Quais documentos são necessários em caso de sinistro

Saiba quais são os documentos básicos em caso de sinistro do seu seguro de automóvel!

quais os documentos necessários em caso de sinistro no seguro de automóvelQuando ocorre sinistro no seguro de automóvel é necessário apresentar alguns documentos à seguradora para dar entrada no sinistro e, em caso de perda total ou roubo/furto sem recuperação, receber a indenização integral prevista no contrato. Muitas pessoas tem dúvidas sobre quais são esses documentos, e nos procuram perguntando. Pensando nisso escrevemos esse artigo com os documentos essenciais.

Vale ressaltar que este post não substitui a lista de documentos enviada pela seguradora no seu processo de sinistro. Pode ocorrer de ela solicitar documentos diferentes ou adicionais em relação aos que exemplificamos neste texto. Aguarde as informações e documentações solicitadas por sua seguradora especificamente antes de tomar qualquer iniciativa.

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A importância de entregar os documentos o quanto antes

Entregar os documentos solicitados pela seguradora o quanto antes é muito importante tanto nos casos de perda parcial (com conserto do carro) quanto nos casos de indenização integral (perda total ou roubo/furto sem recuperação).

Nos casos de perda parcial, principalmente quando haverá cobertura para terceiros, o envio desses documentos é necessário para a seguradora fazer uma primeira análise se o sinistro se enquadra dentro dos riscos previstos em contrato. Quanto antes esses documentos forem entregues, mais rápida será esta etapa de análise inicial, ajudando a liberar mais rapidamente os reparos do veículo.

Já nos casos de indenização integral, providenciar a documentação com agilidade também é extremamente importante pois o prazo para pagamento da mesma começa a contar somente a partir da entrega dos documentos completos. Isso significa que quanto mais rápida entrega da documentação, mais rápida tenderá a ser a indenização.

Sobre esse assunto recomendamos ver 04 dicas de como não gerar atrasos desnecessários no processo de indenização integral: “Qual o prazo para indenização integral do seguro de automóvel?”

Documentos solicitados pela seguradora em caso de sinistro

Conforme vimos acima há duas etapas nas quais poderão ser solicitados documentos pela seguradora:

A) Abertura de sinistro

A abertura de sinistro é feita sempre que o segurado deseja usar o próprio seguro para reparar seu próprio carro; ou para usar seu seguro para dar cobertura a um terceiro. Para esse procedimento os documentos e informações mais comumente solicitados são:

  • Data e horário do acidente/sinistro;
  • Endereço completo do local do acidente/sinistro;
  • Descrição do acidente/sinistro (como ocorreu detalhado);
  • Avarias no veículo;
  • Cópia do Boletim de Ocorrência e/ou Número do Protocolo (caso tenha sido elaborado);
  • Cópia da CNH do condutor que dirigia no momento do acidente/sinistro;
  • Cópia do documento do veículo – CRLV;

Se houver vítima que entrará como terceiro:

  • Informar que haverá atendimento para terceiro
  • Nome e telefone de contato do terceiro;
  • Marca/Modelo e placa do veículo terceiro;
  • Avarias no veículo terceiro.

B) Indenização integral

No caso de perda total do veículo segurado ou terceiro, assim como no caso de roubo/furto sem recuperação do veículo, será iniciado o processo de pagamento da indenização integral.

A lista de documentos exigida para dar início ao processo de pagamento é enviada entre 24h e 72h após a formalização da indenização integral pela seguradora. Estes prazos podem variar de seguradora para seguradora, mas caso já tenha se passado 72h desde a formalização da PT e ainda não tenha recebido a lista, é importante solicitar ajuda do corretor para cobrar a lista da seguradora.

Abaixo elencamos os documentos mais comumente solicitados.

  • DUT – Documento de transferência preenchido com firma reconhecida por autenticidade ou verdadeiro. Não preencher o DUT antes de regularizar os demais documentos e quando o veículo possuir contrato de arrendamento (Leasing).
    No caso de:

    • Veículo financiado CDC: Baixa do gravame efetuado pela instituição financeira ou saldo devedor atualizado (envio de boleto bancário)
    • Veículo com arrendamento mercantil (leasing): Entrar em contato com a instituição financeira, informando sobre o sinistro identificando a Seguradora e preencher o KIT LEASING (Exigências da Instituição Financeira). Com exceção do DUT, toda documentação solicitada abaixo deve ser preenchida pelo arrendatário e direcionada a Seguradora que fornecerá a carta informativa com o valor da indenização a Instituição Financeira após conferência para liquidação do contrato.
  • Nota Fiscal do veículo para veículos dentro garantia zero km do seguro
  • Chaves (inclusive reserva) e manual do veículo
  • Cópia simples do RG, CPF ou CNH e comprovante de residência do proprietário do veículo
  • Boletim de Ocorrência Policial (caso elaborado)
  • Apresentar B.O do Roubo, Auto de localização, Apreensão e Entrega do veículo(Roubo Localizado)
  • Baixa de Restrição Judicial (não pode ter restrições no DETRAN)
  • Comprovante de pagamento de débitos: Multas, Ipva, Dpvat e Licenciamento
  • Certificado emitido pelo exército para Veículos Blindados
  • Exame de Dosagem Alcoólica(Bafômetro ou Coleta de Sangue) ou Auto de Constatação de Embriaguez (se solicitado pela seguradora)
  • No caso de proprietário pessoa jurídica:
    • Cópia autenticada do Contrato Social da empresa (com a última alteração, se houver).
  • No caso de veículos com isenção tributária (isenção de IPI e ICMS):
    • Segurado deve remover placas e recorte do chassi junto a oficina e comparecer ao Detran com Dut original para baixa do veiculo. Detran emitirá Certificado de baixa que deverá ser enviado à Cia.
    • A não ser que tenha sido contratada cobertura especial para isenção de IPI e ICMS, conforme explicamos neste vídeo.
  • No caso de falecimento do condutor: 
    • Laudo Necroscópico ou Cadavérico, quando houver falecimento do condutor em decorrência do acidente;
  • No caso de o proprietário do veículo ser falecido:
    • Alvará Judicial: poderá ser solicitado alvará judicial determinando quem deverá receber a indenização. Maiores detalhes consultar seguradora e um advogado.

