Saiba quais são os documentos básicos em caso de sinistro do seu seguro de automóvel!
Quando ocorre sinistro no seguro de automóvel é necessário apresentar alguns documentos à seguradora para dar entrada no sinistro e, em caso de perda total ou roubo/furto sem recuperação, receber a indenização integral prevista no contrato. Muitas pessoas tem dúvidas sobre quais são esses documentos, e nos procuram perguntando. Pensando nisso escrevemos esse artigo com os documentos essenciais.
Vale ressaltar que este post não substitui a lista de documentos enviada pela seguradora no seu processo de sinistro. Pode ocorrer de ela solicitar documentos diferentes ou adicionais em relação aos que exemplificamos neste texto. Aguarde as informações e documentações solicitadas por sua seguradora especificamente antes de tomar qualquer iniciativa.
A importância de entregar os documentos o quanto antes
Entregar os documentos solicitados pela seguradora o quanto antes é muito importante tanto nos casos de perda parcial (com conserto do carro) quanto nos casos de indenização integral (perda total ou roubo/furto sem recuperação).
Nos casos de perda parcial, principalmente quando haverá cobertura para terceiros, o envio desses documentos é necessário para a seguradora fazer uma primeira análise se o sinistro se enquadra dentro dos riscos previstos em contrato. Quanto antes esses documentos forem entregues, mais rápida será esta etapa de análise inicial, ajudando a liberar mais rapidamente os reparos do veículo.
Já nos casos de indenização integral, providenciar a documentação com agilidade também é extremamente importante pois o prazo para pagamento da mesma começa a contar somente a partir da entrega dos documentos completos. Isso significa que quanto mais rápida entrega da documentação, mais rápida tenderá a ser a indenização.
Sobre esse assunto recomendamos ver 04 dicas de como não gerar atrasos desnecessários no processo de indenização integral: “Qual o prazo para indenização integral do seguro de automóvel?”
Documentos solicitados pela seguradora em caso de sinistro
Conforme vimos acima há duas etapas nas quais poderão ser solicitados documentos pela seguradora:
A) Abertura de sinistro
A abertura de sinistro é feita sempre que o segurado deseja usar o próprio seguro para reparar seu próprio carro; ou para usar seu seguro para dar cobertura a um terceiro. Para esse procedimento os documentos e informações mais comumente solicitados são:
- Data e horário do acidente/sinistro;
- Endereço completo do local do acidente/sinistro;
- Descrição do acidente/sinistro (como ocorreu detalhado);
- Avarias no veículo;
- Cópia do Boletim de Ocorrência e/ou Número do Protocolo (caso tenha sido elaborado);
- Cópia da CNH do condutor que dirigia no momento do acidente/sinistro;
- Cópia do documento do veículo – CRLV;
Se houver vítima que entrará como terceiro:
- Informar que haverá atendimento para terceiro
- Nome e telefone de contato do terceiro;
- Marca/Modelo e placa do veículo terceiro;
- Avarias no veículo terceiro.
B) Indenização integral
No caso de perda total do veículo segurado ou terceiro, assim como no caso de roubo/furto sem recuperação do veículo, será iniciado o processo de pagamento da indenização integral.
A lista de documentos exigida para dar início ao processo de pagamento é enviada entre 24h e 72h após a formalização da indenização integral pela seguradora. Estes prazos podem variar de seguradora para seguradora, mas caso já tenha se passado 72h desde a formalização da PT e ainda não tenha recebido a lista, é importante solicitar ajuda do corretor para cobrar a lista da seguradora.
Abaixo elencamos os documentos mais comumente solicitados.
- DUT – Documento de transferência preenchido com firma reconhecida por autenticidade ou verdadeiro. Não preencher o DUT antes de regularizar os demais documentos e quando o veículo possuir contrato de arrendamento (Leasing).
No caso de:- Veículo financiado CDC: Baixa do gravame efetuado pela instituição financeira ou saldo devedor atualizado (envio de boleto bancário)
- Veículo com arrendamento mercantil (leasing): Entrar em contato com a instituição financeira, informando sobre o sinistro identificando a Seguradora e preencher o KIT LEASING (Exigências da Instituição Financeira). Com exceção do DUT, toda documentação solicitada abaixo deve ser preenchida pelo arrendatário e direcionada a Seguradora que fornecerá a carta informativa com o valor da indenização a Instituição Financeira após conferência para liquidação do contrato.
