamento ou não emissão da apólice.
Esses são os principais pontos sobre o que é a apólice no seguro e sua importância para garantia de cobertura dos seus bens. Se você tem dúvidas sobre algum ponto que não foi tratado no artigo, escreva nos comentários e responderemos sua questão.
Boa tarde!
fiz um seguro paguei a primeira porem o corretor indicou a classe de bônus errada, colocou 3 no lugar de 2. Ele disse que não haverá problemas pois recebera um email da seguradora informando o erro e ele o corrigira, mas o valor acrecido será embutido nas parcelas seguintes.
É isso mesmo?
Marcelo, boa tarde!
Sim, a maioria das seguradoras trabalha com este procedimento: no processo de emissão eles verificam a classe de bônus por meio do Código de Identificação de Bônus (“C.I.”). Havendo divergência, a seguradora pode 1) propor a correção, corrigindo também o valor das parcelas, ou 2) então solicitar o cancelamento da proposta incorreta e transmissão de nova proposta. O caminho 1 é o mais comum e usual.
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Atenciosamente,
Bom dia ,
Bom foi realizado o pagamento a vista com o seguro para meu carro . Foi emitido um boleto e este efetuado o pagamento.
No mesmo dia recebo a ligação dizendo q a apólice foi cancelada e eu não possuo nenhum problema com.meu CPF e nem com.o carro, documentacao em.dia.
Por favor o que faço?
Antônio, boa tarde!
Recomendamos solicitar ajuda ao corretor que lhe atende para checar o motivo da recusa e tentar revertê-la.
Se realmente não for possível reverter a recusa, poderá solicitar a devolução do valor pago e buscar outra seguradora para refazer o seguro.
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Atenciosamente,
Bom dia dei entrada no seguro de vida quanto tempo demora para receber o valor da Police obrigado pelo carinho e dedicação de vocês que Deus continue abençoando essa empresa.
Carlos, bom dia!
Agradecemos a mensagem e o carinho :)
A seguradora tem até 30 dias para fazer o pagamento da indenização, contando a partir da data de entrega de todos os documentos pelo segurado.
Caso seja solicitado algum documento adicional, o prazo para de contar e volta a contar somente após a entrega dos novos documentos. Por isso é importante solicitar ajuda ao corretor responsável pela apólice para acompanhar o processo de sinistro e se certificar de que não há nenhum documento pendente.
Vale ressaltar que há seguradoras que pagam antes deste prazo máximo.
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Atenciosamente,
Fiz um seguro através de seguradora. Recebi uma mensagem da seguradora, que a proposta estava em análise, mas nesse período meu veículo estaria com cobertura, passado uma semana, bati o carro. Ainda não tenho apólice. A seguradora me diz pra ter calma que tudo será resolvido. Porém estou aflita.
Priscilla, bom dia!
Quando uma proposta é transmitida a seguradora tem até 15 dias para informar se aceita ou recusa o seguro. Se for aceito, a proposta virará uma apólice. Se for recusado, o item ficará imediatamente sem cobertura, sendo necessário buscar outra seguradora.
Neste meio tempo em que a proposta está em análise existe o que chamamos de “cobertura técnica” – ou seja, enquanto a seguradora não diz nem que aceita nem que recusa, o veículo tem cobertura. Se o sinistro ocorreu dentro do período de cobertura técnica, a seguradora deverá garantir cobertura. Poderá haver algum empecilho apenas se, por exemplo, tiver sido solicitada vistoria obrigatória e a mesma não tiver sido feita dentro do prazo máximo.
Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável para acompanhar o processo de sinistro, assim a senhora terá ajuda técnica dele e poderá ficar mais tranquila ;)
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Atenciosamente,
Boa noite. Não renovei o seguro do meu carro, passaram 10 dias fui assaltada e levaram o carro. A seguradora costuma dá algum prazo depois do término do contrato. Obrigada pela atenção.
Geisa, boa tarde!
Quando o seguro não é renovado, a cobertura termina no dia do vencimento do seguro e o veículo fica descoberto.
