Saiba quais são os documentos básicos em caso de sinistro do seu seguro de automóvel!
Quando ocorre sinistro no seguro de automóvel é necessário apresentar alguns documentos à seguradora para dar entrada no sinistro e, em caso de perda total ou roubo/furto sem recuperação, receber a indenização integral prevista no contrato. Muitas pessoas tem dúvidas sobre quais são esses documentos, e nos procuram perguntando. Pensando nisso escrevemos esse artigo com os documentos essenciais.
Vale ressaltar que este post não substitui a lista de documentos enviada pela seguradora no seu processo de sinistro. Pode ocorrer de ela solicitar documentos diferentes ou adicionais em relação aos que exemplificamos neste texto. Aguarde as informações e documentações solicitadas por sua seguradora especificamente antes de tomar qualquer iniciativa.
A importância de entregar os documentos o quanto antes
Entregar os documentos solicitados pela seguradora o quanto antes é muito importante tanto nos casos de perda parcial (com conserto do carro) quanto nos casos de indenização integral (perda total ou roubo/furto sem recuperação).
Nos casos de perda parcial, principalmente quando haverá cobertura para terceiros, o envio desses documentos é necessário para a seguradora fazer uma primeira análise se o sinistro se enquadra dentro dos riscos previstos em contrato. Quanto antes esses documentos forem entregues, mais rápida será esta etapa de análise inicial, ajudando a liberar mais rapidamente os reparos do veículo.
Já nos casos de indenização integral, providenciar a documentação com agilidade também é extremamente importante pois o prazo para pagamento da mesma começa a contar somente a partir da entrega dos documentos completos. Isso significa que quanto mais rápida entrega da documentação, mais rápida tenderá a ser a indenização.
Sobre esse assunto recomendamos ver 04 dicas de como não gerar atrasos desnecessários no processo de indenização integral: “Qual o prazo para indenização integral do seguro de automóvel?”
Documentos solicitados pela seguradora em caso de sinistro
Conforme vimos acima há duas etapas nas quais poderão ser solicitados documentos pela seguradora:
A) Abertura de sinistro
A abertura de sinistro é feita sempre que o segurado deseja usar o próprio seguro para reparar seu próprio carro; ou para usar seu seguro para dar cobertura a um terceiro. Para esse procedimento os documentos e informações mais comumente solicitados são:
- Data e horário do acidente/sinistro;
- Endereço completo do local do acidente/sinistro;
- Descrição do acidente/sinistro (como ocorreu detalhado);
- Avarias no veículo;
- Cópia do Boletim de Ocorrência e/ou Número do Protocolo (caso tenha sido elaborado);
- Cópia da CNH do condutor que dirigia no momento do acidente/sinistro;
- Cópia do documento do veículo – CRLV;
Se houver vítima que entrará como terceiro:
- Informar que haverá atendimento para terceiro
- Nome e telefone de contato do terceiro;
- Marca/Modelo e placa do veículo terceiro;
- Avarias no veículo terceiro.
B) Indenização integral
No caso de perda total do veículo segurado ou terceiro, assim como no caso de roubo/furto sem recuperação do veículo, será iniciado o processo de pagamento da indenização integral.
A lista de documentos exigida para dar início ao processo de pagamento é enviada entre 24h e 72h após a formalização da indenização integral pela seguradora. Estes prazos podem variar de seguradora para seguradora, mas caso já tenha se passado 72h desde a formalização da PT e ainda não tenha recebido a lista, é importante solicitar ajuda do corretor para cobrar a lista da seguradora.
Abaixo elencamos os documentos mais comumente solicitados.
- DUT – Documento de transferência preenchido com firma reconhecida por autenticidade ou verdadeiro. Não preencher o DUT antes de regularizar os demais documentos e quando o veículo possuir contrato de arrendamento (Leasing).
No caso de:- Veículo financiado CDC: Baixa do gravame efetuado pela instituição financeira ou saldo devedor atualizado (envio de boleto bancário)
- Veículo com arrendamento mercantil (leasing): Entrar em contato com a instituição financeira, informando sobre o sinistro identificando a Seguradora e preencher o KIT LEASING (Exigências da Instituição Financeira). Com exceção do DUT, toda documentação solicitada abaixo deve ser preenchida pelo arrendatário e direcionada a Seguradora que fornecerá a carta informativa com o valor da indenização a Instituição Financeira após conferência para liquidação do contrato.
- Nota Fiscal do veículo para veículos dentro garantia zero km do seguro
- Chaves (inclusive reserva) e manual do veículo
- Cópia simples do RG, CPF ou CNH e comprovante de residência do proprietário do veículo
- Boletim de Ocorrência Policial (caso elaborado)
- Apresentar B.O do Roubo, Auto de localização, Apreensão e Entrega do veículo(Roubo Localizado)
- Baixa de Restrição Judicial (não pode ter restrições no DETRAN)
- Comprovante de pagamento de débitos: Multas, Ipva, Dpvat e Licenciamento
- Certificado emitido pelo exército para Veículos Blindados
- Exame de Dosagem Alcoólica(Bafômetro ou Coleta de Sangue) ou Auto de Constatação de Embriaguez (se solicitado pela seguradora)
- No caso de proprietário pessoa jurídica:
- Cópia autenticada do Contrato Social da empresa (com a última alteração, se houver).