A Muquirana Seguros ajuda seus segurados!

Na Muquirana Seguros Online acreditamos que o cliente deve ter o máximo de comodidade, especialmente na hora de usar o seguro. Por isso acompanhamos de perto todos os processos de sinistro de nossos clientes. Assim o segurado não fica perdido em meio aos protocolos e procedimentos que é nosso trabalho conhecer. Se quiser conhecer nosso atendimento, basta pedir uma cotação ;)

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

58 respostas para Quais documentos são necessários em caso de sinistro

  1. Quedma diz:

    E correto a seguradora solicitar uma procuração no ato do ressarcimento, mesmo o com o recibo assinado e reconhecido em cartório?

    • Jessica diz:

      Olá Quedma, tudo bom?

      Quando não há vínculo de cônjuge, filho/pai ou sócio/empresa entre segurado e proprietário, a seguradora pode solicitar algum tipo de procuração.
      No seu caso, poderia descrever a relação entre segurado e proprietário para entendermos melhor por favor?

      Obrigada e feliz ano novo!

  2. geraldo diz:

    boa tarde!
    meu carro foi roubado, estou aguardando a solicitação dos documentos, sei que o crv vao pedir, é o documento principal, ai que esta a minha duviuda, nao acho meu crv e nem tem como pedir a segunda via, posso perder a indenizacao por nao ter o crv? o que posso fazer?

  3. Ezequiel diz:

    Boa tarde
    Meu caso é simples: Sou pessoa física, meu veículo estava quitado em meu nome e foi roubado (mão armada). Quais documentos preciso enviar a seguradora, uma vez que estou com dificuldades de contato com a mesma (no site algumas opções não funcionam / pelo telefone me atendeu um rapaz que sabia menos que eu / pelo Chat on line você sempre é o quarto da fila , mas não anda nunca). A Tokio Marine (através do rapaz do telefone) quer que eu preencha o DUT em nome dela sendo que não recebi nem o retorno do analista deles, quanto mais qualquer valor. Como nunca passei por isso vc pode me dar uma luz? Grato.

    • Jessica diz:

      Olá Ezequiel, tudo bom? :)

      Como não somos os corretores da apólice, não podemos nos envolver diretamente no processo por questões éticas da nossa modalidade profissional.
      Contudo, também não queremos deixá-lo na mão. Como primeiro passo, indicamos contatar o corretor responsável pela apólice e informar sobre essas dificuldades para ele lhe orientar. Se isso não resolver, vale a dica de que a lista principal de documentos deve constar nas Condições Gerais da seguradora. No caso da Tókio, constam no item 17.3 à 17.4, link aqui.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk

      Saudações muquiranas!

  4. Ana Paula diz:

    Olá! A seguradora pode exigir laudo médico para comprovar o atendimento do condutor após colisão que deu perda total? O hospital pediu 30 dias para emissão.

    • Jessica diz:

      Olá Ana Paula, tudo bom? :)

      Dependendo do tipo de processo de sinistro que está sendo aberto, pode ser solicitado laudo médico.
      Mas não temos como passar grandes informações por não termos acesso ao processo e não sermos os corretores da apólice. Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável para verificar o motivo da solicitação do laudo.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/u63xEk_P6Pc

      Saudações muquiranas!

  5. Danilo Ximenes Beserra diz:

    Como proceder para a entrega da chave reserva ?
    Também tenho que fazer DUT eletrônico no cartório?

    • Jessica diz:

      Olá Danilo, tudo bom?

      A seguradora deverá informar quais as formas de envio aceitos por ela da documentação.
      Recomendamos certificar-se de quais as formas aceitas por ela antes de fazer qualquer envio, para não haver risco de extravio ou custos desnecessários.
      Não podemos garantir qual o procedimento da seguradora sem sermos o corretor da apólice, por isso é importante consultar também o corretor responsável pois poderá lhe ajudar.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/u63xEk_P6Pc

      Saudações muquiranas!

  6. SELMA Rocha diz:

    O seguro está me pedindo uma carta de próprio punhado para a vítima da colisão receber a indenização. Pedem que eu assuma a responsabilidade total do acidente. Onde consigo o modelo de tal declaração? Obrigada

  7. Rogério diz:

    Boa tarde Jessica o meu e uma associação e não seguro mesmo meu carro deu perda total tive q paga a franquia e eles paga pelo ano de fabricação nao pelo modelo ta certo isso disse q ta no manual

  8. Cristiano diz:

    olá eu entreguei os doc para segura e o rapaz perdeu todo o doc o devo fazer detalhes eu sou terceiro

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