- Nota Fiscal do veículo para veículos dentro garantia zero km do seguro
- Chaves (inclusive reserva) e manual do veículo
- Cópia simples do RG, CPF ou CNH e comprovante de residência do proprietário do veículo
- Boletim de Ocorrência Policial (caso elaborado)
- Apresentar B.O do Roubo, Auto de localização, Apreensão e Entrega do veículo(Roubo Localizado)
- Baixa de Restrição Judicial (não pode ter restrições no DETRAN)
- Comprovante de pagamento de débitos: Multas, Ipva, Dpvat e Licenciamento
- Certificado emitido pelo exército para Veículos Blindados
- Exame de Dosagem Alcoólica(Bafômetro ou Coleta de Sangue) ou Auto de Constatação de Embriaguez (se solicitado pela seguradora)
- No caso de proprietário pessoa jurídica:
- Cópia autenticada do Contrato Social da empresa (com a última alteração, se houver).
- No caso de veículos com isenção tributária (isenção de IPI e ICMS):
- Segurado deve remover placas e recorte do chassi junto a oficina e comparecer ao Detran com Dut original para baixa do veiculo. Detran emitirá Certificado de baixa que deverá ser enviado à Cia.
- A não ser que tenha sido contratada cobertura especial para isenção de IPI e ICMS, conforme explicamos neste vídeo.
- No caso de falecimento do condutor:
- Laudo Necroscópico ou Cadavérico, quando houver falecimento do condutor em decorrência do acidente;
- No caso de o proprietário do veículo ser falecido:
- Alvará Judicial: poderá ser solicitado alvará judicial determinando quem deverá receber a indenização. Maiores detalhes consultar seguradora e um advogado.
Boa tarde, um caminhao de empresa bateu em meu carro e a empresa acionou o seguro dele e a uma semana avisaram que deu perca total, mais até agora nao passaram nada sobre lista de documentos que precisa e nao falaram nada em questao de valores ou como é o procedimento. Vocês conseguem me ajudar sobre isso? gostaria de ja ir organizando a documentação.
Ana, boa tarde!
A lista de documentos deverá ser passada pela seguradora. No post acima a senhora já tem uma referência dos documentos mais solicitados, mas trata-se apenas de um exemplo, por isso não substitui a lista que será enviada pela seguradora.
Recomendamos solicitar a empresa do caminhão o nome da seguradora e o número de protocolo de sinistro. Com essas informações será possível contatar o 0800 da seguradora para consultar o processo de sinistro e verificar em qual estágio está e o que falta para liberarem a lista de documentos.
Se a empresa do caminhão tem corretor de seguros, é recomendável solicitar ajuda dele para intermediar esse processo ao invés de fazer esses procedimentos sozinha.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk
Atenciosamente,
Boa noite, tive o carro roubado e o crlv (dut) foi junto com o carro. A seguradora exige esse documento p pagamento do sinistro ou o BO relatando q tal documento tb foi roubado basta?
Maria, boa tarde!
O CRV é necessário para que o veículo possa ser transferido para seguradora e a indenização liberada.
É necessário mencionar no B.O. que o mesmo foi levado junto ao veículo para que a seguradora possa lhe instruir qual documento aceita no lugar do mesmo. No geral as seguradoras solicitam uma procuração que substitui o CRV.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk
Atenciosamente,
Meu carro foi roubado! Qual é o prazo máximo para a recuperação do veiculo? Já se passou 5 dias do ocorrido, já fiz aviso de sinistro, e até o momento a seguradora não entrou em contato comigo.
Leonardo, bom dia!
Recomendamos contatar a seguradora, preferencialmente com intermediação do corretor que cuida da sua apólice, e perguntar qual o prazo para considerarem roubo/furto sem recuperação. Em média as seguradoras trabalham com prazo de 07 dias, mas pode variar, por isso é necessário checar diretamente com sua seguradora o prazo dela.
Formalizado o sinistro de roubo/furto sem recuperação, a seguradora deverá dar andamento no processo de sinistro com envio da lista de documentos para pagamento da indenização.
Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I
Atenciosamente,
Estou c um sinistro p receber mas num tenhk conta bancaria e nem qr abrir..posso passar de outra pessoa..obrigado
Pedro, boa tarde!
Recomendamos informar esse detalhe a seguradora e checar se é possível pagar a indenização por meio de cheque nominal.