- No caso de veículos com isenção tributária (isenção de IPI e ICMS):
- Segurado deve remover placas e recorte do chassi junto a oficina e comparecer ao Detran com Dut original para baixa do veiculo. Detran emitirá Certificado de baixa que deverá ser enviado à Cia.
- A não ser que tenha sido contratada cobertura especial para isenção de IPI e ICMS, conforme explicamos neste vídeo.
- No caso de falecimento do condutor:
- Laudo Necroscópico ou Cadavérico, quando houver falecimento do condutor em decorrência do acidente;
- No caso de o proprietário do veículo ser falecido:
- Alvará Judicial: poderá ser solicitado alvará judicial determinando quem deverá receber a indenização. Maiores detalhes consultar seguradora e um advogado.
E correto a seguradora solicitar uma procuração no ato do ressarcimento, mesmo o com o recibo assinado e reconhecido em cartório?
Olá Quedma, tudo bom?
Quando não há vínculo de cônjuge, filho/pai ou sócio/empresa entre segurado e proprietário, a seguradora pode solicitar algum tipo de procuração.
No seu caso, poderia descrever a relação entre segurado e proprietário para entendermos melhor por favor?
Obrigada e feliz ano novo!
boa tarde!
meu carro foi roubado, estou aguardando a solicitação dos documentos, sei que o crv vao pedir, é o documento principal, ai que esta a minha duviuda, nao acho meu crv e nem tem como pedir a segunda via, posso perder a indenizacao por nao ter o crv? o que posso fazer?
Olá Geraldi, tudo bom? :)
Recomendamos assistir o vídeo: “Indenização de veículo em processo de transferência”
Apesar de ele falar sobre veículos em transferência, também serve para perda de CRV.
Informe a seguradora sobre a perda do CRV e verifique qual tipo de procuração ele precisará para dar andamento.
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https://youtu.be/-IH2KrR8fVE
Saudações muquiranas!
Boa tarde
Meu caso é simples: Sou pessoa física, meu veículo estava quitado em meu nome e foi roubado (mão armada). Quais documentos preciso enviar a seguradora, uma vez que estou com dificuldades de contato com a mesma (no site algumas opções não funcionam / pelo telefone me atendeu um rapaz que sabia menos que eu / pelo Chat on line você sempre é o quarto da fila , mas não anda nunca). A Tokio Marine (através do rapaz do telefone) quer que eu preencha o DUT em nome dela sendo que não recebi nem o retorno do analista deles, quanto mais qualquer valor. Como nunca passei por isso vc pode me dar uma luz? Grato.
Olá Ezequiel, tudo bom? :)
Como não somos os corretores da apólice, não podemos nos envolver diretamente no processo por questões éticas da nossa modalidade profissional.
Contudo, também não queremos deixá-lo na mão. Como primeiro passo, indicamos contatar o corretor responsável pela apólice e informar sobre essas dificuldades para ele lhe orientar. Se isso não resolver, vale a dica de que a lista principal de documentos deve constar nas Condições Gerais da seguradora. No caso da Tókio, constam no item 17.3 à 17.4, link aqui.
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Saudações muquiranas!
Olá! A seguradora pode exigir laudo médico para comprovar o atendimento do condutor após colisão que deu perda total? O hospital pediu 30 dias para emissão.
Olá Ana Paula, tudo bom? :)
Dependendo do tipo de processo de sinistro que está sendo aberto, pode ser solicitado laudo médico.
Mas não temos como passar grandes informações por não termos acesso ao processo e não sermos os corretores da apólice. Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável para verificar o motivo da solicitação do laudo.
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Saudações muquiranas!
Como proceder para a entrega da chave reserva ?
Também tenho que fazer DUT eletrônico no cartório?
Olá Danilo, tudo bom?
A seguradora deverá informar quais as formas de envio aceitos por ela da documentação.
Recomendamos certificar-se de quais as formas aceitas por ela antes de fazer qualquer envio, para não haver risco de extravio ou custos desnecessários.
Não podemos garantir qual o procedimento da seguradora sem sermos o corretor da apólice, por isso é importante consultar também o corretor responsável pois poderá lhe ajudar.
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Saudações muquiranas!
O seguro está me pedindo uma carta de próprio punhado para a vítima da colisão receber a indenização. Pedem que eu assuma a responsabilidade total do acidente. Onde consigo o modelo de tal declaração? Obrigada
Olá Selma, tudo bom? :)
Recomendamos solicitar ao corretor da apólice que lhe envie o modelo da carta.
A seguradora também tem alguns modelos e poderá repassar ao corretor.
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Saudações muquiranas!
Boa tarde Jessica o meu e uma associação e não seguro mesmo meu carro deu perda total tive q paga a franquia e eles paga pelo ano de fabricação nao pelo modelo ta certo isso disse q ta no manual
Rogério, boa tarde!
Seu relato infelizmente é mais comum do que imagina, pois muitas pessoas sofrem a mesma situação.
Por isso escrevemos um post com seu relato e dando dicas.
Confira a resposta a sua pergunta e algumas instruções aqui: “Associação pode cobrar franquia em caso de perda total?”
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Saudações muquiranas!
olá eu entreguei os doc para segura e o rapaz perdeu todo o doc o devo fazer detalhes eu sou terceiro
Olá Cristiano, tudo bom? :)
Será necessário levantar os documentos novamente.
Se tiver tido custos com a documentação anterior, será necessário solicitar a quem perdeu para lhe reembolsar.
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Saudações muquiranas!