A seguradora dá um prazo de 30 dias para a renovação ser feita sem perda de bônus, porém não há prazo que garanta cobertura provisória após o vencimento.
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Atenciosamente,
Boa tarde!
Como podemos fazer melhorias na área de emissão de apólices e que seja mensurável?
Agradeço a atenção.
Jonas, boa tarde!
A emissão das apólices é feita pelas seguradoras. Como não tenho grandes informações de como são os processos internos de cada uma delas é difícil dar uma opinião sobre como poderiam melhorar.
As corretora de seguros (como é nosso caso) fazem o processo de acompanhamento desta emissão, ficando atentos ao prazo de 15 dias previsto pela SUSEP, conferindo se a emissão foi feita corretamente e acompanhando recusas que possam ocorrer neste meio tempo. Neste processo, acho que a melhoria que toda corretora deveria fazer é implantar um departamento de pós-venda que faça este processo com maior especialização e com indicadores próprios. Um indicador interessante é quanto tempo leva, em média, para a corretora fazer a baixa da apólice, pois isso mostrará se o workflow da corretora está fluindo ou se possui gargalos. O mesmo indicador vale para as seguradoras, se pensarmos bem, pois quanto mais ela demora para emitir, mais atrapalha os corretores e, na ponta, o consumidor final.
A seguradora Tókio Marine, por exemplo, é referência na velocidade de emissão. Ela emite as apólice em pouquíssimos dias e isso faz com que o corretor e o consumidor tenham um ganho enorme de tempo em todos os demais processos posteriores (recebimento do kit de apólice via correio, lançamento da primeira parcela etc.). Talvez valha a pena você conversar com eles para ver como eles conseguiram chegar a esse nível de eficiência na emissão.
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Atenciosamente,
Gostaria de saber se pode dar algum problema na hora da indenização a placa estar errada na apólice do seguro. Entrei em contato e eles disseram que não poderiam alterar na apólice, só depois de um ano. Isso procede? Obrigada.
Mauren, boa tarde!
Não existe prazo para correção de nenhuma informação do seguro. É possível fazer um endosso de correção a qualquer momento durante a vigência.
Por isso recomendamos que contate seu corretor de seguros e solicite a correção da placa mediante um endosso.
Ficamos à disposição
Boa tarde, gostaria de saber se há um prazo limite para encaminharem a apolice? A minha chegou com a placa errada e a segurado pediu a alteracao, mas passou 1 mes e nada. Tem algum procedimento q eu possa fazer? Pois necessito dessa apolice para ressarcida pela minha empresa. Obrigada
Tais, bom dia!
Recomendamos que entre em contato com seu corretor de seguros, pois o kit de sua apólice + cartão do seguro pode ter sido extraviado pelo correio.
O prazo para emissão da apólice é de até 15 dias a partir da vigência, por isso instruídos a nossos segurados para aguardar em torno de 20 dias no máximo e nos avisar caso não chegue para pedirmos segunda via.
A respeito da correção da placa, ela deve ser feita através de um endosso. Este endosso gerará uma nova apólice (agora uma apólice de endosso) que também deverá chegar para você pelo correio.
Como você depende deste documento para ser ressarcida pela sua empresa, você também pode solicitar a via digital (PDF) a seu corretor, pois esta ele tem acesso na hora via sistema da seguradora.
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Ficamos à disposição!
Minha corretora não me mandou a proposta para assinar. Esse procedimento é obrigatório?
Alexandre, bom dia!
A proposta sempre deve ser assinada pelo segurado (você) ou pelo próprio corretor, dependendo da política interna da corretora. A grandíssima maioria das corretoras exige a assinatura do segurado.
Particularmente, recomendamos sempre que os próprios clientes assinem a proposta para verificar se ela foi feita corretamente, com dados do perfil de risco e dados do veículo corretos. Assim quaisquer informações divergentes tem tempo de serem corrigidas e evitar problemas futuros.
Recomendamos que contate sua corretora e informe que deseja receber a proposta para verificação e assinatura.
Ficamos a disposição!
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