Se não for possível, solicite autorização para realizar o pagamento a terceiro.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4
Atenciosamente,
Olá, fui vítima de um acidente o qual caracterizou danos materiais, assim ao fato que a outra parte possuia seguro, foi dado perda total do veículo, e já apresentado valor de indenização, porém o fato é que o veículo esta irregular, ou seja, possui débitos, e na minha posição deveria quita-los, mas infelizmente não tenho condições de desembolsar o valor, o que posso fazer? Isso ilide a obrigação da outra parte em arcar com as despesas do acidente provocado pela mesma?
Dionio, boa tarde!
Uma alternativa é propor à seguradora que ela quita essas pendências em aberto (IPVA, seguro obrigatório etc.) e posteriormente desconto do valor de indenização integral que seria pago ao senhor.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/XO0vpaZEfJ4
Atenciosamente,
Meu carro deu PT o ano dele e 2004 modelo 2005 nesse caso a seguradora me paga o modelo de qual ano 2004 ou 2005 , e eu tenho até quantos dia pra da entrada no seguro. Obrigado
Genival, boa tarde!
A indenização integral do seguro é paga com base no ano do modelo (2005) e não de fabricação (2004).
Recomendamos fazer ao menos a constatação do sinistro imediatamente, pois as Condições Gerais preveem que o segurado notifique a seguradora da ocorrência mesmo que não vá abrir o sinistro imediatamente. O prazo de prescrição de exigência do segurado contra o segurador é de um ano conforme Código Civil artigo 206, inciso II.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g
Atenciosamente,
Bom dia, no caso de indenização por perda total, a seguradora pode obrigar o indenizado a abrir conta corrente em banco (caso este não tenha CC)?
Claudia, boa noite!
Geralmente as seguradoras pagam a indenização integral por meio de depósito em conta corrente (não costumam aceitar conta poupança) ou cheque nominal.
Recomendamos solicitar que seja pago via cheque se a senhora não tem conta corrente.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g
Atenciosamente,
A seguradora pode solicitar uma carta ao segurado e ao terceiro de próprio punho, informando que ambos não se conheciam até o momento do sinistro?
É normal após dexcretar perda total em perícia da seguradora ela realizar mais duas semanas pagar a indenização?
Oliver, bom dia!
A seguradora pode solicitar documentos adicionais conforme decorrer a análise do sinistro. Se a carta em questão foi solicitada e for fato que os envolvidos não se conheciam, não há problema em assiná-la. Por outro lado, se os envolvidos se conheciam anteriormente e esta informação for solicitada, é importante passar as informações verídicas para evitar recusa por divergência ou omissão. Se houver dúvidas sobre a validade jurídica da solicitação da carta, é recomendável consultar um advogado.
Geralmente quando ocorre a formalização da perda total, a seguradora leva entre 01 a 03 dias para enviar a lista de documentos necessária para pagar a indenização. Uma vez entregues todos esses documentos pelo segurado (ou terceiro) a seguradora tem até 30 dias para realizar o pagamento – contudo, há seguradoras que pagam em 03, 07 ou 10 dias por serem mais ágeis.
No caso de veículos alienados (não sei se é o caso) demora mais em média, devido a alguns procedimentos dependerem da financeira, como envio da carta de quitação e baixa do gravame.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE
Atenciosamente,
Jessica,
a seguradora está me pedindo prontuário médico, porém ja entreguei os documentos solicitados (BO, RG, CNH, etc.) … tenho que entregar o prontuário?
Jose, boa tarde!
A solicitação de documentos específicos adicionais poderá ser feita a critério de cada seguradora, conforme cada caso. Nos casos com vítima corporal poderá ser utilizado prontuário médico, por exemplo.
Caso haja dúvidas sobre o motivo da solicitação deste documento em específico recomendamos solicitar ao corretor da apólice para verificar junto a seguradora e se é possível dispensar a entrega do documento. Caberá análise da seguradora sobre este pedido.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE
Atenciosamente,
Boa noite, meu pai teve seu veículo roubado, e junto foi o documento do carro e o recibo de compra e venda, tem alguma forma de conseguir esses documentos através de 2 via?? Até porque a seguradora irá exigir caso não localize o veículo.
Fabiana, bom dia!
Esses documentos serão solicitados para indenização integral no caso de o veículo não ser recuperado.
Recomendamos solicitar ajuda a um despachante veicular para providenciar segunda via, porque são documentos relativamente demorados de ficar prontos e o processo de indenização não poderá ser iniciado sem a entrega dos mesmos.
Também é imprescindível informar no Boletim de Ocorrência que o CRV e outros documentos foram levados juntos com o carro.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE
Atenciosamente,